cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Crystal Reports - Problema ao gerar código de barras de boleto

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos! Preciso de um help.

Desenvolvi o boleto de um cliente em Crystal Reports, mas estou encontrando um pequeno problema ao gerar determinados códigos. O número de código de barras é gerado corretamente pela DLL do BankSync. Até aí tudo bem.

Eu tenho a fonte Interleaved 2 of 5 - Regular, que é composta por 3 aquivos .ttf, e duas DLLs (que são responsáveis por converter o número gerado pelo BS em símbolos, para que a fonte traga corretamente a seqüência de barras).

Se eu tentar pegar o campo do B1 onde é gravado o número do código de barras (BarCodeNum) e colocar diretamente a fonte, naturalmente ele vai me trazer um código de barras errado, pois antes eu devo converter essa sequência numérica! Isso eu sei.

Estou utilizando a seguinte fórmula para a conversão no Crystal (que fica disponível depois que eu instalo as DLLs): BarcodeI2of5 (BarCodeNum) . Ela me traz como resultado uma seqüência de símbolos, que, ao colocá-la no corpo do documento e selecionar a fonte Interleaved 2 of 5 - Regular, ele me traz a sequência correta de barras!

Exemplo:

Número do código de barras: 03396517100000100009415546700000000002050005

O que a DLL da fonte retorna com a fórmula: «$Hb2!!!*JXOg!!!!#&!&¬

O código de barras sai perfeito e é lido por qualquer leitor ótico!

MAS AFINAL, QUAL O PROBLEMA?

Alguns caracteres provavelmente não estão disponíveis na fonte, ou a fórmula está gerando algum caractere que não deveria, que são:

Ç e ¶ (por enquanto só identifiquei esses)

E quando o resultado da fórmula traz esses caracteres em específico em alguma posição dela, o local onde ele deveria aparecer uma sequência de 5 barras, aparece aquele retângulo característico de quando a fonte não suporta algum acento ou caractere.

Agora eu não sei o que está errado:

- Ou a fórmula não deveria trazer de jeito nenhum os caracteres Ç e ¶ como resultado, e obviamente minha fonte não deveria suportá-los.

- Ou a fórmula está correta e deve realmente trazer os caracteres Ç e ¶ como resultado e o problema está na minha fonte, que deveria suportá-los.

Alguém já passou por este problema e pode me ajudar?

Qual das duas possibilidades é o que está acontecendo comigo?

Já tentei instalar outras DLLs e utilizar outras fontes, mas o problema persiste.

Preciso saber se o erro está na conversão que a DLL faz ou se está na fonte.

Quero deixar claro que isso não acontece em todos os boletos. É somente naqueles que a fórmula retorna os caracteres citados.

Muito obrigada!

Aline Garroux.

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Prezada Aline, boa tarde.

     Baixa a fonte disponível neste link: http://www.netfontes.com.br/dow.php?cod=3of9_barcode, após coloque o arquivo "3OF9_NEW" na pasta "C:\Windows\Fonts" a qual será instalada automaticamente.

   

Espero ter auxiliado.

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Não estou com esse problema, mas estou precisando dessa fonte e dessas dlls. Teria como algum de vcs me passar?

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Você ja achou a solução?

Precisa ser instalado a fonte Cia_itft e copiar as DLLS u2lbcode, u2lbcp e barcode para a pasta Business Obect, me retorne que para maiores detalhes.

Maicon

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Estou com o mesmo problema, se eu conseguir achar a solução lhe comunico.

Maicon