cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Base de cálculo PIS e COFINS - excluir valor do frete

Former Member
0 Kudos

Olá!

Em cenário fiscal venda para pessoa física, precisamos retirar o valor do frete da Base de Cálculo do PIS e COFINS.

Exemplo:

Na pricing temos as condições abaixo:

ZEC1 - Preço: 100,00

ZFEC - Frete: 7,00

IBRX - Cálc Imposto Brasil: 107,00

Na condição IPS3 (PIS) e ICN3 (COFINS), a base de cálculo fica com 107,00 (preço + frete). Porém o fiscal considera que o correto é 100,00 (sem valor do frete).

Conhecem alguma forma de retirar o frete da Base de Cálculo do PIS e COFINS, de forma standard, sem ter que criar novas fórmulas ou enhancements?

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Helio!

Na pricing a condição que representa o valor do icms é a ICM3. No nosso cenário também temos a incidência do IPI, e o cálculo da base do ICMS é:

Valor produtos + Frete + IPI, ou seja, para esse cenário, não podemos utilizar esta condição para determinar o nível do PIS e COFINS.

Alterei o nível da condição para uma outra linha, que tem o valor correto que precisamos, porém ainda assim, ele continua utilizando a base 107,00 (preço + frete). Na linha do Cofins, a pricing utiliza fórmula base standard 801 e na linha do Pis a fórmula base, também standard é a 803.

O que está determinando a base das condições PIS e COFINS são estas fórmulas e não a configuração do nível. Se retirar esta fórmula da certo Porém como é fórmula standard, não gostaria de fazer isso. Sabe se tem alguma nota que corrja este problema?

Tks,

Kelem

Former Member
0 Kudos

Boa noite, aqui antes usavamos a formula 160 ou a 901 e o resultado é igual ao seu, inclui realmente as despesas na base, para não mexer na formula, retiramos elas e usamos o nivel que funciona perfeitamente e não causa nenhu problema, ou entao alterar a formula, não vi nota pra isso, pois o usual é estas despesas realmente entrar na base.

Helio

Former Member
0 Kudos

Olá Helio!

Obrigada pelas trocas de informações.

Vou deixar sem as fórmulas mesmo.

Tks,

Kelem

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Boa noite, na sua pricing de venda as condições Pis/Cofins devem estar pra ler o nivel do IBRX que é o valor do Icms + Despesa + Frete, muda pra ler a linha do ICMI que é o valor só com icms sem a despesa e frete.

Helio