cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Atualização do Nº log, Nº aleatório, Dig. verificador via BAPI

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal,

Estou sem saber o que usar para a seguinte situação.

Tenho um processo Z que automatiza a entrada de conhecimentos de frete. Essa Z cria o pedido e a MIRO de form automatica (conseguentemente gera a NF). Devido a entrada dos conhecimentos de frete eletrônico (CT-e), eu preciso gravar as informações da autorização da NF (CT-e) na tabela J_1BNFE_ACTIVE. Alguem sabe como eu posso proceder? Estava pensando em chamar alguma função passando as informações (Nº log, Nº aleatório, Dig. verificador) após a geração da NF realizada pela MIRO.

Obrigado desde já.

Douglas

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Douglas,

Se eu entendi direito, acredito que você tenha 2 possibilidades:

- Fazer um BDC na J1B2N depois disso e atualizar os dados na pasta de NFe.

- Usar a função J_1B_NFE_UPDATE_ACTIVE que já é usada em diversos pontos pelo standard para atulizar a active e a doc.

Espero que lhe ajude...

's,

Bruno Lima

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia,

Só complementando com os detalhes das duas opções:

- Utilizar o batch input na J1B2N talvez seja melhor neste caso por passar pelas validações da tela.

- Quanto à função de atualização esta não faz validação é para gravar diretamente, ou seja, pode gerar inconsistências.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

No caso do uso de BDC, se houver uma mudança na tela da J1B2N, será necessária um desenvolvimento para adequação.

Enquanto o uso da FM J_1B_NFE_UPDATE_ACTIVE elimina essa necessidade, mas como o Fernando comentou, pode gerar inconsistências se não for usada corretamente.

Particularmente eu prefiro a opção da FM J_1B_NFE_UPDATE_ACTIVE, executando-se antes a conferência das informações da chave de acesso informada com a esperada através da FM J_1B_NFE_CREATE_CHECK_DIGIT.

Att.,

Alexandre B. Dambrowski

Consultor SAP - ABAP

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

Quero compartilhar com vocês um dos pontos que observo no suporte, pois acho engrandecedor para todos aqui.

O que pode começar como uma boa solução pode ficar impraticável de manutenção no futuro, principalmente quando o "dono da solução" sai da empresa ou a consultoria vai embora. Tenho visto vários casos de clientes serem "rejeitados" pelo suporte standard por não possuírem uma solução com funcionamento standard.

Esta função é interna aos programas SAP, não é liberada para os clientes (está no código e pode ser chamada, sei) mas não é liberada para ser utilizada pelos clientes.

BAPI's são funções liberadas para ser chamadas por programas dos clientes, então uma mudança na J1B2N força uma revisão se o código continua consistente, passo que mudanças futuras sobre status, autorizações não.

Quanto à necessidade de modificação no futuro, ambas as soluções podem gerar isto, só que uma delas continuará sendo acrescidas das validações e a outra (especificamente esta função) não, pois é praticamente um update no banco.

Pesem isto em cada "oportunidade" de modificar ou não o funcionamento standard, talvez seja melhor seguir o caminho um pouco menos fácil e continuar standard.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Olá!

Concordo com as palavras do Fernando.

Já pensaram em criar uma BAPI Z para contemplar este ponto?

Att.

Daniel

Former Member
0 Kudos

Beleza pessoal, bela discussão.

Porém qual seria então a recomendação para atualizar uma NF-e a partir de um programa Z? Já procurei que nem louco por uma BAPI para atualizar uma NF-e e não encontrei.

Como mencionei anteriormente, eu tenho um programa Z que cria a MIRO, que por consequencia cria uma NF.

Então eu refaço minha pergunta. Como gravar as informações da NF-e relativas a aprovação da mesma na sefaz?

At.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Douglas,

Você pode modificar o mapeamento da MIRO no seu Z para ir na Nota Fiscal e preencher as informações novas.

Se você não tem estes dados no mesmo momento da criação da MIRO, mas posteriormente, então poderia complementar com um novo desenvolvimento fazendo um batch input chamando a J1B2N.

Atenciosamente, Fernando Da Ró