cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Devolução de Nota Fiscal Eletrônica

Former Member
0 Kudos

Olá,

Estamos tentando fazer a devolução de uma NFe de entrada e no monitor aparece o erro "Falha no schema XML - cvc-type.3.1.3: O valor '35110556507221000105550010000243681' do elemento 'refNFe' não é válido.

Sr(a)s.,por favor, alguém pode ajudarnos com esse tema? O tipo de NF de referencia é F1 e estamos tentando criar uma E4 (Saída de devolução a fornecedor). No campo refNFe a referência aparece com apenas 35 posições, não deveria ser 44? verifiquei que está faltando o nro. aleatório.

Obrigado.

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Qual o status da Nota de Entrada (original) na J1BNFE?

Ela está como completa ou estão faltando passos manuais?

O numero aleatório e digito verificador foram preenchidos na J1B2N, para essa nota de entrada?

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Obrigado, pela atenção ao tema. Minhas dúvidas são:

    • Todas as categorias de Notas Fiscais devem ser definidas como eletrônica? Se não, quais categorias seriam e quais não?

- A NFe de referência (Entrada) aparece com os campos Nr. Aleatório e Digito de controle em branco. Isto estaria correto?

- A NFe de devolução ao fornecedor aparece com os campos Nr. Aleatório e Digito de controle preenchidos, o mesmo não deveria ocorrer com a NFe recebida do fornecedor?

- Existe esse cenário? Exemplo : Entrada de NF (não eletrônica) de fornecedor e devolução da mesma utilizando uma NFe.

- O tipo de NF do fornecedor é do tipo F1 (cópia da NFe E1) e estamos tentando fazer a devolução ao fornecedor utilizando uma NF tipo E4.

Obrigado.

Wilson.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Wilson,

a nota de entrada é ou não eletronica?

Se sim, a categoria tem que ter o flag de eletrônica, e portanto vc precisa sim do numero aleatório e digito verificador preenchidos na nota, além do protocolo de autorização.

O procedimento certo seria, durante a entrada (MIRO), o usuário ir no botão Nota Fiscal, aba NFe e já inputar esses dados.

Mas ainda é possível ir na J1B2N e entrar esses dados.

Verifique o status da NF-e de entrada na J1BNFE.

Ela está com que status? Completa ou Solicitando alteração manual da nota?

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ola Henrique,

- A nota de entrada é eletrônica.

- Quanto vc diz que o numero aleatório e dígito verificador deveriam vir preenchidos na nota, vc quer dizer vir na DANFE recebida do fornecedor, ou após a entrada da NFe no SAP?

- Na J1B2N o campo de número aleatório está aberto mas do dígito verificador não. Onde encontramos o número aleatório da NFe de entrada?

- Curiosamente se desmarcamos o flag que indica NF eletrônica na categoria de NF tipo F1 (que estamos usando), conseguimos fazer a devolução sem problemas. Então fica outra dúvida, será que teremos que fazer a entrada de algumas NFe utilizando algumas categorias de NF sem o flag de NF eletrônica? ou todas as categorias de NF devem ter o flag NF eletrônica marcado?

Obrigado,

Wilson.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Wilson,

1) todos os dados de identificaçao da NF-e vem no DANFe. Porém, os dados que constituem a chave de acesso (cUF + ano (AA) + mês (MM) + CNPJ + série + número da NF + tpEmis + randômico + digito verificador) e o protocolo de autorização devem ser salvos no SAP, pois devem ser reportados no SPED Fiscal (EFD).

2) Se os campos estão fechados na J1B2N, é questão de se alterar pelo controlede tela (view J_1BAMV). Busque por "controle de tela" ou "screen control" no próprio fórum que vc acha mais detalhes.

3) Ao desmarcar o flag de eletronica da categoria da NF de entrada, vc está dizendo que essa NF é de modelo 1 e não 55. Isso de fato faz com que o XML referencie a NF "sem erro de esquema" (pois para NF modelo 1, não há randomico nem digito verificador). Porém, o fato de nao ter erro de esquema nao quer dizer que esteja correto. Além de você estar referenciando uma NF inexistente, quando essa NF for reportada no livro de entradas do seu EFD, ela não vai bater com as notas de saída reportadas pelo seu fornecedor, e vai gerar autuação. Portanto, apesar de resolver o problema técnico, alterar a categoria da NF de entrada é uma das piores coisas que você pode fazer, nesse contexto.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ola Henrique,

Sobre o item 1

A chave de acesso e o protocolo de autorização devem ser salvos no SAP em qual dos lado? imagino que o fornecedor ao enviar para a SEFAZ retem em seu sistema a chave completa, quanto ao cliente qdo o mesmo efetua o recebimento da NFe deveria obter esses dados automaticamente ou não? Após a entrada da NFe (categoria de NFe F1) verificamos no SAP (lado do cliente) que os campos randômico e dígito verificador ficaram em branco. Nesse caso o usuário (que recebeu a NFe) pode obter o randômico na DANFE enviada pelo fornecedor e adicionar essa informação pela J2B2N? Isso seria um procedimento normal?

Obrigado,

Wilson.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Wilson,

o tpemis, randomico e digito verificador fazem parte da chave de acesso!

A chave nada mais é a concatenação desses campos e de alguns outros, que eu citei em minha msg pessoal.

Leia a ultima versão do manual de integração do contribuinte (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=33ol5hhSYZk=) e vc irá ter mais detalhes disso.

E sim, o procedimento comum é o usuário digitar isso, para ser salvo no ERP (pois o EFD é gerado com os dados do ERP).

É possível automatizar também. Alguns clientes desenvolveram algumas interfaces pra ler esses dados automaticamente do XML armazenado no GRC. Ainda, o modulo de recebimento automático de NF-es de entrada do SAP NFE 10.0 já salva essa informação automaticamente no ERP (na verdade, ele automatiza todo o processo, não só essa parte).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ola Henrique,

Obrigado pelo tempo que vem dedicando ao tema. Bem, se entendi na DANFE enviada pelo fornecedor posso encontrar todas as informações que formam a chave de acesso, inclusive o Nr. aleatório (randômico) e o dígito de controle, é isso? O usuário apenas necessitaria olhar a DANFE, encontrar os dados e completar o documento no SAP?

Obrigado,

Abs.,

Wilson.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Exatamente!

Os dados necessarios fazem parte da chave de acesso, que estao na DANFe.

Abs,

Henrique.

PS: vc nao mencionou tpEmis (tipo de emissao). Se a versao da NFe for 2.00+, tem esse campo também (e o randomico passa a ter 8 digitos). Na config de local de negocio, vem uma versao default sugerida, mas vc pode mudar essa versao em tempo de execucao. E se tiver 1.10 na configuracao do local de negocio, sugiro já mudar pra 2.00 como default.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Wilson,

Você mesmo respondeu a sua pergunta.

Na nota referenciada está faltando o número aleatório e dígito verificador, faça esta inclusão por lá (acho que via J1B2N) e reenvia a nova nota.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Ola Fernando,

Obrigado pela atenção ao tema. Se definirmos o tipo de Nota fiscal F1 - (copia da NFe E1) como não eletrônica, conseguimos realizar a devolução com sucesso (tipo de NFe E4 - devolução). Minha dúvida, todas as tipos de Notas fiscais devem ser definidas como eletrônicas?

Obrigado,

Wilson.