cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFe Devolução de Compras com IPI

former_member482893
Participant
0 Kudos

Pessoal estou com uma dificuldade aqui no cliente pra conseguir aprovar uma NFe de Devolução de entrou com IPI creditável.

Sei que na devolução o SAP envia a base de IPI para "outras bases" e existe nota SAP falando disso, inclusive ela trata também do texto automático para NF em casos de devolução.

Acontece que quando a base está em "outras" a NFe não integra pois os campos de Alíquota e Valor são preenchidos no mapeamento do XML, mas a Base não.

Procurei várias notas SAP, mas na maioria já estão aplicadas. Alguém sabe se isso pode ser nota ou algo que temos que fazer diferente?

Lembrando que a nota sai com IPI e se trocarmos o CST para não tributado tb não funciona.

Att,

Rodrigo

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

0 Kudos

Tratamos o erro do IPI na devolução da seguinte forma;


       Badi:
ZCL_NFE_PRINT

Metodo:
FILL_ITEM

A partir da linha 774
a qual já existe um tratamento para as devoluções com IPI

  1. Mover valor de OUT_ITEM-N1_VIPI para

             Estrutura: J_1BNFE_S_RFC_DETPROD

             Campo: V_OUTRO

   

  1. Mover valor de OUT_ITEM-N1_VIPI para

 

            Estrutura: J_1BNFE_S_RFC_ICMSTOT

            Campo: V_OUTRO

    

  1. Remover valor do campo V_IPI da estrutura J_1BNFE_S_RFC_ICMSTOT

      

Obs: No passo 2 (o valor V_Outro) deve ser o
somatório de todos os itens (OUT_ITEM-N1_VIPI)

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal,

Procurando sobre o IPI em Outras Bases no caso de devoluçao de compras, encontrei esse post. Alguém, por favor, sabe o número da nota SAP que fala sobre esse assunto ou explica o porque de na devolução o valor da base de cálculo do IPI ficar na coluna "Outras"?

Obrigada.

former_member203887
Active Participant
0 Kudos

Olá Mariane,


Isso é um conceito fiscal/tributário e o SAP trabalha de acordo com o que a legislação orienta.

No cenário de Devolução de Compras, não ocorre o fato gerador do IPI (que é desembaraço aduaneiro de produto de procedência estranheira ou saída e produto do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial), com isso, o IPI não deve ser destacado no documento fiscal - CST 99 - e no SAP, o valor do imposto é lançado na coluna "Outras".

Atenciosamente,
Vinícius Ferrari

Former Member
0 Kudos

Olá Vinícius,

Muito obrigada!

Att.,

Mariane

oswaldo_filho
Discoverer
0 Kudos

Ola Vinicius,

Em relação ao Decreto 8393, o IPI continua sendo preenchido no campo "Outras Bases" ou deveria estar no campo "Montante Básico"?

former_member203887
Active Participant
0 Kudos

Olá Oswaldo, bom dia !

Confesso que não sei com detalhes do que se trata esse Decreto 8393, você poderia nos informar?

Mas, em termos gerais, posso dizer o seguinte: caso você tenha direito ao crédito do IPI, então você deve lançar o valor no campo "Montante Básico". E se não houver direito ao crédito, então o lançamento deve ser feito no campo "Outras Bases", ok?

Abraços,
Vinícius Ferrari

oswaldo_filho
Discoverer
0 Kudos

Vinicius,

O Decreto nº 8.393/15 alterou o Anexo III da Lei nº 7.798/1989, que trata sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, para incluir produtos de cosméticos na relação de mercadorias que adquiridas por estabelecimento atacadista,


Para a equiparação a industrial do estabelecimento atacadista, este deverá adquirir tais produtos de estabelecimentos industriais ou estabelecimentos equiparados a industrial.


No caso do nosso cliente ele se equipara com uma industria, e precisa que na devolução da mercadoria, o IPI tenha direito a crédito para recolhimento do imposto.


Estamos enfrentando um problema onde o IPI sempre fica no campo Outras Bases na devolução. Ja verificamos todas regras de excessões da j1btax e não usamos o mapeamento de nota(do tipo de condição IPI1) como solução pois hoje ja existe um processo com IVA diferente que traz a devolução com o montante básico preenchido.


Former Member
0 Kudos

Fala Rodrigo,

também estou com o mesmo problema..

Você conseguiu resolver?

Só debug?

Abraço

Felipe Leonel Ramasco

Consultor MM

Former Member
0 Kudos

Rodrigo ou Felipe, vocês conseguiram resolver o problema? Poderiam me informar como?

Former Member
0 Kudos

Felipe,

Já faz um tempo, mas pelo que me lembro na época tratamos por um desenvolvimento  de uma validação que o cliente já tinha em tempo de execução da MIRO. (BAPI_INCOMINGINVOICE_CREATE)

Depois não acompanhei mais isso.

Abraço

Felipe Leonel Ramasco

Consultor MM

Former Member
0 Kudos

Obrigado Felipe