cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Upgrade SAP NFE 1.0 para 10.0

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Pessoal, boa tarde!

Estive pesquisando mas não encontrei informações precisas sobre migração da 1.0 para a 10.0.

Poderiam me ajudar com as dúvidas abaixo?

1 - Pelo que entendi, a 10.0 tem alguns aprimoramentos na parte de saídas, além do tratamento de entradas, correto? Quais seriam os aprimoramentos, além da mudança da assinatura ser no ABAP?

2 - Numa instalação "do zero", vale a pena colocar a 10.0, considerando que o escopo seria somente saídas?

3 - Se fizer a implementação do 1.0, qual o esforço para migrar para a 10.0, ou seja, o que precisa fazer nesta migração?

4 - Do lado do ERP é transparente qual versão de mensageria está usando, certo? não teria, portanto, nenhum impacto de configuração do ERP?

Enquanto isso vou continuar procurando mais informações.

Obrigado,

Eduardo Hartmann

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Eduardo,

vamos lá...

1 - Todo desenvolvimento na parte de saída é priorizada para o NFE 10.0, ou seja, qualquer novidade é feita lá e talvez nem seja refeita para o 1.0. O que não tem previsão de ser refeito no 1.0 é o download em massa de XML's, melhorias de B2B de transportador, assinador em ABAP.

2 - Sim, a manutenção do 1.0 termina em meados de 2012, qualquer projeto que não tenha isso em mente necessitará upgrade num curto prazo.

3 - É uma migração técnica, precisa colocar subir para o EhP 2, upgrade do NFE e fazer a configurações dos certificados em ABAP (não existente no 1.0). Quanto aos dados, é upgrade normal, não é necessária ferramenta de migração.

Outro ponto é que se foram feitos desenvolvimentos estes devem ser revisados e alguns descontinuados.

4 - Sim, o ERP de forma standard continuaria operando sem problemas. Dois pontos de atenção:

- desenvolvimentos/RFC's para buscar alguma coisa no GRC deve ser revisto

- é importante aproveitar a oportunidade dos testes e também atualizar o ERP com as notas de XX-CSC-BR-NFE para tratar erros conhecidos

Atenciosamente, Fernando Da Ró

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Bom dia Fernando!

Primeiro, obrigado pelas respostas, já deu uma boa iluminada.

Tentei achar nas notas alguma info sobre as mudanças entre versões e calendário de liberação (incoming), mas não deu certo...

Assim, fiquei com as seguintes dúvidas ainda:

a) A 10.0 está 100% liberada com relação às saídas?

b) A 10.0 está aguardando a conclusão do ramp-up referente às entradas? Se não (se já foi concluído o ramp-up), tem uma nota ou documentação confirmando essa liberação de alguma forma?

Thanks!!!

Eduardo

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Eduardo,

Em termos do SAP NFE 10.0 ele está 100% liberado. No market place procure por SLL-NFE 900. Tanto para SAP Notes quando para download e SP's.

a) saída e entradas

b) o produto NFE 10.0 já saiu de ramp-up podendo ser adquirido por todos os clientes, porém as SAP Notes do lado ERP estão sendo liberadas on demand, para evitar problemas para clientes que não estão usando o 10.0, não tenho uma previsão de quando serão liberadas em geral.

Resumindo, para saídas 100% disponível, para entradas 100% disponível para os novos clientes do produto 10.0.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Very good!

tks again!!

Abraço,

Eduardo

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Eduardo,

   Bom dia, estou necessitando de uma ajuda se possivel.

   Tenho 2 duvidas:

          a-) O prazo e esforço para se realizar o Upgrade da versão 1.0 para 10,0

          b-) Se, se realizando esse upgrade a Carta de Correção Eletrônica já está incluso, ou terei que implantar mais notas da SAP ?

agradeço a ajuda

Alfredo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Só esclarecendo, em termos de licenciamento, o SAP NFE agora (a partir da versão 10.0) possui 2 "módulos":

- SAP NFE Outgoing (saídas);

- SAP NFE Incoming (recebimento automático).

Os clientes que licenciaram o SAP NFE antes da versão 10.0 (i.e. que licenciaram o SAP NFE 1.0) tem licenças equivalentes ao SAP NFE Outgoing. Para migrar o cenário de saídas para essa e futuras versões, não é necessário adquirir nenhuma licença adicional.

Os clientes que desejarem implementar o cenário de entradas precisam adquirir a licença do SAP NFE Incoming, separadamente.

Abs,

Henrique.

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Henrique,

Obrigado pelos esclarecimentos.

Abraço,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Henrique, tudo bem?

Eu posso implantar apenas o NFE 10.0 inbound e manter o NFE 1.0 outbound, ou se eu decidir pelo NFE 10.0, tenho que migrar a NFE 1.0 outbound para o NFE 10.0?

Att.,

Sidnei Costa

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Sidnei,

Por favor, evite fazer perguntas na mesma thread de outro assunto.

O ideal é criar uma nova thread com sua pergunta.

Quanto à pergunta, sim, é possível, porém vc vai ter q manter 2 instâncias separadas, pois o incoming só existe no 10.0 (SLL-NFE 900), q requer o SAP_BASIS 7.02.

Tem uma ou outra funcionalidade q vc não vai conseguir usar (e.g. B2B p/ stock transfer sem passar pelo PI), mas nada critico.

Abs,

Henrique.

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Uma dúvida:

Sobre os cenários de PI, em um "upgrade", não é necessário refazê-los, certo?

Att.

Daniel.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Daniel,

Não, neste caso de upgrade do 1.0 para 10.0 deve-se refazer todos os cenários.

O SWDC no PI é outro.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Não é refazer, pois os cenários vem prontos do ponto de vista de objetos, mas reconfigurá-los.

Algumas coisas são até reaproveitaveis (tipo as parties SEFAZ, communication channels etc) mas tudo que envolva o SWCV do 1.00 vc tem que reconfigurar mesmo.

Abs,

Henrique.