cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Inutilização de uma nfe com mensageria não sap

Former Member
0 Kudos

Prezados Colegas,

Gostaria de solicitar uma preciosa ajuda de vocês.

Estou em um projeto de implementação, utilizando a solução SAP para NF-e, porém com uma mensageria NÃO-SAP que o cliente já utiliza hoje.

Preciso entender como funciona o seguinte cenário:

Foi emitida uma NF-e no ERP SAP e enviada para a Mensageria. Por algum problema na SEFAZ não houve uma resposta para a mensageria e neste intervalo o faturista vê que tinha erro na NF-e e resolve cancelar a nota.

No monitor de NF-e a nota está com estes parâmetros:

Status Ação : engrenagem

Etapa do Processo: em processamento

Status do Documento: Aguardar resposta

Status de Com. Sistema: Enviado ao Sistema de Envio de mensagens

Como devo proceder para cancelar esta nota e solicitar inutilização na SEFAZ ? A NF-e tem uma chave de acesso, a Inutilização vai gerar uma outra chave correto?, e na volta está chave (da inutilização) ficará gravada na tabela, e no Livro de Saídas aparecerá como inutilizada ?

Confirmem se são estes os passos que tenho que seguir:

No monitor, seleciono a nota e faço um ESTORNO ANTES DA AUTORIZAÇÃO; em seguida ESTORNAR DOCUMENTO DE ORIGEM, e depois eu clico em ENVIAR (ESTA É A SOLICITAÇÃO DE INUTILIZAÇÃO ?)

E pelo fato de ser outra mensageria, tem alguma implicação diferente, algo que eventualmente não funcione na atualização do SAP ?

Antecipadamente agradeço,

Diógenes

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando,

Obrigado pela resposta, mas não sei se houve alguma confusão, na verdade estou perguntando sobre o processo de Inutilização de uma nota fiscal que eventualmente a SEFAZ não enviou uma resposta para a nota emitida normalmente e neste interim, o usuário cancelou a nota no ERP, e como a nota não consta na base da SEFAZ, agora é preciso inutilizá-la.

Atenciosamente,

Diógenes

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Diógenes,

Também não sei se compreendi a dúvida.

O problema tem que ser tratado em cada componente e não só no ERP, as dicas são para você conseguir liberar o processo sem ter que esperar o retorno de uma NF-e na engrenagem.

Para este processo que ficou parado deve-se investigar no GRC, PI e SEFAZ corrigindo o processo parado para que ele tenha uma resposta da Sefaz (pode ser autorização ou rejeição, não importa).

Após o ERP receber este status de auth ou rejeição você procede o cancelamento na J1BNFE e conforme o status (auth/rejec) será feito um pedido de skip ou cancel para o GRC/SEFAZ fechando o processo parado.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Eu vou reformular minha questão, porque acredito que misturei o cenário que o cliente comentou que existe hoje e como isto se daria no SAP, com o que realmente eu preciso saber que é a Inutilização de uma nota fiscal.

Então o cenário seria este:

O usuário criou uma nota, e se deu conta que criou errada e precisa cancelá-la, a nota foi para a mensageria, porém esta (a mensageria) por algum motivo, alguma falha na SEFAZ, o ambiente estava fora, algo parecido, ainda não tinha recebido resposta para a nota, se foi autorizada ou rejeitada, consequentemente o monitor de NF-e no SAP não foi atualizado, para esta nota na coluna Status da Ação, continua aparecendo a "engrenagem".

Para que o usuário cancele esta nota no SAP e na sequencia peça a inutilização, tudo isso levando-se em conta que não obtivemos a resposta da SEFAZ, a sequencia de passos que ele tem que fazer é esta que coloco abaixo ? :

1 - No monitor, seleciona a NF-e

2 - Escolhe "Estorno antes da Autorização"

3 - Na coluna ETAPA aparece a atividade "2"

4 - Escolho "Estornar documento de Origem"

5 - Enviar NF-e as Autoridades Fiscais

E levando-se em conta que a SEFAZ não respondeu da 1a vez, que a nota não consta na base de dados dela, então a SEFAZ deve aprovar a inutilização.

Pelo fato de ser uma outra mensageria, o processo acontece normalmente, não há nenhum desenvolvimento a ser feito do lado do ERP SAP para que esta situação seja atendida, a saída da solicitação de inutilização é feita normalmente pela função J_1B_NFE_XML_OUT, e no nosso caso aqui temos o PI como middleware que envia os dados para a mensageria NÃO - SAP. Nós já fizemos o desenvolvimento para atender a Inutilização quando se tratar do gap de numeração, em que usamos o programa J_1BNFECHECKNUMBERRANGES.

Desculpe, se não fui muito claro anteriormente.

Atenciosamente,

Diógenes

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Diógenes,

Num cenário 100% SAP você não pula da engrenagem para um pedido de inutilização.

Tem-se que receber a resposta de autorização/rejeição do que foi pedido anteriormente (solicitação de autorização).

Atenciosamente, Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Diógenes,

o Fernando está certo, qualquer cenário onde vc quer tomar uma ação em cima de uma nota ainda em processamento, sem esperar pelo retorno da SEFAZ e/ou mensageria é considerado contingência.

Entenda contingência como qualquer situação em que o tempo de processamento do processo de comunicação não está atendendo a demanda de negócio, e não apenas quando a SEFAZ está fora do ar.

Como o Fernando explicou, o procedimento nesse seu caso seria:

1. comutar para contingência essa nota;

2. pela VF11, estornar o billing document;

3. refazer o faturamento com uma nova nota (se essa nova nota vai ser em contingência ou não, vc define com base no tempo de processamento da SEFAZ/mensageria);

4. uma vez normalizada a 1a nota e obtido o retorno da SEFAZ, vc deve solicitar o cancelamento da nota via J1BNFE, pra sincronizar com o documento interno já estornado.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Diógenes,

Você a opção que citou e também a switch to contingency, a diferença básica é que pelo processo do switch a nova nota subsequente será posted in contingency independente da região/filial estar ou não em contingência.

Ambas as opções podem ser usadas na situação em que a NF-e está pelo lado da mensageria e não voltou (GRC ou não).

E existe um compromisso subentendido que você deverá solicitar o cancelamento imediatamente após recebida a resposta da mensageria.

A princípio não precisa de tratamento especial na mensageria, pois após processar e responder com o resultado da autorização um pedido de cancelamento (que pra Sefaz/mensageria) é normal.

Atenciosamente, Fernando Da Ró