cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SPED PIS COFINS Entrada NF-e Serviço no SAP p/ quando há mais de 6 dígitos?

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Olá a todos!

Devido ao projeto SPED PIS/COFINS nos deparamos com a necessidade de iniciarmos a escrituração das notas de serviço ingressas na empresa.

Há cenários nas quais as notas fiscais de serviço são eletrônicas é elas contêm mais de 6 dígitos.

Sabemos que tecnicamente, é possível definir novas Categorias de Notas Fiscais e inclusive aquelas como sendo NF-e. Neste caso o SAP permite que utilizemos o campo NFENUM para o armazenamento do número da NF-e.

O fato é que abri um chamado na SAP (154527 / 2011) e relatei que o problema não está em se utilizar uma Categoria de NF-e para o ingresso de NF-e de Serviço mas o fato de que se utilizarmos uma Categoria de NF-e para o ingresso de uma NF-e de Serviço, o sistema continua mostrando na aba "DadosNFe" as seções "NF-e de SEFAZ" e "Chave de Acesso (SEFAZ)". Acredito que isso não deveria acontecer, em se tratando de NF-e de serviço (que não é tratada pelo SEFAZ, mas sim pelo município aonde esta localizado o parceiro que nos emitiu a nota de serviço).

Pergunta: como podemos encaminhar um DRQ via ASUG para que a SAP possa gerar uma correção para este caso e que possamos ingressar as NF-e de serviço de maneira correta no SAP, apenas utilizando uma Categoria de NF-e?

No aguardo,

Daniel.

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Bom-dia Daniel!

Então... o caminho seria você participar da reunião do grupo de localização da ASUG. Esse é, digamos assim, o melhor canal; até porque é o grupo (participantes da reunião) que define as prioridades.

Acho que o problema maior é que ainda existe muita indefinição ou melhor... uma falta de padronização para NFs-e. Não sei se seria o caso até do governo definir um modelo de nota fiscal eletrônica específico para serviços como tem o 55 - NF-e e o 57 para o CT-e. Neste caso poderia ter então uma aba com a chave inteira e número de protocolo; e, a validação destes ficaria por conta de cada empresa.

De qualquer forma vou lhe passar por email o contato do André Pires que é o coordenador do grupo de localização da ASUG.

Abraço

Eduardo Chagas

Edited by: Eduardo Chagas on Mar 10, 2011 2:17 PM

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Olá Eduardo,

Muito obrigado por sua atenção e resposta.

Em sua opinião, você acha que faz sentido, ao menos, o que eu escrevi sobre o meu possível DRQ?

Ou seja, toda a vez que nos utilizássemos de uma Categoria de NF-e para dar entrada de uma nota fiscal de serviços via transação MIRO, no momento da criação da Nota Fiscal, na aba "DadosNFe", o sistema não deveria mostrar as seções "NF-e de SEFAZ" e "Chave de Acesso", uma vez que a NF-e de Serviços não possui a Chave de Acesso como a NF-e convencional emitida através do sistema GRC?

Obrigado,

Daniel.

Former Member
0 Kudos

Oi Daniel.

Tem sentido mas é preciso avaliar com calma e critério. Depende muito do regulamento de cada município. Ou seja, você poderia estar registrando como uma nota modelo 1/1A e adotando somente os 6 números na entrada ou dar entrada como NF-e informando qualquer número de chave, protocolo sem afetar o seu processo ou informações para o município/governo.

Acho que o André e o Paulo Roberto podem orientar melhor sobre o assunto.

Abraço

Eduardo Chagas

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

A todos!

Resolvemos o problema aqui da entrada da NF-e Serviços quando há mais de 6 dígitos com a criação de uma nova Categoria NF, como se a mesma fosse NF-e, para gravar o número no campo NFENUM da tabela J_1BNFDOC.

Agora, com relação aos dados mostrados na aba "Dados NFe", ainda continua como já estava, ou seja, orientamos ao usuário a nem se preocupar com esta tela e também não se preocupar com os registros mostrados no Monitor NF-e (transação J1BNFE).

Att.

Daniel.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nao tinha reparado nessa thread antes.

Mas se nao me engano, a solucoa de NFS pra Sao Paulo criou um novo campo na NF (sem ser o NFNUM nem o NFENUM) para colocar o numero da NFS-e que a prefeitura gera.

Abs,

Henrique.