cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Problemas com nota fiscal de entrada de importação

Former Member
0 Kudos

Ola pessoal, estou precisando de uma ajuda de voces. Numa importação qualquer, importação tradicional, com DI, envolvendo despachante... enfim, os impostos, II, ICMS... são calculados sobre o valor da invoice (os itens de importa) + o frete de importação. Assim eu terei o valor de todos os impostos na DI que recebo. No momento de dar entrada desta nota no B1 vou incerir todos os itens na ordem de compra, depois fazer o recebimento de mercadoria, fazer a declaraçao de importação no SAP, onde lanço as despesas pra impactar no custo dos itens, e por fim a nota fiscal de entrada. quando estou na mesma, visualizo os itens e o total dos itens, mas nao o FRETE, e os impostos serão calculados sobre os valores dos itens, desconsiderando o valor do frete. Se alguem souber uma maneira de contornar essa situação, ou outra maneira de fazer este processo e puder ajudar agradeço, pois ja não sei mais o que fazer. Valeu pessoal.

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Para incluir o frete no custo do item você precisa cirar uma despesa acidional chamada Frete Importacao, e configurar que a conta contábil desta despesa seja a conta do estoque.

Ao lançar a nota você irá acessar a opção de despesa adicional, informe o valor do frete nesta linha e também informe o código de imposto. Desta forma irá insidir o Imposto sobre o frete e também este valor será colocado como custo do item, conforme o rateio selecionado (total, peso, ...)

Não sei era extamente esta a sua dúvida.

Att,

Fabielle

Former Member
0 Kudos

Oi Fabielle

primeiramente obrigado por ter respondido o post, sobre o seu comentario, vou tentar exemplificar um pouco melhor, eu fiz uma importação onde o total dos itens é R$12056,48. Tenho ainda um Frete de R$1832,48. Os itens eu devo para o fornecedor F00 e o frete eu devo para o forncedor F01. Para fins de calculo de imposto, II, IPI, PIS, COFINS e ICMS o valor do frete tem que ser somado ao valor dos itens. Dentro do B1 8.81, que é o meu caso, se estou na Nota Fiscal de Entrada, lanço os itens, fecha com o valor devido ao F00, neste momento se eu visualizar os impostos ele vai calcular sobre os itens, sem o frete. Se eu lançar o frete nas despesas adicionas, ele vai somar ao valor total da nota, portanto o B1 vai lançar o valor do frete para o fornecedor F00. Mas como eu ja disse o frete não é devido ao F00 e sim ao F01.