cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Ativar SCAN com solução de mensageria não GRC

0 Kudos

Pessoal bom dia,

Estou em um projeto e o cliente deseja utilizar a contingência da NF-e com o SCAN, porém a mensageria é uma solução de mercado, não é o GRC. Vocês sabem o que fazer para ativar o SCAN quando a mensageria não é o GRC. A comunicação entre o SAP e a solução de mensageria ocorre, no envio, por arquivos texto. Somente o retorno para o SAP ocorre por RFC.

Qualquer dica será bem vinda, desde já agradeço!

Assis Medeiros

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

0 Kudos

Para utilizar o SCAN com o GRC você precisa configurá-lo primeiro, para isso siga as instruções da SAP Note 1479099.

Feito o procedimento acima você deverá gerar o arquivo texto contendo as informações da NF-e para uma emissão em ambiente SCAN, ou seja, basicamente a série deverá ser entre 900 e 999 e o tipo de emissão = 3. O GRC e o PI se encarregarão de enviar essa NFe ao ambiente correto.

Adicionalmente você pode verificar com a RFC /XNFE/RFC_SRVSTA_READ se o SEFAZ está no ar ou não e enviar automaticamente para o SCAN assim como a solução utilizando ECC / GRC o faz.

Espero que ajude.

Marcelo

0 Kudos

Oi Marcelo, obrigado pelo retorno!

Quando a solução de mensageria não é o GRC, você sabe informar se o procedimento é o mesmo?...No envio a comunicação entre as aplicações ocorre apenas por arquivos texto.

Obrigado,

Assis

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Pro ERP ativar o SCAN (i.e. emitir notas com tpEmis = 3), a RFC acima tem q retornar, sincronamente, que a SEFAZ está down e o SCAN está on. O que o flag do local de negócios faz é justamente ativar a chamada dessa RFC.

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Oi Henrique, obrigado pelo retorno,

Essa RFC consegue ser chamada pelo ERP mesmo sem o GRC?...O único pré-requisito seria as configurações descritas na nota.

Assis Medeiros

0 Kudos

Assis, desculpe eu tinha entendido justamento o contrário... falei m...

Essa RFC está no GRC, portanto você não conseguirá chamá-la sem tê-lo.

Para ter o envio automático pelo ECC como na solução standard você teria que criar uma RFC para que o ECC chamasse sincronamente e "soubesse" se o SEFAZ está no ar ou não.

Nesse caso você provavemente não conseguirá utilizar a auto-determinação do SCAN, terá que gerar a NF em contingência para o SCAN manualmente.

Marcelo

Edited by: Marcelo Arrivabeni Vieira on Jun 7, 2011 7:22 PM

0 Kudos

Boa tarde Marcelo,

Obrigado pelo resposta. Vou analisar a viabilidade da própria mensageria fazer a alternação da contingência para o SCAN.

Valeu!

Assis Medeiros

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Até daria pra usar o PI pra emular a RFC, mas vc precisaria importar a definicao da RFC pro PI a partir de um ambiente GRC.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Assis,

Para os que não utilizam GRC, deve-se implementar a lógica de disponibilidade dos servidores (SEFAZ e SCAN) no método GET_SERVER da implementação da BAdI CL_NFE_PRINT.

Ali é possível criar uma lógica para por exemplo ler de uma tabela Z, ou até deixar fixo, como queiram.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

PS: Assis, você marcou como respondida sem pontuar os colegas, isto no SDN é similar a sair sem pagar, veja regras do fórum.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ah boa Fernando, nao sabia desse método na BAdI, mais uma pro catálogo.

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Fernando boa tarde,

Obrigado pelo retorno. É a primeira vez que uso esse fórum, não sabia que tinha que pontuar os colegas. Desculpe não foi intencional...ainda é possível fazer essa pontuação?

Assis Medeiros

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Assis,

relaxa, sem problemas.

O que importa é a intenção do pessoal.

Fóruns são ambientes de colaboração mútua, onde um dia alguém tem uma dúvida, e no outro ele vai tirar a dúvida de alguém.

A pontuação serve mais como um incentivo a contribuir e a agradecer por contribuições dadas.

Tem gente que entra aqui, pergunta e quando obtém o que quer, nunca mais volta té ter outro problema.

Claramente essa não é a sua intenção. Seja bem vindo!

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Olá a todos!

Nossa instalação tenta combinar o SAP ERP com a mensageria não ERP. Na verdade nem sempre combinam bem, mas dá samba. Para funcionar o SCAN, conforme a dica do Fernando, aplicamos a seguinte solução:

Ao assinalar o campo u201CDeterm.aut.servd.u201D no Local de Negócio (customizing), o SAP automaticamente consultará se é SEFAZ ou SCAN que está ativo, através do método GET_SERVER da implementação da BAdI CL_NFE_PRINT

Neste método, a tabela CT_SERVER_CHECK contem os campos SEFAZ_ACTIVE e SCAN_ACTIVE. Apenas um destes campos de ser assinalado com X. Para cada campo o SAP definirá o formulário a ser utilizado ao fazer a numeração da Nfe, se para SEFAZ ou SCAN, conforme customizing.

Dentro do método GET_SERVER pode-se consultar uma tabela Z que indica quem está ativo, se SCAN ou SEFAZ, assinalando o campo correspondente da tabela CT_SERVER_CHECK.

Uma alternativa automática para saber qual serviço está ativo é consumir via PI o WS do Sefaz que indica o serviço que está ativo.

Valeu Fernando.

Espero ajudar quem está passando por aqui.

Abçs

Heron Caetano

www.hcaetano.blogspot.com

Answers (0)