cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Rateio de Despesa de Frete p/ emissão de nota eletrônica

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

Para emitir uma nota fiscal eletronica, a despesa de frete deve ser incluida na base de cálculo de ICMS por item, ou seja, deve ser feito um rateio a partir de um único valor (desp.frete).

Alguém sabe como fazer isto automaticamente no SAP?

Estamos ajustando os valores manualmente... linha a linha/item a item do documento.

Obrigada.

Fabiane Urias

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Fabiane bom dia!

Não sei se já resolveu mais segue abaixo com deve ser feito

1 - Criar uma despesa adicional frete, configurando as contas contabeis e o metodo de distribuição- no caminho - Adminstração - Configuração - Geral - Despesas Adicionais

2 - No lançamento da NF você clica na seta do campo Despesas Adicionais. A despesa que você criou deve aparece na janela que abre, no campo valor você coloca o valor do frete.

3 - Na coluna código do imposto você coloca o código com a Aliquota do ICMS, Nota se o código de imposto tiver mais algum imposto Ex: IPI ele tb será calculado.

4 - Na coluna Valor total do imposto abre uma seta, ao clicar nela você podera ver a distribuição feita para os itens.

Qualquer duvida entre em contato

Eric

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa noite,

Eu abri uma ideia no SAP IDEAS pra deixar o rateio automático (sempre sim quando digitar despesas, frete, seguro, outros,...), ter uma opção na configuração dos documentos pra isso.

Abs

Fabio

SAP 8.82 PL5

Former Member
0 Kudos

Fabio

quando vc configura as despesas adcionais vc ja define  o metodo de distribuição (Nenhum, Quantidade, Volume, Peso, Igual a, Total da linha).

Abs

Eduardo Gama

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde Eduardo,

Isso ja fazemos, o problema está sendo aquela "perguntinha" que tem na linha do item, "distribuição da despesa".. muitas vezes os usuários que digitam a nota esquecem de colocar sim, e isso influencia no calculo da base do icms, ipi, pis, cofins. Por isso que abri uma idea no SAP IDEA PLACE.

Outro problema é quando tem frete/seguro/outros quando o documento é "somente imposto", o rateio por valor não funciona nesse caso, assim temos que criar dois tipos de rateio,, "frete_valor" pra rateio pelo valor do documento e "frete_quantidade" pra fazer rateio para documentos "somente imposto", já que pra esse tipo de documento o SAP B1 calcula que o total da linha e do documento é zero.

Abs

Fabio.

SAP 8.82 PL5

Former Member
0 Kudos

Fabio

caso vc consiga colocar na determinação do codigo de imposto na coluna de Código imposto sobre despesas adicionais o sistema não ira fazer a pergunta.

Abs

Eduardo

SAP 8.82 PL 06 HF 02