cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Estorno de NF-e no GRC com Status 38 - Lote: Web Service não acessível

Former Member
0 Kudos

Oi pessoal,

Preciso de um help para estornar uma NF-e.

Criamos uma nova empresa no SAP e na emissão da primeira nf-e esqueceram de alterar as configurações da spro que informa que a nfe é Produção e não Homologação.

Resultado, a nfe foi enviado para o GRC produção como sendo Homologação e então ocorreu o erro de envio do lote por não haver conexão com o ambiente de Homologação da SEFAZ.

Com esta situação o ECC não é atualizado pois não ocorreu um erro de validação, apenas de comunicação. O problema já foi resolvido para o envio das próximas nfe´s mas fiquei com esta bucha para resolver.

Podem me dar um help? Como faço para forçar um erro no GRC que me possibilite estornar no ECC.

Sei que posso alterar os status da NF-e no ECC (J_1BNFE_ACTIVE e J_NFEDOC), mas se eu fize isso não consigo atualizar o GRC e vou ficar com esta perna pendente.

Obrigado,

Jônatas Lemes.

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Jonatas,

Adicione uma linha na /xnfe/nfe_hist copiando a com ERTIME mais recente e troque o WASSTAT para 05 e o ERROR_STATUS para 71, ERTIME igual anterior mais um segundo, no ERNAME coloque MARRETADA (ou algo que te identifique para rastreabilidade e comportamento manual).

Atualize o ERP rodando a função J_1B_NFE_XML_IN preenchendo o docnum, I_MSGTYP = 2 (rejeição), statcode=215 (falha de schema).

Pronto, ERP e GRC em situação de rejeitados, daí RESET + NF-e -> Enviar para nova transmissão.

Atenciosamente, Fernando Da Rò

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Fernando, atualizei os status conforme o abaixo.

Obrigado, agora estamos com o GRC com status de "Cancelado/Inutiliz." e o ECC cancelado com os processos anteriores, remessa, picking, etc.. executados.

Perfeito... mas aí lembrei que com este ajuste a SEFAZ não foi informada sobre a inutilização do nº de nfe.

Tem alguma forma de forçar esta atualização na SEFAZ pelo GRC?

Obrigado mais uma vez!

Jônatas.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Jônatas,

A recomendação era para chegar ao status rejeitado, e isto não é uma situação final.

Você solicitou o cancelamento? Se sim está tudo nos conformes agora.

Quais os status do ECC e do GRC?

Na Sefaz você verificou na consulta de inutilização pelo CNPJ?

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Fernando, fiz a confirmação de inutilização na SEFAZ e realmente a nfe não consta como inutilizada.

O status ECC após a alteração: statdoc = 2 / statcode=215

O status do GRC é = cancelado/inutiliz.

O problema é que na tentativa de solicitação de cancelamento, ocorreu erro (número "docnum" existente).

Como no GRC já estava OK, fizeram o restante do estorno na J_NFEDOC e J_1NFE_ACTIVE para terminar o processo no ECC, movimentando material para estoque, etc...

Então o atual status do ECC é: statdoc= 1 / stat.comunic. = 4 / stat.mensg.= B / estorno = X / Cód.status = 102

O problema é que só depois disso é que lembramos da informação à SEFAZ que o GRC faz automaticamente. Mas que devido aos ajustes manuais não ocorreu.

Diante desta situação, tem alguma forma de forçarmos esta comunição para a SEFAZ?

Obrigado pela atenção,

Jônatas.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Jônatas,

Vocês pularam o GRC e a Sefaz (mal sapão mal sapão).. rsss

O melhor agora é restaurar a situação rejeitada no ERP e no GRC, pedir a inutilização e tudo tende a funcionar.

Atenciosamente, Fernando Da Ró