cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Status da NF-e ECC diferente do GRC

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Estamos com problemas na atualização da nota no ECC.

A nota segue o processo normal, e ao retornar do Sefaz, o PI recebe com status de sucesso, porém não envia para o ECC e no monitor ficar com status em processamento (Engrenagem).

A nota não consta na tabela /XNFE/BACKSTATUS.

O job NFE_UPDATE_ERP_STATUS está executando o programa: /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS, porém como a nota não consta na tabela /XNFE/BACKSTATUS, o programa cancela não alterando o status no monitor.

Para atualizar o status desta nota, executamos o programa /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS_DIAL, assim a nota fica com status concluída, porém temos que evitar esta execução do programa, e a nota deve ser enviada pelo job.

Alguém poderia nos ajudar.

Obrigado.

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Fernando e Rogério,

Estou com um problema semelhante, mas com um agravante.

Os ID's de meus DOCNUMs não constam na /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS, ou na /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS_DIAL e na /XNFE/NFE_HIST.

Tenho dois casos, ambos com nota em "engrenagem" sendo uma aprovada pela SEFAZ e a outra inexistente na mesma.

Tentei os procedimentos acima mencionados, mas não consigo avançar.

Teriam algum norte de como proceder com este problema?

Desde já lhes agradeço.

Former Member
0 Kudos

Olá Michelly

Você conseguiu resolver esse problema? Eu estou na mesma situação e gostaria de saber se encontrou algo antes de mudar valores diretamente em tabela.

Obrigado

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia,

Verifique se existe algum dump na SM13 do ERP para o user da RFC, ou algum erro na tabela J_1BNFE_INVALID para o DOCNUM em questão.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando, obrigado pelo retorno.

Na SM13 não apresentou nenhum dump na data da nota, e na tabela a não existe a nota, talvez porque a nota já foi concluída.

A dúvida é: esta nota que não foi enviada deveria ir para tabela /xnfe/backstatus, certo ?

O programa faz uma busca nesta tabela, e como a nota não se encontra, não reenvia a mesma.

Sabe qual o motivo, já se deparou com este problema?

Obrigado.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rogério,

Na SM13 não apresentou nenhum dump na data da nota

É antiga a data? Será que o job que elimina as entradas antigas da SM13 não passou e limpou? Só pra tirar a dúvida ...

e na tabela a não existe a nota, talvez porque a nota já foi concluída.

Na /xnfe/backstatus?

Qual versão do GRC SP vc está? A partir do SP12 ou SP13 mudou e só cai na backstatus para objeto com lock no ERP ou erro de comunicação... para as demais ele fica no campo ERPERROR na tabela /xnfe/nfe_hist. Confirme se não tem nada por lá...

O programa faz uma busca nesta tabela, e como a nota não se encontra, não reenvia a mesma.

O reenvio automático só acontece para as situações previstas acima... para todas as demais de 103, 107, 108, 109... entre outros, deve-se investigar pois existe uma causa raiz que deve ser tratada. Veja na /xnfe/nfe_hist se tem algo no campo ERP_ERROR

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando, td certo ?

A nota é do dia 17/03, na SM13 não consta nada de dump.

A versão utilizada é a SP16, por isso então não estão indo pra tabela /xnfe/backstatus?

Na tabela /xnfe/nfe_hist não consta nada flegado no campo ERROR_ERP, talvez porque a nota já foi enviada com sucesso após execução do programa /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS_DIAL.

Tentei procurar alguma nota a respeito, porém sem sucesso.

Seria uma solução então efetuar a busca na tabela /xnfe/nfe_hist com o campo ERROR_ERP flegado ?

Ou teria uma outra solução ?

Obrigado.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Ola Fernando, atravessando o pessoal da SAP respondendo:

A versão utilizada é a SP16, por isso então não estão indo pra tabela /xnfe/backstatus?

R: Nao, só vai para a BACKSTATUS se houve algum problema com o retorno dessa NFe para o ECC/R3, la ela fica na espera até que o processo se normalize e ela seja atualizada, se ela retornou normalmente, ela nao vai estar no backstatus.

Seria uma solução então efetuar a busca na tabela /xnfe/nfe_hist com o campo ERROR_ERP flegado ?

R:Nao acho necessario

Ou teria uma outra solução ?

R: Espero que sim

O que acontece muito é que as vezes, na hora de retornar o resultado ao ECC, a pessoa esta com o doc aberto para tentar consultar/alterar alguma coisa da nota enquanto essa ja foi enviada ao GRC, mas isso nao acontece se vc estiver com o decouple aplicado.

Pergunta:

Você tem o decouple aplicado ?

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rogério / Carlos,

Seria uma solução então efetuar a busca na tabela /xnfe/nfe_hist com o campo ERROR_ERP flegado ?

R:Sim, você está investigando e lá pode ter um traço de informação. Observação: Se já foi reenviado ao ERP e aceito então esta info pode sumir.

O que acontece muito é que as vezes, na hora de retornar o resultado ao ECC, a pessoa esta com o doc aberto para tentar consultar/alterar alguma coisa da nota enquanto essa ja foi enviada ao GRC, mas isso nao acontece se vc estiver com o decouple aplicado.

Non sense. O retorno independe de ter ou não decouple. O lock de user também, porém pode ser minimizado se o decouple que enviou e a impressão automática está habilitada.

Quando acontecer novamente, procure coletar imediatamente os dados:

SM13, /xnfe/nfe_hist, /xnfe/backstatus

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Fernando

Para todas as vezes que tive problema com lovk de nfes, eu apliquei as notas do decouple e realmente elas pararam de acontecer por isso perguntei para ele se o decouple estava funcional.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Carlos,

Isso mesmo, evita o problema pois você tira o usuário da transação que faz o lock, o que é diferente de ligar as duas coisas como causa e consequencia.

No caso desta thread não está exatamente tendo um problema de lock (pelo menos eu ainda não sei) está sobre investigação por que não está na /xnfe/backstatus e por que não está como erro na /xnfe/nfe_hist e por que não chegou no ERP....

Hoje em dia as notas relacionadas a decouple e SCAN não são mais "opcionais" quando queremos o decouple e o SCAN... foram lançadas a tanto tempo e após estas tanta água rolou que mesmo que não ativemos precisamos das notas no ambiente.

Se todos os clientes pudessem atualizar o ERP por support package, ou mesmo que não desta forma, pudessem atualizar o sistema com todas as notas XX-CSC-BR-NFE muitos dos problemas que discutimos aqui não existiriam.

Com paciência chegamos lá.

Abraços, Fernando Da Ró

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

claro, to contigo e nao abro.

Former Member
0 Kudos

Srs,

Retomando ao assunto.

O que ocorre é exatamente isso, quando lança a nf-e para sefaz, algum usuário está com ela aberta, ocorrendo o travamento.

Terei que esperar alguma nota voltar a ficar travada para efetuar as verificações.

Desde já agradeço a ajuda.

Obrigado pelo apoio.

Abraço.

Former Member
0 Kudos

Srs,

Fiz todas as verificações acima citadas e em nenhum lugar encontrei um erro a respeito.

A nota processou no PI com sucesso, retornou ao ERP, porém fica presa no monitor com o campo "Log NF-e - sucesso" e o campo "Status Ação" = rondaninha, em processamento.

Alguma sugestão ?

Obrigado.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Rogério

Nao sei se vc ja fez isso mas do lado do GRC, qdo acontecer esses erros execute o relatorio /xnfe/update_status_dial pasando o NfeId da nota que esta com o status de aguardando na J1bnfe como parametro .

( ja vi que a sugestao anterior vc ja fez )

Do lado do ECC, qual o SP que vc esta, voltando à antiga pergunta, as notas de decouple estao aplicadas?

Edited by: Carlos Rodrigo Pereira on Apr 4, 2011 4:45 PM

Former Member
0 Kudos

Carlos,

O que queria era evitar de ter que executar este programa toda hora que ocorresse este problema.

O job que executa busca a nota que está na backstatus, como não ocorreu nenhum problema no PI esta nota não se encontra na backstatus.

Já procurei nota para solução mas nada a respeito.

Obrigado.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Procura as notas referentes ao decouple e veja se elas ja estao aplicadas, como o Fernando ja disse, se vc ja esta usando SCAN provavelmente ja tera elas, mas nao consta nada conferir:

SAP Note 1479099 - NFe: Enabling SCAN solution

SAP Note 1265172 - NF-e - Decouple RFC from DB Update - see attachment Implement_Decouple_RFC.zip

Former Member
0 Kudos

Carlos,

Ambas estão aplicadas.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

esse erro de lock que vc esta tendo é quando o usuario fica com o nfe aberta, correto ?

no ambiente do GRC ( no client application server ) na tabela /xnfe/backstatus, é certeza que esse registro não se encontra gravado ?

Former Member
0 Kudos

Sim Carlos, certeza.

Para a tabela backstatus não irão somente notas com problemas no PI ?

Como não ocorreu problema no PI, esta nota não se encontra por lá, e caso se encontrasse o job localizava executaria novamente a partir do programa, pois este programa faz uma busca nesta tabela.

Este é um problema tb por não estar nesta tabela.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Creio que nao, porque os meus problemas de lock apareciam na Backstatus.

Qual a sua versao e o ultimo SP instalado no seu ECC?

Former Member
0 Kudos

Versão do ECC:

SAP_APPL 500 0021 SAPKH50021

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

me corrija se eu estiver errado mas esse nao é o sp mais rescente, certo?

Former Member
0 Kudos

Carlos,

Não sei te responder ao certo, acredito que para a versão 5.0 não seja a última.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Rogerio, a nota de decouple deveria realmente resolver o seu problema, eu abriria um chamado na SAP, mas provavelmente eles vao te falar que vc precisa atualizar o seu ambiente.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rogério,

Relendo esta thread me pareceu agora que seu problema é só atualização do ícone ao invés de atualização de status.

Poderia confirmar os valores dos campos abaixo para uma destas notas que está em engrenagem?

ERP - J_1BNFE_ACTIVE:

DOCSTAT

CODE

SCSSTAT

MSSTAT

ACTION_REQU

GRC - /XNFE/NFE_HIST:

WAS_STAT

ERROR_STATUS

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fernando, td certo ?

No momento não tenho nenhuma nota presa no monitor, pois tive que executar o programa para atualizar no ECC.

Assim que ocorra novamente lhe repasso as informações.

Obrigado.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rogério,

Que monitor? GRC?

Que programa rodou para atualizar? DIAL?

E após rodar o DIAL no monitor J1BNFE fica a bandeirinha?

Se foram 3 respostas sim, então não é o ícone... voltamos à mesma busca pelo sintoma.

Quando acontecer, além dos status veja também se tem alguma informação na transação RSRFCTRC chamando a função J_1B_NFE_XML_IN_TAB

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Respostas:

{Que monitor? GRC? Monitor ECC (j1bnfe).

Que programa rodou para atualizar? DIAL?

/XNFE/UPDATE_ERP_STATUS_DIAL

E após rodar o DIAL no monitor J1BNFE fica a bandeirinha?

Sim, após rodar o programa fica bandeirinha da vitória.

Quando acontecer, além dos status veja também se tem alguma informação na transação RSRFCTRC chamando a função J_1B_NFE_XML_IN_TAB

Estarei verificando essas informações.

Obrigado.

Edited by: Rogério Mayer de Lima on Apr 5, 2011 1:48 PM

Former Member
0 Kudos

This message was moderated.