cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Soluções SAP para Sustentabilidade: Vamos nos encontrar aqui?

Former Member
0 Kudos

Voce tem duvida sobre o SAP EC? Carbon Impact? EHSM?

Vamos trocar idéias e sugerir soluções através deste canal?

Lá vai a primeira: Voce sabia que o SAP Environmental Compliance chamva-se xEM (xApp Emission Management) ?

A terminologia Emission dava a impressão de que o produto não trataria, por exemplo efluentes hidricos. Acho que o nome Environmental Compliance ficou melhor mesmo. Afinal o SAP EC trata de conformidade ambiental, tanto em licenças como monitoramento das condicionantes.

Abraços!

Casarini

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Bom dia Casarini.

Interessante... não fazia a menor ideia de que a SAP tinha solução pra isso! Como está esse mercado no Brasil?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Sem dúvida!

Veja os links sobre o tema:

Primeira recomendação é assistir os Webinars de SuPM, Carbon IMpact e Environmental Compliance em www.sap.com.br/sustentabilidade.

Bem como o http://service.sap.com neste site você precisará ter uma chave de acesso de cliente ou parceiro SAP para acessar. São documentos bem técnicos.

Obviamente, que o http://help.sap.com também é uma fonte à considerar. É bem didático e escrito com informações sobre as soluções em geral.

E, claro, a própria SDN é uma fonte riquissima.

Até

Former Member
0 Kudos

Valeu Casarini! Muito interessante as informações no blog!

Abraço

Eduardo Chagas

anderson_vieira
Discoverer
0 Kudos

Casarini,

Atualmente estou implementando EC3.0 aqui mesmo no Brasil, mais especificamente no PR.

Estou tratando de processos para:

Gerenciamento de Emissões Atmosféricas

Gerenciamento de Licenças e Certificados Ambientais

Gestão de Águas e Efluentes

Gestão de Energia Elétrica

Emissões e Sequestro de CO2

Gerenciamento de Legislações

Aspectos e Impactos Ambientais

Metas e Objetivos

Observo que ainda não há muita difusão do quanto o EC é dotado de possibilidades.

Como a plataforma é Netweaver (Java) percebi que a praticidade de atendimento aos processos e cenários é muito superior aos postos pelos módulos do EHS tradicional (ERP SAP).

abraços,

Anderson Vieira


Former Member
0 Kudos

Boa noite, Anderson.

Estou atuando recentemente com o SAP EH&S, precisamente o EC. Apesar de ser novo na área tenho experiência há bastante tempo com outros sistemas de gestão, em especial, gestão de requisitos legais e auditorias.

Participei de um projeto de implantação que o foco era o gerenciamento das Licenças e suas condicionantes e, a segunda etapa seria a gestão de requisitos legais.

Como você mencionou, apesar da facilidade pela plataforma Netweaver, ficaram muitas dúvidas a respeito de como seria o gerenciamento dos outros requisitos. Lembro me que o cliente fazia a gestão através de um serviço oferecido por uma empresa de advocacia, ao todo eram mais de 300 requisitos entre segurança, medicina, qualidade e meio ambiente.

Por favor, caso seja possível gostaria de saber mais a respeito desta etapa em especial, como proceder com cada um dos requisitos? Assumir cada requisito como se fosse uma permissão (licença e os itens a atender como condicionantes)? Vale lembrar que o sistema atual do cliente disponibilizava um questionário previamente a respeito de cada um dos requisitos para avaliar sua aplicabilidade ou não.

Obrigado.

Grato.