cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Carreira de Desenvolvedor SAP

Former Member
0 Kudos

Olá!

Sou consultora em desenvovimento Progress Datasul e me interessei pela carreira de desenvolvedores SAP. Como não tenho contato com o SAP, não sei por onde começar. Verifiquei que existem algumas categorias de treinamento relacionado ao ABAP, porém não sei qual delas é a melhor para iniciante e evitar perda de investimento.

Vocês podem me ajudar?

Documentação;

Dicas de Treinamento;

Escolas de Treinamento (Preferência Brasília)

Video aulas;

Sites e comunidades.

Tks!

Ronara.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Thread movida para community discussion (Portuguese).

Answers (2)

Answers (2)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ronara,

como o da Ros falou, e vc bem deve saber, linguagem é igual idioma: se vc nao tiver usando, vai esquecendo.

Entao o ideal seria mesmo se vc jah tivesse algum contato com ambiente SAP.

De qq maneira, busque pela internet o livro "ABAP em 21 dias".

Dá uma base pra vc pelo menos nao comecar "zerada" a academia ABAP.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Pessoal, muito obrigada pelas dicas!

Agora tenho um direcionamento....

Abs!

Ronara Nunes.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ronara,

Certamente a forma mais economica de se começar é estar por perto de um ambiente SAP, nem que seja como usuário isto facilita muito das oportunidades de se engajar aparecerem, porém com certeza não é a única porta.

Existem as academias oficiais que apesar de cara podem garantir empregabilidade imediata (sempre dependendo do mercado), hoje o mercado está "comprador".

Antes de investir em um treinamento vocë primeiro precisa escolher seu caminho inicial, de forma bem básica seriam 3:

- ABAP: Perfil técnico para os que gostam de desenvolver (programação de alto nível)

- BASIS: Focado na instalação e manutenção do ambiente (equipamentos, database, gerenciamento, segurança).

- FUNCIONAL: Perfil do consultor do negócio dividido por seus trocentos módulos (SD, MM, FI...)

Existem muitos módulos e produtos no mundo SAP, recomendo que comece a "namorar" lendo no fórum. E fuçando o SDN, faça uma ponte entre o que conhece de Datasul versus os produtos / módulos SAP. Muita coisa é novidade mesmo para qualquer veterano.

Esqueci que você comentou desenvolvimento...

Tem ABAP, WebDynpros, Java, Portal, WorkFlow, XI...

Segue abaixo duas threads com respostas de colegas que podem te direcionar:

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Edited by: Fernando Ros on May 18, 2011 4:17 AM