cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Configuração Standard - PDD "Provisão para devedores duvidosos"

Former Member
0 Kudos

Prezados,

Configurei o processo de calculo de PDD, mas não estou conseguindo fechar uma questão;

O PDD no processo Standard é reclassificado para uma conta redutora do Ativo "Provisão para devedores duvidosos" mas em sua configuração Trans. OBXD o sistema me obriga a informar uma conta crédito. O que em minha cabeça não faz sentido, pois trata-se de uma conta de reconciliação.

Veja minha considerações;

1º lançamento "reclassificação"

Crédito - Duplicatas a Receber

Débito - Provisão PDD

2º lançamento - Sistema gera uma partida a crédito

Débito - Provisão PDD (Ativo)

Crédito - Provisão PDD (Ativo)

3º - Configuração (OBDX)

Aqui é que esta o problema!

Débito - Provisão PDD (Resultado)

Crédito - ????????????????

Em meu raciocínio o crédito deverá ser em uma conta de balanço (Contas a Receber), mas está conta trata-se de uma conta de reconciliação e não pode receber lançamento.

Alguém pode me ajudar?

Obrigado

________________

Ádamo Maciel

Consultor SAP FI

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Movendo para o fórum correto.

Abs,

Henrique.

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Ádamo,

Eu tive esse mesmo problema esta semana, e na OBXY, eu coloquei a mesma conta para Conta de Reconciliação e para a Conta Razão Especial.

Teoricamente não deveria funcionar. Mas funcionou, e me atendeu.

Thiago Diniz

Consultor SAP-FI

(31) 8849-0259

http://br.linkedin.com/in/thiagodgomes/pt

Former Member
0 Kudos

Olá, Ádamo.

O PDD é configurado nas transações OB04, OBXY e OBXD e é executado através da F103 e F104.

Regra de negócio:

A transação F103 credita a conta de clientes no ativo e debita a mesma conta. Isso serve apenas para baixar o titulo original e criar um novo documento para controle do financeiro. Esse documento é razão especial.

A transação F104 debita a despesa e credita a provisão (redutora).

Sendo assim, na OBXY você deve colocar a a mesma conta contábil de cliente (ou outra se preferir) nos dois campo. Na OBXD você debita a despesa e credita a conta de provisão.

Att,

Jaisson.

Former Member
0 Kudos

Olá Jaisson,

Tudo bem?

Meu caro amigo obrigado pelos esclarecimentos, entretanto ainda tenho algumas questões que talvez você possa me esclarece.

Veja que na OBXY a parametrização é feita nas contas de balanço, ou seja, crédito u201CCliente a Receberu201D e Débito u201C Provisão PDDu201D, redutora de clientes, ambas conta de reconciliação. Já na OBXD em meu entendimento deveríamos lançar Debito u201CProvisão de PDDu201D, resultado, e crédito u201CProvisão de PDDu201D redutora de cliente, certo? Se sim o lançamento através da F104 não será possível, pois como sabemos contas de balanço não podem receber lançamentos diretamente.

Vamos pensar em um lançamento da seguinte forma; Débito u201CProvisão PDDu201D(Resultado) e crédito u201CPerda para PDDu201D(Resultado), ou seja, utilizando duas contas de resultado, obviamente não faz sentido, pois o efeito no demonstrativo de resultado será = u201C0u201D

Se eu estiver correto a parametrização de PDD para o Brasil não atende. Você concorda com minha análise?

Mais uma vez obrigado

_________________________

Ádamo Maciel

Consultor Funcional SAP