cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Estorno de fatura de serviços

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Estou com um problema que é o seguinte:

Temos algumas faturas de Abril/2011 que precisam ser estornadas.

Porém, o período financeiro está encerrado e pela VF11 o sistema não deixa realizar esse estorno.

Também já tentamos criar uma ordem de devolução, porém, por ser um serviço, não há como criar essa ordem de devolução com referência ao faturamento.

Como posso fazer o cancelamento/estorno de todo o faturamento? Há como esse valor atingir as áreas do financeiro, fiscal e contábil?

Obrigada!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá,

Então tentei criar a NC conforme solicitado, mas o sistema diz que está faltando dados da conta do razão.

Então não consigo gravar na VA01.

Sabe onde arrumo essa conta do razão?

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Você deve estar inserindo um tipo de condição que não está definida na VKOA. Por isso o valor da NC não possui conta a lançar. Eu recomendo a você localizar uma NC anterior e tentar utilizar as mesmas informações referente a NC de serviços.

Answers (5)

Answers (5)

Former Member
0 Kudos

Deu certo!

Obrigada a todos pela ajuda.

Former Member
0 Kudos

Marssel,

Pelo o que pude analisar, o esquema de cálculo está incorreto, está trazendo IPI e ICMS, estes impostos não incidem sob uma "devolução de serviço" certo?

Se eu mudar o esquema de cálculo, acho que já funcionaria, porque o problema na VKOA está na condição IPI.

Vou fazer alguns testes. Obrigada novamente.

Former Member
0 Kudos

Olá!

Vou tentar fazer aqui via nota de crédito.

Tentei pela VF11 com a data atual, mas ele informa que o período financeiro está encerrado.

Então vou fazer pela NC mesmo. Obrigada pela ajuda!! Assim que eu terminar aviso se deu certo.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Provavelmente a VF11 tenta utilizar o período da fatura inicial e por isso foi bloqueado. Isso só seria possível se a contabilidade reabrisse o período (OB52), porém será mais difícil se já tiver sido devidamente encerrado. Por NC terá o mesmo efeito, mas nao esqueça de compensar com os títulos (F-32).

boa sorte

Former Member
0 Kudos

Marssel Vilaça

Então, os documentos não foram compensados ainda.

Não posso fazer a devolução pois a saída é um serviço. Acho que vou optar pela nota de crédito mesmo.

Alguém tem mais alguma sugestão?

Obrigada.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Oi,

Você poderia estornar com data de abril, porém nesse caso você contactar a contabilidade para verificar se o período contábil foi devidamente encerrado. Caso positivo, você deverá estornar o título lançado com data atual. Dessa forma você irá reverter o Valor a cobrar, impostos e receita de serviços.

Caso lance a nota de crédito, você deverá contactar o contas a receber para compensar contra a Fatura e fechar os titulos em aberto.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Oi, tudo bem?

Você sabe dizer se esses títulos gerados em abril já foram compensados? Assim que você gera um documento de faturamento, este valor aparece disponível no Contas a Receber. Assim sendo, é impossível reverter o processo através de estorno.

Se esse é um caso de devolução, você deve fazer via nota de crédito e dar entrada na mercadoria.

Att.

Marssel