cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Dúvida ICMS40 / CST / vICMS / motDesICMS

Former Member
0 Kudos

Boa tarde.

Estou com uma dúvida sobre uma validação do ICMS40.

(abri o chamado 370449 / 2011 pois o problema esta ocorrendo com várias filiais).

Mas de qualquer forma gostaria de compartilhar o problema para que eu possa entender o funcionamento.

Validação que esta ocorrendo (após aplicação da SAP Note 1576480 - Update validation rules for ICMS 40 tag)

- Erro de validação: campo Tax Value. (campo IT_NFE_ITEM_TAB-L1_40_VICMS, ID campo )

- Erro de validação: campo Reason for ICMS Exemption. Must be filled in combination with other fields. (campo IT_NFE_ITEM_TAB-L1_40_MOTDESICMS, ID campo )

- Informação de validação: campo IT_NFE_ITEM_TAB-L1_40_VICMS na verificação NOT_INIT_FIELDS preenchido!

Se remover a validação da filial a nota é "Autorizada".

Verifiquei um XML similar Autorizado anteriormente a aplicação da nota e esta assim:

.....

Dúvida: Os campos vICMS e motDesICMS só não devem ser informados quando a

ISENSAO for condicional? Aparentemente esta validando caso o campo L1_40_VICMS esteja preenchido

(vide /XNFE/FLDVALID onde TABLENAME = IT_NFE_ITEM_TAB & FIELD = L1_40_MOTDESICMS).

At.,

Bernardo Braga

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Estimado,

Normalmente o ICMS40 não leva ICMS. Por este motivo pode estar enfrentando o erro 531 de rejeição da SEFAZ.

O que se passa é que, o R3 mapeia tudo o que existir de condição na nota fiscal.

Verifique isto com o fiscal de sua empresa:

1 - Se realmente o ICMS deve estar destacado na nota.

2 - Se sim, verifique se o CST esta correto para a operação.

Abraços

Gustavo

Former Member
0 Kudos

Boa tarde.

Pois é.

Creio que a questão é essa mesma. Acredito que a tag VICMS não deveria estar preenchida. O SAP ECC esta preenchendo com valor 0.0 e acho que esta é a causa do problema.

Vou verificar com o Fiscal esta semana e posto aqui a conclusão.

Grato.

At.,

Bernardo Braga

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Bernardo,

L1_40_VICMS está saindo 0.00 do ERP? Isto é vazio...

E qual o valor para L1_40_MOTDESICMS ?

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom dia.

Único lugar que tem VICMS no XML é no TOTAL (vide abaixo). E esta vindo 0.0. Já a TAG do campo L1_40_MOTDESICMS nem esta vindo no XML.

At.,

Bernardo Braga

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Bernardo,

pelos sintomas, parece que o problema é justamente o contrário do que vc falou, ou seja, o campo l1_40_vicms deveria vir vazio (0.00) mas está vindo com algum valor != 0 (lixo? o próprio sap jogou?). E, em vindo preenchido, o validador está dizendo que ele deveria vir prenchido juntamente do l1_40_motdesicms. Ao desabilitar o validador, o XML nao tem nenhum dos 2 campos pois a regra de preenchimento na /XNFE/006_SIGN_NFE_OUT olha apenas pro l1_40_motdesicms pra decidir se preenche as 2 tags ou não, e daí passa na SEFAZ.

Tente verificar, via debug, qual o valor que está nesse campo no momento da chamada do form call_xi na J_1B_NF_MAP_TO_XML.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Oi Bernardo,

Só confirmando o que o Henrique postou, a dúvida é o que está saindo do ERP... o não montar está entendido.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

0 Kudos

Bom dia a todos.

Estou atualmente com o mesmo problema.

Bernardo,

Voce conseguiu solucionar o problema?

Verifiquei que na NT 2011/004, na página 18, fala sobre essa Tag, porém o prazo de vigência é de 01/11.

Aguardo uma resposta.

Abraço

Julio

Former Member
0 Kudos

Julio, bom dia.

Não consegui resolver. Para contornar o problema, simplesmente removi a validação.

Mas lendo a NT2011.004 acho que vou ter problemas.

Vou encaminhar a questão novamente para nossa equipe SD/Fiscal para que eles possam analisar novamente.

Quando tiver uma resposta eu posto aqui.

At.,

Bernardo Braga

0 Kudos

Obrigado Bernardo,

Ao retirar a validação não houve nenhum problema fiscal? a operação ocorreu normalmente?

Pode me esclarecer como é retirada essa validação?

Vocês continuam emitindo para esse cliente dessa forma?

Aguardo seus comentários.

Att

Júlio

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Bernardo / Julio,

A validação no GRC está correta, informações para Zona Franca não estavam sendo corretamente montadas pelo ERP / BAdI.

Descritivo: O valor do ICMS estava saindo negativo do ERP e o campo MOTDES não está sendo preenchido pela BAdI.

O problema "passou" a acontecer quando o GRC começou a criticar estas informações que nem são mapeadas para o XML anteriormente.

Solução:

- Aplicar a SAP Note 1621044 - BR: NT 04/2011 ICMS exemption reason & value for Zona Franca

- Voltar a validação original do GRC

Atenciosamente, Fernando Da Rós

PS: Bernardo, à época do seu post era uma questão nova, somente mês passado que o caso foi devidamente tratado após entendido o todo em volta da situação.

Edited by: Fernando Ros on Sep 9, 2011 5:06 PM

Former Member
0 Kudos

Fernando, muito obrigado.

Vamos aplicar esta nota e voltar a validação.

Júlio, a retirada da validação foi uma medida de contorno só até encontrarmos o problema/solução. Não aconselho nunca.

Vou aplicar a nota que o Fernando indicou e reativar a validação.

Qualquer novidade eu posto aqui.

PS: Fernando, eu "abondonei" a analise deste problema...rs....correria. Sabe como é né...vlw.

At.,

Bernardo Braga

Edited by: Bernardo Tavares Braga on Sep 9, 2011 7:18 PM

0 Kudos

Boa noite Fernando,

Fizemos a aplicação da nota e testamos em DEV e QAS com exito, não houve erro de validação.

Porém ao transportarmos para PRD algumas foram autorizadas e outras não com outro erro de validação.

Erro de validação: campo Reason for Activating Exception Situation. Field length shorter than minimum allowed length. (campo IS_NFE_HEADER-XJUST, ID campo )

Alguem ja passou por um problema desse?

Obrigado

Júlio Meireles

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Julio,

o erro nao tem nada a ver com o campo .

Me parece que vcs tem notas em contigencia (tpEmis != 1) mas com um texto de justificativa menor do que 15 digitos.

Recadastre os textos com no minimo 15 digitos (sem contar caracteres especiais, que serao removidos) e dê reset/send.

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Boa tarde Henrique,

Relamente a descrição do motivo de contingencia estava com 13 digitos. Já alteramos e foi tudo bem.

O que ocorreu é que as NF´s que ja foram enviadas com o motivo de contingencia com 13 digitos, não conseguimos autorizá-las. Só conseguimos autorizá-las abrindo o ambiente e alterando a tabela J_1BNFE_ACTIVE com uma descrição maior de 15 digitos.

Diante disso,

Fernando e Henrique agradeço pelas orientações bem sucedidas.

Bernardo,

espero que tenha sucesso na sua aplicação.

Obrigado a todos,

Att,

Júlio Meireles

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

Vocês poderiam me informar como é feito carga do valor no campo L1_40_VICMS?

Nosso analista fiscal acredita que se não carregarmos este campo quando necessário, haverá problema com o

SEFAZ de AM.

Grato.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Renato Aguiar,

Leia e implemente a SAP Note 1621044 - BR: NT 04/2011 ICMS exemption reason & value for Zona Franca.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Bernardo,

A validação do GRC está fazendo o seu papel. O GRC está recebendo do ERP os valores de ICMS na tag 40 porém nada no motivo, daí gera o erro que se está enviando um valor de ICMS então obrigatoriamente deve enviar o motivo.

Ao remover esta validação você está obtendo a autorização, pois a decisão de preencher a tag está no MOT e não no vICMS, por isso você não encontra estas informações no XML.

A investigação deve ser feita no sistema fonte. Não sei julgar funcionamente, mas as perguntas seriam:

- por que o valor está sendo preenchido. É correto?

- se ok, cadê o motivo, pq não foi preenchido?

Atenciosamente, Fernando Da Ró