cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Problemas ICMS s/ frete

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Segue a todos a explicação do meu problema:

O meu cliente alega que possui diferentes alíquotas de ICMS sobre o frete, para um único origem x destino. De acordo com ele, essa diferenciação dá-se ao fato de o cliente ser um consumidor final ou um revendedor, além de outras combinações possíveis. Dependendo dessa característica o ICMS muda.

O cliente não utiliza Transportation, e faz o pagamento dos fretes através de pedido de compra, com um material de serviço de frete. A descrição deste material ja é a alíquota a ser utilizada, inclusive. No pedido de compra o sistema pega alíquota e base das exceções dinâmicas, COMO PRECISAMOS. Mas ao fazer a MIRO, no exato momento em que colocamos a categoria de nota fiscal C1 (ou qualquer outra que tenha o tipo de documento u201CConhecimentou201D) o SAP altera o valor calculado do ICMS. Nesse caso ele pega o valor cadastrado no campo u201CICMS s/ Freteu201D da tabela J_1BTXIC1 (Atualizar valores ICMS da J1BTAX).

A nossa necessidade é usar SEMPRE as exceções dinâmicas, e não o campo de frete. Ao que me parece, e estou debugando para confirmar, é que o SAP utiliza o campo u201Ctipo de documentou201D u2013 J_ 1BAAV-DOCTYP u2013 para identificar se é frete, ou não. Se for frete, utiliza o campo de frete da tabela J_1BTXIC1.

Eu não sou MM, sou SD. A primeira coisa que pensei foi em mudar o tipo de documento da categoria da nota, para u201CNota Fiscalu201D. Pensei nos impactos em livro fiscal e SPED. O livro realmente fica errado, mas eu conseguiria alterar por BADI, e o SPED continua correto. O SPED utiliza o modelo da nota, para julgar como conhecimento e colocar no bloco D, e não o tipo de documento. O problema é que foram testar e não conseguiram fazer um débito posterior com uma categoria de nota fiscal do tipo u201CNota Fiscalu201D. Alguem sabe me dizer se isso procede? Se conseguirmos lançar, o nosso problema estaria resolvido.

Chegamos a pensar em desenvolvimento para sobrepor o valor do ICMS encontrado pelo SAP, mas acredito que um desenvolvimento, assim, seria muito complicado.

Os pontos chave são:

1.Existe alguma configuração/forma de uma nota fiscal do tipo conhecimento NÃO pegar a alíquota do ICMS da tabela J_1BTXIC1, e sim das exceções dinâmicas?;

2.Se não existir, seria possível fazer débito posterior usando uma categoria de nota do tipo u201CNota Fiscalu201D, fazendo com que a nossa solução paliativa funcionasse?;

3.Se não, alguém pode me propôr uma solução, que não o desenvolvimento para sobrepor o valor encontrado pelo sistema?

Espero que possam me auxiliar com esse problema.

Grato pela atenção.

Leonardo Fussi

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

ftrotta
Explorer
0 Kudos

Bom dia,

Estou passando pela mesma situação citada acima, tenho diferentes aliquotas de ICMS sobre frete e não usamos trasnportation. Estou buscando documentação sobre o assunto. Ja teria alguma solução da SAP para tratar essa situação?

Obrigada,

Fernanda

Former Member
0 Kudos

Por transportation realmente seria mais prático, más como não é o caso, já pensou em criar um esquema de cálculo exclusivo para fretes?

Desta forma a determinação do esquema ficaria ligado ao cadastro de fornecedores e como tens um material para cada alíquota, poderias criar tabelas de preços via condições de contrato ou condições de registro info.

Pense nisso.

Att,

FB