cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

erro 999 erro não catalogado

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

Estou em um cliente e uma NFE está com o erro: erro 999 erro não catalogado.

Como faço para reenviar a NFe para a SEFAZ se todas as informações da NF estão preenchidas e não consigo descobrir a que se refere este erro... alguém pode me ajudar?

Obrigada!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Para reenviar entre na transação J1BNFE do SAP ECC e efetue um RESET ("Anular status da NF-e") e depois RESEND ("Reenviar").

Caso continue retornando 999, tente baixar o XML do monitor GRC, abra no NOTEPAD, copie o conteúdo e valide no site abaixo:

http://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-VAL.aspx

Se não for encontrado nenhum erro tente analisar o XML com mais detalhe. Caso não encontre nenhum problema envie o XML para SEFAZ em questão questionando o motivo da rejeição.

obs.: Certifique-se que o validador do GRC esta ativado.

At.,

Bernardo Braga

Edited by: Bernardo Tavares Braga on Apr 29, 2011 1:48 PM

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Obrigada mesmo pelas explicações, realmente me ajudou muito.

Acho que o problema era na SEFAZ mesmo porque depois quando reenviamos as NF's foram aprovadas na J1BNFE.

De qualquer forma, salvei tudo o que vc escreveu, para uma próxima ocasião eu já estarei bem preparada.

Abraços!

Former Member
0 Kudos

Bernardo,

Realizei a análise e cheguei a conclusão que esse caso é bem isolado.

A NFe não atualizou as tabelas J_1BNFE_ACTIVE e J_1BNFDOC.

No sistema de mensageria do cliente e na SEFAZ a NF estava concluida e aprovada.

Nesse caso, fui informada por um colega que eu deveria atualizar a tabela do SAP.

Atualizei e resolveu o problema.

Mas poderia ter uma outra forma? Porque, e se estes casos começarem a se replicarem... será que existe uma nota para ser aplicada ou algum outro procedimento?

Bom, agradeço a ajuda!

😃

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Angelstyle,

Sobre o 999 ele é altamente genérico e nem sempre o problema está contigo, quando a Sefaz responde este 999 deve (nem todas fazem isto) colocar no xMotivo desta resposta com 999 o motivo real por que ela está rejeitando. Já vi neste xMotivo as coisas mais loucas tipo "erro do servidor de database (interno Sefaz)", "diversos erros java (interno Sefaz)", "erro ao gerar protocolo de recebimento"... Tem que olhar no payload que recebeu o 999, o que você tá vendo já é um posterior, provavelmente retransmissão.

Outra coisa é que não é garantido que um 999 respondido pelo webservice significa que a nota não foi processada.

A estratégia que adotamos no GRC para minimizar o impacto é quando o 999 é a nível de lote, é represado no GRC forçando que o usuário faça um status query manual para saber se foi autorizado ou nao. Se for a nível de nota dentro do lote, este é repassado ao ERP.

E como procedimento padrão ao receber um 999, recomenda-se tentar mais de uma vez fazendo o que o Bernardo comentou RESET e SEND. Numa segunda transmissão o problema do 999 inicial pode ter sido sanado, ou então a Sefaz pode responder com rejeição 204 (duplicidade), que resolve-se também com o status query.

Observação: 999 significa alguma coisa errada e 90% é dentro da Sefaz, então "olhe em volta" para saber se outras notas estão sendo autorizadas por aquela sefaz no mesmo momento... se tiver muito 999, é bom não insistir com a Sefaz... deixa ela descansar (se o processo é crítico alterna a NF-e para contingência e recria o processo, mas olhe "em volta" primeiro... se a Sefaz não está legal talvez seja o caso de colocar a Sefaz em contingência).

Quando ao "como corrigir", em termos de GRC na parada seria feito o seguinte:

- ERP rejeitado e GRC autorizado emissao

- na J1BNFE do ERP fazer o RESET + SEND

- o GRC nao aceitaria esta transmissao por estar autorizado, então o ERP fica com aguardando porem com o G (erro mensageria)

- rodar o /xnfe/update_erp_status_dial no GRC para transmitir seu status autorizado para o ERP finalizando o processo

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Complementando o que o Da Ros falou:

Semana passada a SEFAZ PR estava retornando erro 999 p/ algumas notas e a solução foi ligar na SEFAZ, avisá-los do problema e após solicitação da SEFAZ, reenviar as notas. Segundo o atendente do suporte, eles deram um "restart" no serviço.

[]'s

JN

Former Member
0 Kudos

BERNARDO,

Então, o cliente não possui a solução GRC.

Mas me encaminhou o XML da NFE e na tag:

Tag do XML:

Está autorizada o uso da NFe.

Já no monitor SAP - J1BNFE a nota está como rejeitada.

Sabe o que posso fazer?

Obrigada!

Former Member
0 Kudos

Como não é GRC não sei dizer.

Mas imagino o seguinte cenário: SAP ECC enviou a nota para a mensageria que retornou a rejeição. Depois a própria mensageria reenviou para SEFAZ e foi autorizado. Porém como o retorno ao SAP ECC já tinha sido feito a autorização não será atualizada.

Tentou reenviar a nota?

At.,

Bernardo Braga