cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Lead time de compra para material Nacional e Importado

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Grupo,

Estou com o seguinte problema, não sei se é problema de conceito ou alguma alteração no sistema, na Quotização foram definidos 2 fornecedores, um para compra nacional e um importado, cada um possui um lead time diferente (nacional 2 dia e importado 90 dias) definidos no Registro Info, com partições iguais 50% para cada um.

No momento de rodar o MRP (transação MD04) o sistema está dividindo as necessidades em partes iguais para o

nacional e importado, até ai acredito que está certo. Porém a dúvida do cliente é a seguinte, até que o importado

chegue eles precisam que o MRP veja apenas a necessidade de compra no mercado nacional já que o lead time é somente

2 dias e só quando estiver próximo da entrega do material importado é que o MRP comece a fazer as partições iguais. E detalhe algo que seja automático e não manual.

Vocês sabem se isso tem solução?

Obrigada pela atenção.

Tatiana Monteiro

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Tatiana.

Confesso que eu não entendi. Pode explicar melhor o que você quer dizer com "...e só quando estiver próximo da entrega do material importado é que o MRP comece a fazer as partições iguais."

Qual é a regra que você quer implementar para distribuir a quantidade entre os dois fornecedores?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

Talvez minha explicação não esteja muito boa pois sou de MM e estou fazendo uns levantamentos do módulo de PP.

Vou tentar explicar melhor.

Eu tenho uma quotização para 2 fornecedores, 1 nacional e 1 importação: 50% para cada um.

Lead time do nacional: 2 dias

Lead time importação: 90 dias

Esses lead times serão cadastrados no Registro Info.

Hoje (23.02) eu rodo o MRP (MD04), o sistema gera uma necessidade de 120 peças para o dia 01.03. Ele gera uma divisão do programa de remessa do nacional para o dia 25.02 (com 60 peças) e uma Requisição de Compra de Importação para o dia 25.05 (60 peças). Dessa forma não serão supridas as necessidades de 120 peças para o dia 01.03 e com isso a necessidade do estoque ficará negativa.

O que eles querem é que tenha alguma forma do sistema verificar esses Lead Time dos itens e quando isso ocorrer ele gerar necessedidades somente de compra no mercado nacional. Isso poderá ocorrer a primeira vez que for rodado o MRP de um material.

Não sei se fui mais clara agora. Espero que sim....

Obrigada,

Tati

Former Member
0 Kudos

Oi Tati.

Ficou claro e concordo. Precisamos entender o que precisa ser ajustado.

Perguntas... você não tem programa de remessa para o fornecedor importado? Que tipo de lote está usando? Configurou alguma determinação de lote mínimo, máximo e/ou arredondamento?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Eduardo,

Para as os fornecedores importados não são usados programa de remessa, ele gera uma requisição de Compra. Aqui eles não trabalham com Lote Logístico e trabalham com lote minino que está definido na quotização (Tamanho mínimo do lote por item de quotas).

O perfil de arredondamento ainda não está em utilização, estão levantamento a necessidade de uso.

Obrigada,

Tati

Former Member
0 Kudos

Bom-dia

O lot size atribuido ao material possui na configuração o flag de quota arrangement marcado?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Sim, na visão de MRP 1 do material no campo "Tamanho do lote MRP" estamos usando o EX e na sua configuração está marcado o campo "Quota Participação".

Abraços.

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

Encontrei um campo na Quotização chamado "Prioridade para determinar a sequência", será que me ajudaria?

Obrigada,

Tati

Former Member
0 Kudos

Olá Tatiana.

Conseguiu resolver? Pode até ser que resolva mas não creio ser a opção ideal. Você conseguiu testar? Não tive tempo pra criar um cenário do zero similar ao seu para verificar. Em todos cenários que eu tenho o sistema atribui a quantidade "faltante" ao fornecedor nacional (lead time menor). Só mais uma pergunta... o sistema está deixando o estoque negativo na MD04 até o recebimento da mercadoria importada?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Eduardo,

Respondendo sua pergunta o sistema está deixando o estoque negativo do item importado sim.

Não conseguimos resolver 100% mais conseguimos minimizar o problema através de configuração da transação OMI4.

Nela indicamos que até o "período" 60, ou seja, até 60 dias o sistema não faça a partição de acordo com a quotização e sim que o sistema gere necessidade apenas do fornecedor que está indicado na quotização com prioridade 1. E só à partir desse período é que o sistema começa a fazer a partição de acordo com a quotização, já que no tamanho do lote no horizonte a longo prazo está flegado o campo "Quota participação".

Por enquanto ficaremos com essa alterenativa.

Obrigada pela ajuda de sempre.

Tatiana