cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e Serviços - São Paulo / Cotia

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Por favor, já implementamos a nota 981687, mas não encontramos as orientações de como configurar esta solução. Onde posso encontrar? Já é do nosso conhecimento que a nota é referente a Nota Fiscal Eletronica de Serviços - São Paulo. Estamos implementando para Cotia e já estamos cientes que teremos que realizar alguns ajustes e complementos da solução.

Desde já, grato.

Alexandre T. Almeida

TCS Brazil

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Alexandre.

Que tipo de ajustes você deseja fazer? Você já conseguiu gerar o arquivo? Dependendo da sua necessidade penso que você pode criar uma copia do programa J_1B_NFE_CREATE_TXT_FILE e adequá-lo as suas necessidades..

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

Antes de mais nada, agradeço sua predisposição em contribuir.

Sim, estamos estudando exatamente isso, fazer a cópia desse programa e adaptar, até porque Cotia está usando o padrão ABRASF e o arquivo precisa ser gerado em XML.

Minha dúvida está na questão do retorno. Como a solução da SAP não foi concluída, cada empresa acaba adotando uma solução em particular. Aqui, estamos pensando em usar o DOCNUM como RPS e e o NFNUM para gravar o número da NFS-e gerada pela prefeitura. Ou, quem sabe criar campos adicionais para armazenar os dados de retorno.

Você tem alguma sugestão?

Desde já, grato!

Alexandre

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Se é ABRASF / NFS-e, então não é uma simples questão de gerar o arquivo.

Vc precisa nao só gerá-lo mas também de uma mensageria para trocar mensagens com os webservices da prefeitura de Cotia.

Você pode desenvolver essa mensageria sobre o SAP PI, se o cliente já tiver o PI instalado, ou vai ter que adquirir uma aplicacao de mercado. Existem algumas consultorias que já tem uns pacotes pré-desenvolvidos para acelerar projeto de NFS-e.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Oi Alexandre.

Eu acho melhor aproveitar os campos... mas existe mais coisa além do no. do RPS e da nota em si como o controle do status, processamento de lote e a própria comunicação com o webservice. Acho interessante você avaliar as soluções de mercado para entender melhor e mesmo que não seja o caso de adquirir uma avaliar as melhores práticas.

@Henrique, pela apresentação do Paulo Roberto no fórum 2011 tudo indica que as prefeituras irão seguir o modelo definido pela ABRASF; inclusive a prefeitura de SP se comprometeu em migrar para este modelo. Não ficou claro se já existe no backlog da SAP essa solução. Você sabe dizer se já existe uma definição se a SAP vai entregar uma solução seguindo este modelo?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Henrique e Eduardo,

A prefeitura de Cotia possibilita o envio do arquivo XML a partir de um upload no portal deles, sendo assim, não vamos adotar nenhuma mensageria no momento.

Porém estou enfrentando um problema referente a armazenar as informações, pois a nota 981687 criou os campos:

J_1BPREFNO NUMC 8 Service NF-e Number Provided by Prefecture

J_1BCHECOD CHAR 8 Checking Code of Service NF-e

E o padrão ABRASF (Cotia) solicita estes campos com tamanho diferentes da nota:

J_1BPREFNO NUMC 15 Service NF-e Number Provided by Prefecture

J_1BCHECOD CHAR 9 Checking Code of Service NF-e

Creio que teremos que modificar o tamanho dos campos para poder atender.

Alexandre

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Alexandre,

entendi, nao conhecia casos de prefeituras que estavam fazendo como a prefeitura de Cotia (processo "XML offline").

Ou seja, mesmo que eles estejam adotando o layout de NFS-e da ABRASF, não dá pra dizer que eles estão adotando o modelo ABRASF, pois esse modelo pressupõe todo um processo de comunicação, com diferentes serviços (web services) desempenhando papéis diferentes em diferentes momentos do processo.

E sim, como você bem observou, a nota 981687, como eu já falei, atende ao modelo da prefeitura de São Paulo, apenas.

Ela não foi feita pra atender, e não atende, o modelo ABRASF. Quaisquer modificações tem que ser feita via desenvolvimento custom.

@Eduardo,

tem que perguntar pro Bruno Renzo.

Mas como falei acima, se as prefeituras apenas seguirem o layout da ABRASF mas inventarem os processos mais diversos de comunicação, vai continuar não ajudando. No máximo, vao criar uma RFC standard no ERP pra gerar os dados (que vc poderia formatar pra XML num PI ou mesmo com ABAP "na unha"), mas sem um padrão de comunicação realmente estabelecido e acordado, vai ser difícil a SAP desenvolver uma mensageria standard pra NFS-e.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Troquei a seguinte mensagem com o suporte SAP:

-

-


Hi SAP,

Based on law of the Cotia City in São Paulo. We need apply the

SAP Note 981687 to get a kick-off of the solution, because we must that

start the process on january 1º 2011. In the first

analisys, we have saw that the informations below are not compliance:

J_1BPREFNO NUMC 8 Service NF-e Number Provided by Prefecture

J_1BCHECOD CHAR 8 Checking Code of Service NF-e

The correct information must be:

J_1BPREFNO NUMC 15 Service NF-e Number Provided by Prefecture

J_1BCHECOD CHAR 9 Checking Code of Service NF-e

We need know if we can change the size of the fields to be in

compliance the law.

Thanks in advance,

Alexandre Tadeu de Almeida

TCS Brazil FI Consultant

-

-


Alexandre,

You can adjust according your needs, just remember this is under

customer responsability and SAP will not support this changes, in the

future as your Z programs.

-

-


O que você acha? Devo alterar os campos ou criar uma tabela z para manter um relacionamento para fazer um controle paralelo?

Sua sugestão será bem vinda...

Alexandre

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Alexandre,

nao sou a melhor pessoa pra te dizer como proceder nisso.

Eu nao sei em detalhes como esses campos sao usados no ERP.

Digo, é nota de serviço, entao nao seria relevante pra SPED Fiscal, mas talvez seja pra SPED PIS COFINS.

Nesse caso, nao sei que tipo de informação tem q ser enviada.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Alexandre,

Não sei se entendi bem, mas ao que parece não terá grandes problemas para ti:

Porém estou enfrentando um problema referente a armazenar as informações, pois a nota 981687 criou os campos:

J_1BPREFNO NUMC 8 Service NF-e Number Provided by Prefecture

J_1BCHECOD CHAR 8 Checking Code of Service NF-e

E o padrão ABRASF (Cotia) solicita estes campos com tamanho diferentes da nota:

J_1BPREFNO NUMC 15 Service NF-e Number Provided by Prefecture

J_1BCHECOD CHAR 9 Checking Code of Service NF-e

Você não precisa modificar o domínio no ERP para atender estes dados no formato do TXT de Cotia, já que você terá que fazer um Z cópia do atual então pode converter em tempo de execução.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Answers (1)

Answers (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Confesso que desconheço documentação dessa funcionalidade, mas é bem straightforward.

Na nota existem os reports q vc extrai a lista de notas pra um txt, q vc entao faz upload manual no site da prefeitura.

Talvez pra prefeitura de Cotia vc precise ajudar o layout.

Abs,

Henrique.