cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Dúvida - Venda com material Dummy x NFe: Preenchimento de código NCM

Former Member
0 Kudos

Olá a todos!

Tenho uma situação no meu atual projeto onde preciso fazer uma Venda utilizando um material Dummy (um genérico, no caso de sucata, ativo, ou qualquer outra situação onde o material não tenha que ser criado no sistema e nem tenha controle de estoque).

Ao utilizar esse tipo de material, é possível alterar descrição, código de CFOP, código de imposto, preço, etc, tudo manualmente em uma Ordem de Venda, mas o problema fica com o código de NCM que é obrigatório na NFe.

Será necessário alterar o NCM no cadastro desse material toda vez que tiver que fazer uma venda? Ou criar uma NF writer para esses casos?

Alguém já passou por uma situação parecida?

Qualquer dica é bem-vinda!

Grata,

Cristiane Cruz.

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Olá Cristiane

Só pra complementar... veja o texto abaixo extraído do manual do sped quando se trata de item/material informado nos arquivos eletrônicos.

"a) O código utilizado não pode ser duplicado ou atribuído a itens (produto ou serviço) diferentes. Os produtos e serviços que sofrerem alterações em suas características básicas deverão ser identificados com

códigos diferentes."

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo, mto obrigada pela ajuda!

Um pouco depois de postar esse tópico eu vi as regras do SPED quanto a isso, realmente o ideal é criar pelo menos um código de material para cada NCM em uso.

Grata,

Cristiane.

Former Member
0 Kudos

Olá Cristiane

Minha sugestão é você criar tantos códigos genéricos quanto for necessário para evitar toda essa manutenção ou mesmo criar uma nf-writer!

O ideal mesmo é você cadastrar todos os materiais... mas obvio que há situações em que você pode colocar no mesmo "saco" digamos assim.

Observe que com o sped existem regras a serem respeitadas. Por exemplo, você não poderia estar emitindo uma nota fiscal de venda/transferência de uma caneta e utilizando o mesmo código de material fazer isso para sucata! É pedir para tormar uma multa da fiscalização.

Abraço

Eduardo Chagas