cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Sequencia de numeração de nota fiscal

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos,

Pessoal estou enfrentando um problema na empresa onde trabalho referente a numeração de notas fiscais. Na semana passada mudamos a numeração das notas para série 2 fazendo assim o reinício das notas, mas o problema é que do nada tivemos casos em que a numeração da nota não foi respeitada, pulando um número de nota, por exemplo, ontem o usuário fez a nota número 34 e hoje quando foi fazer a próxima saiu como 36.

Buscamos alguma explicação na ST22, pesquisamos na J_1BNFDOC, livro fiscal mas não encontramos nenhum sinal da nota 35. Pensamos que poderia ser um sistema externo que também faz utilização da numeração da nota, mas nele não consta nada referente ao número 35.

Pesquisando nos fóruns, encontrei uma discussão mas era sobre NFe e nele falavam sobre não deixar o buffer de nota do objeto J_1BNFENUM configurado, assim como mostrado na nota 1157815.

Como em nosso ambiente não estamos utilizando o objeto referente a nfe e sim a nota normal (J_1BNFNUMB) o buffer dele está configurado mas a quantidade de números armazenados é 0.

Alguém já passou por alguma situação parecida com esta e foi resolvido?

Att.,

Junior

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Junior,

Você disse que pulou 1 número, então acho que nem é o caso do buffer, onde pode-se pular blocos de vários números.

Você tem decouple implementado e usando?

Independente da causa raiz deste pulo específico, sem o decouple o sistema é vulnerável a vários pulos de numeração por diversas causas, algumas fora do controle como por exemplo erros de banco de dados ocasionais.

Verifique as configurações para o CALLRFC se estiver = vazio, entao nao estah usando decouple e estah vulneravel aos pulos de numeração.

Procure aqui no fórum sobre o tema decouple que você encontrará várias outras explicações.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fernando,

obrigado pela resposta..

Vou pesquisar sobre o decouple sim.. mas antes só gostaria de tirar uma dúvida.. no caso do decouple é independente se o sistema está configurado ou não para a NFe né? Pois meu ambiente não está configurado para NFe. Atualmente para trabalhar com NFe estamos exportando as notas e utilizando um outro sistema de mensageria de NFe.

Att.,

Junior

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Junior,

Acho que você confundiu GRC com NF-e. O decouple é para NF-e (parte ERP), pois é numerado internamente no ERP antes da transmissão, e é independente da mensageria utilizada que irá receber os dados já numerados.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Fernando,

me parece que vc que confundiu; segundo ele, a empresa nao está utilizando as funcionalidades de NF-e do ERP, eles emitem internamente como NF papel (modelo 1/1A) e deve ter uma integracao na impressao com a mensageria externa.

@Junior,

é isso mesmo?

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique e Fernando..

é isso mesmo...

o SAP não está configurado como NFe e sim NF papel mesmo... Criamos uma transação que depois de emitida a nota, o usuário digita o número da nota e a organização e então exporta em texto os dados da nota que é enviado para a mensageria externa.

Att.,

Junior

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Junior,

Vero, comi bola. Esquece o decouple...rsss

Então... Como é feita a numeração? O padrão anterior para NF seria fazer na impressão... como vocês fizeram isso?

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fernando,

Então, atualmente fazemos o seguinte... quando fazemos a saída da mercadoria (J1B2N), o SAP atribui o número de nota e criamos uma impressora virtual para simular uma impressão...

Depois disso utilizamos uma transação que criamos e exporta o arquivo texto desta nota e integra com o programa de mensageria.

Mas sobre o problema de pular nota acho que encontrei.. Encontrei um log dentro de uma tabela Z na qual mostra o sistema de frente de caixa fazendo chamadas diárias para pular a numeração as 05:48 da manhã, e neste horário não temos nenhum usuário utilizando o sistema. Estou vendo junto a empresa de frente de caixa se tem algum job ou algo parecido fazendo chamadas de número de notas.

Quando tiver uma resposta concreta deles eu posto aqui novamente...

Obrigado pela ajuda.

Att.,

Junior

carla_bussolo
Advisor
Advisor
0 Kudos

Olá Junior,

Lembre-se de compartilhar conosco as informações a respeito da solução encontrada, assim, todos aprendem com sua resposta.

E, após compartilhar conosco, tendo o problema resolvido, por gentileza feche a thread.

Obrigada,

Carla

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Movendo para o fórum correto.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Obrigado Henrique.

Att.,

Junior