cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e: status sistema de mensagens = C (MS recebido: solicitação é ignorada)

Former Member
0 Kudos

Prezados,

Tenho uma NFE que foi rejeitada pela SEFAZ, quando fomos pedir a inutilização da mesma ela foi rejeitada novamente, o GRC não consegue atualizar o Status porque na J1BNFE a nota está com o Status de sistema de mensagem = C (solicitação é ignorada) e eu não consigo fazer mais nada com a minha nota, nem atualizar com o status de rejeitada.

Gostaria de saber como eu faço para ajustar o erro que a SEFAZ indicou (Status = 528) e poder cancelá-la devidamente.

Atenciosamente,

Sandra Teixeira

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Olá, Fernando.

Eu sei que faz tempo desde o momento que eu disse que iria aplicar as notas.

Pois então, eu apliquei as notas no DEV e o GRC não consegue atualizar o status porque dá o erro J1B_NFE012.

Abri chamado na SAP para verificar o que podemos fazer.

Atenciosamente,

Sandra Teixeira

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Vixi... melhor por chamado mesmo. Este erro indica registros NF-e sem entradas na tabela de NF-e. Pode ser muita coisa....

Former Member
0 Kudos

Olá,

O que me intriga é que quando vem a reposta de aprovada, o sistema encontra a NFE, mas quando eu peço o cancelamento, não.

Muito estranho.

Eu vou deixar o thread aberto para que quando eu tiver uma resposta da SAP, eu posto aqui.

Atenciosamente,

Sandra

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Fernando, esse erro nao pode ser algum problema de configuracao com a versao da NFe ( 005x, 006 )?

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Carlos,

Acho que não, o que pode ser é que tem coisas diferentes acontecendo em momentos diferentes sendo vistas como um evento só, melhor uma lupa no sistema para destrinchar a situação.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

A diferenca entre o cancelamento e o envio de uma NFe é justamente a nao formacao de lotes para verificacao de STATUS, eu ainda acho que pode haver algum problema na configuracao do cenario de cancelamento.

A nfe que é enviada ela vai para o BATCH e BATSR ( o primeiro de envio de lote e o segundo de verificacao de status de lote ), no caso do cancelamento, é enviado sem a formacao de lotes e portanto se eu nao me engano usa o NFESC, creio que o erro pode estar em um dos dois cenários, ou o cancelamento esta sendo enviado p/ um servico mal configurado ou a verificacao do status esta mal configurada.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Carlos,

A situação no GRC / PI / Sefaz está ok, o problema é no ERP:

A situação está uma confusão só.. rsss

Pois então, eu apliquei as notas no DEV e o GRC não consegue atualizar o status porque dá o erro J1B_NFE012.

J1B_NFE = Status no ERP.... no GRC tudo é /XNFE/*

Atenciosamente, Fernando Da Rós

-

-


Desculpe-me Carlos, reli por mais de uma vez e encontrei esta info que reforça o seu sentimento...

Tabela /xnfe/nfe_hist

TYPE = 3

WASSTAT = 06

ERROR_STATUS = vazio

Isto indica que está sobre o PI, mas não foi entregue, nem deu erro (ou está perdido por lá).

Agora a dúvida, não tem ACK NEGATIVE para ter dado erro, de qualquer forma um processo de skip parado quase sempre termina em acerto manual (rodar proxy na mão, ou via tela conforme SAP Note 1566688).

@Sandra, já abriu um chamado?

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Edited by: Fernando Ros on Aug 22, 2011 11:22 PM

Edited by: Fernando Ros on Aug 22, 2011 11:28 PM

Former Member
0 Kudos

Olá,

Já abri sim, mas ainda não tive retorno.

Atenciosamente,

Sandra Teixeira

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Sandra,

O status MSS = C significa que o GRC recebeu seu pedido de skip (às vezes mal traduzido para ignorar/ignorada), ao invés de inutilização.

Como estão os status completos no GRC e ERP?

ERP: na J_1BNFE_ACTIVE: DOCSTAT, SCSSTAT, MSSSTAT, ACTU_REQU, CANCEL_ALLOWED, CANCEL

GRC: na /xnfe/nfehd STATCODE e na linha mais recente da /xnfe/nfe_hist TYPE, WASSTAT e ERROR_STATUS

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Olá, Fernando!

Seguem:

Tabela: J_1BNFE_ACTIVE

DOCSTAT = 2

SCSSTAT = 3

MSSSTAT = C

ACTU_REQU = não encontrei esse campo na tabela. Porém eu encontrei o ACTION REQU que está vazio.

CANCEL_ALLOWED = não encontrei esse campo na tabela

CANCEL = vazio

No GRC:

Tabela /xnfe/nfehd:

STATCODE = não encontrei esse campo na tabela

Tabela /xnfe/nfe_hist

TYPE = 3

WASSTAT = 06

ERROR_STATUS = vazio

Sandra Teixeira

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Sandra,

Desculpa pelos campos com nomes errados...

A situação está "ERP aguardando resposta do pedido de inutilização" e "GRC inutilização autorizada".

Tente rodar o programa /xnfe/update_erp_status_dial no GRC para reenviar a autorização ao ERP que talvez funcione.

Independente de funcionar ou não, instalar as SAP Notes abaixo que evitará esta situação de que o ERP parece que nem sabe de nada....

1517982 Synchronization of NF-e Cancel Status in ERP and GRC

1551563 NF-e: Cancellation Sync. for Skipping after Validation Error

Com estas notas o ERP passa a aceitar o cancelamento do GRC, ficando num status intermediário (NF-e cancelada, NF standard não cancelada). Daí você acessa uma nova opção NF-e -> Cancel Source Document para rodar o cancelamento em foreground tratando qualquer erro que apareça.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Olá, Fernando.

Eu vou aplicar as notas e lhe retorno.

Obrigada,

Sandra Teixeira