cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro ao acessar o web service da assinatura digital

Former Member
0 Kudos

Pessoal boa tarde!

Estou acessando o endereço: http://00/DigitalSignature/ws?style=document e estou obtendo a resposta 404 Page not Found.

O componente SLL-NFE-JWS foi instalado via JSPM e nós estamos trabalhando com o PI 7.1

Podem me ajudar ? O que falta para eu conseguir acessar o link ?

Obrigado

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Vc acessa a home page da JEE via http://00 ?

Nao necessariamente a porta HTTP Java é 5xx00, pode ser alterada na instalação.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Importante

Naveguei pela J2EE e achei o WebService lá, fiz o teste e funcionou, porém quando acesso o link diretamente não tenho êxito:

tentei o http://:50400/DigitalSignature/ws?style=document

Agradeço a ajuda

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Thiago,

se navegando funciona, clique sobre o servico e verifique qual URL ele aponta pro WSDL.

Depois, pra ter a URL do endpoint, é só substituir "?wsdl" por "?style=document".

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Fiz exatamente isso, daí tirei o endereço:

http://:8004/DigitalSignature/ws?style=document

porém quando jogo no browser direto recebo o Page not found.

Obrigado

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Essa porta tipicamente é a porta HTTP ABAP, me parece que existem configuracoes conflitantes no seu sistema...

Na hora da instalacao, confudem a porta ABAP com a Java, e daí pra corrigir é um caos.

Se vc clica em cima do link, ele te leva pra que URL?

Ainda, abrindo o WSDL, qual o endereço que ele tem dentro do attribute "location" do campo <soap:address>?

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Então Henrique,

Obs: é o PI 7.1, ok ?

O SOAP address dentro do WSDL é o http://:8004/DigitalSignature/ws?wsdl&style=document&mode=standard.

eu pego a location e coloco direto no browser e recebo o page not found 404.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Thiago,

lembrei agora de um lance que no PI 7.1 a porta HTTP pode ser a mesma pra ABAP e Java.

Só que a porta seria a 5xx00 e nao 80xx, entao com ctz existem valores mantidos erroneamente na instancia

Nao sei exatamente onde, mas chutaria no Instance Profile (RZ10) ou parametros icm/* na SMICM.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Henrique

Tipo, posso estar falando besteira, mas nao seria o caso de ele pegar na SMICM no integration as portas de serviço configuradas assim teriamos uma visão melhor das portas que ele deve usar.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sim, pode ser também. Pelo comportamento, a porta 80xx está configurada como porta HTTP Java (o WS Navigator monta a URL dinamicamente a partir das configurações).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Pessoal, primeiramente obrigado pelo esforço.

Os dados de conffigurações estão assim:

icm/server_port_0 = PROT=HTTP,PORT=50400,TIMEOUT=60,PROCTIMEOUT=600

icm/server_port_1 = PROT=P4,PORT=50404

icm/server_port_2 = PROT=IIOP, PORT=50407

icm/server_port_3 = PROT=TELNET,PORT=50408,HOST=localhost

icm/server_port_4 = PROT=SMTP,PORT=0,TIMEOUT=120,PROCTIMEOUT=120

icm/server_port_5 = PROT=HTTP,PORT=8004,TIMEOUT=600,PROCTIMEOUT=1600

icm/HTTP/j2ee_0 = PREFIX=/,HOST=localhost,CONN=0-500,PORT=50400

Outra coisa, eu sei que o JSPM faz o restart da J2EE engine após a aplicação de pacotes. Porém , vocês acham necessário efetuar um restart no SAP após a aplicação do JWS ?

Obrigado

Former Member
0 Kudos

Complementando ICM

    1  HTTP         50400                sapr3dev01.oil.galpe        60        600
    2  P4           50404                sapr3dev01.oil.galpe        30         60
    3  IIOP         50407                sapr3dev01.oil.galpe        30         60
    4  TELNET       50408                localhost                   30         60
    5  SMTP         0                    sapr3dev01.oil.galpe       120        120
    6  HTTP         8004                 sapr3dev01.oil.galpe       600      1.600

Edited by: Fernando Ros on Apr 1, 2011 2:35 AM formatando

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Thiago,

Eu nao sou basis, mas olhando essa configuracao, me parece que o parametro 5 está sobrescrevendo o 1, já que ambos usam o mesmo protocolo (HTTP). Aparentemente, esse server_port_5 está "sobrando" na história.

Ainda, ele nao bate com a sugestao de configuracao de portas default para ambientes dual stack:

http://help.sap.com/saphelp_nwpi71/helpdata/en/48/3ae05299c172d0e10000000a42189c/frameset.htm

(note que ele só vai do 0 a 4).

Seria interessante avaliar com o Basis pq ele adicionou o server_port_5, ou se foi algo automático.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Eu sou Basis, mas não fui o responsável pela instalação e etc.

Se foi incluído ou mesmo que tenha sido automático deve estar causando o problema. Assim que deletarmos, o que devo fazer ? Reinstalar o JWS ?

Ou seja, excluir o componente vis SDM e depois instalar via JSPM novamente ?

Obrigado novamente

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Creio que nao sera necessário reinstalar nao, vc só está atribuindo um determinado serviço à uma porta especifica, se vc mudar a porta o servico continuara internamente funcionando da mesma maneira.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Também acho que nao seria o caso de reinstalar o componente, pois esse parametro é relativo à instancia, nao a algum componente específico. Provavelmente, a URL em questao é gerada dinamicamente, em tempo de execução, a partir dos parametors do profile da instancia.

Talvez o que seja necessário seja um restart do servidor.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Hennrique,

OK, o Basis da Inglaterra tirou o parametro e realmente a location mudou. agora está apontando para a porta correta 50400. Porém o Not Found 404 continua quando eu tento colocar o endereço direto no browser.

A versão instalada parece ser o último support package : 11 (1000.100.0.11.0.20090915214612)

Preciso ter esse cara onde está o client do GRC (ABAP) com o netweaver 7.0 ?

Nos logs do DefaultTrace não tem nenhum erro.

O teste Pelo Netweaver Web Services funciona ok.

Obrigado

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Thiago,

cara, tem algo muito estranho.

Como que o link do teste funciona, se é o mesmo link??

Digo, qual a URL que o teste mostra que está sendo chamada??

No WSNavigator do 7.1, qdo vc está testando, ele mostra a URL sugerida (se vc escolher o radio button do lado dela, vc pode selecioná-la e copiá-la). Essa URL é a mesma que vai no atributo location do WSDL.

Verifique o protocolo (http x https).

Ainda, esse sistema tem cluster (load balance)?

Se sim, talvez vc precise rodar o teste com a URL do app server e nao do dispatcher.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Já fiz o teste assim e funcionou também e copiei a URL e colei no browser e deu o mesmo erro.

Veja abaixo o XML de retorno no teste:

:50400/DigitalSignature/ws?style=document

E foi a mesma que eu copiei e colei no browser

O erro que apresenta na tela é:

Not Found 404

Web Service Endpoint URI expected. Not found endpoint with URI /DigitalSignature.

Details: No details available

Acha que devo abrir um chamado very high ? Nosso go live tem que ser sexta-feira.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Cara,

abre o chamado VH sim, pois pode impactar o Go-Live, apesar de q ainda me parece ser um problema de rede ou alguma comida de bola, e nao da aplicacao, pois o teste funciona.

Mas me diz uma coisa: como que o go-live é sexta se vcs nao fizeram, até hoje, nem um único teste de envio de NFe, já que a assinatura nao funciona???

Nao me parece realista isso.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Pois é, por isso me trouxeram pra cá, por que precisa entrar e amanhã é quinta-feira.

Contudo, pode ser algum problema com proxy sim, já encontrei os arquivos JSP que guardam as chamadas para as páginas e vou dar uma olhada neles. Se a chamada estiver correta e a página estiver lá~o problema é proxy.

Se for com o proxy o problema, o PI vai conseguir assinar apesar de eu não conseguir acessar a página.

Tem algum teste que posso fazer pelo PI para verificar se está assinando ?

Por exemplo aquele teste que está no menu Tools --> Test Configuration e que posso preencher a interface, o sender e etc ?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Cara,

vc sendo basis, tem acesso ao servidor do PI, correto?

É windows ou unix based? De qq maneira, dá pra abrir um web browser e testar a URL direto de lá.

Apesar de que se fosse apenas proxy, vc nao teria aquela msg do servidor (URI /digitalsignature nao aponta pra endpoint) mas sim um HTTP 404 puro, do proprio browser.

Abre o VH e pede pros caras avaliarem.

Outra coisa: vc nao sabe se a chamada via PI funciona?

Ou seja, nao houve de fato nenhum teste de comunicacao ainda??

Caramba!

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Seguinte, Olhei e a página estava lá correta. A chamada também estava correta. Acertei o cache e mesmo não conseguindo acesso diretamente pelo browser o PI está assinando o XML normalmente e perfeitamente.

Provavelmente o erro aqui é de rede ou proxy e que não está afetando o processo, por tanto, vamos entrar em go live e resolver isso posteriormente.

Obrigado pela ajuda de todos

Grande Abraç

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nossa que erro bizarro, porque o erro nao é de rede pura, pois ele dá a mensagem do servidor HTTP 404 endpoint nao encontrado.

Será que o problema não é no seu hosts file (tá apontando pro IP do servidor errado) ou no DNS?

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

de uma validada se realmente o assinador foi instalado

acesse o endereco

http://<servidor>:5<id>00/index.html

ai escolha WebServices

use o usuario j2ee_admin

se ele estiver instalado nesse servidor que vc quer mesmo, vai aparecer na lista.