cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Criação de NF a partir de documento de devolução

leonardo_schmidt
Explorer
0 Kudos

Olá,

Estamos com um caso em que documentos de devolução criados pela VA01 estão gerando NFe, quando na verdade a nota deveria ser manual. Existe alguma exit antes do momento em que a NF é criada para um documento de devolução? O cliente quer poder escolher entre criação manual e geração de NFe.

Grato,

Leo

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Leo,

Veja se esta função te ajuda: J_1B_SD_NFTYPE_DET. Classe CL_EX_CL_SD_NFTYPE

Esta função permite a alteração do Tipo de Categoria de NFe (NFTYPE). Há um ponto de BADI que permite esta alteração. No meu teste ela foi acionada no momento de criação da fatura, então você não terá problema se o cliente estiver ou não com o job J_BNFECALLRFC ativo.

Abraço,

Carlos Eduardo Gomes

leonardo_schmidt
Explorer
0 Kudos

Carlos,

Apesar de não ser na VA01, essa BAdI resolve o problema. Muito obrigado.

Grato,

Leo

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Copie a ordem em SD e aponte uma para o tipo de nota antiga (convencional) e outra para o novo tipo de nota eletrônica.

Não esqueça de identificar no texto descritivo da ordem para facilitar a vida do usuário, pois assim, se ele estiver fazendo uma devolução de cliente com uma nota convencional (antiga, de papel com 6 dígitos) ele usará a ordem que sempre criou. Se o cliente tiver emitido uma nota fiscal eletrônica, ele irá criar uma ordem do tipo novo (copiado) que estará apontada para para o novo tipo de nota de devolução.

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Leo,

Se a necessidade do seu cliente é que a geração da NFe de devolução seja automática, então você tem que fazer as configurações conforme o Eduardo indicou, atribuindo ao documento de devolução a uma categoria de NFe. Porém nesta opção, todas as notas geradas neste tipo de documento de devolução vão começar a gerar NFe.

Entretanto, se a necessidade dele é que no mesmo processo seja possível determinar, antes da geração da nota, a categoria de NF, então esta seria outra questão. Eu lembro que na fase de transição entre a nota fiscal 1/A e a eletrônica foi necessário desenvolver a possibilidade de controlar a categoria de nota para escrituração, pois hora poderia ser recebida uma nota eletrônica e outra uma 1/A e o cliente alegava que não poderiamos segmentar isso por tipo de documento, pois havia o risco de que no momento de criação da ordem de devolução fosse usada a categoria incorreta.

Att,

Carlos Eduardo Gomes

leonardo_schmidt
Explorer
0 Kudos

Boa tarde Carlos,

Esse é exatamente o meu requisito, determinar a categoria da NF antes da geração da nota. A funcional mencionou que poderia ser feito através de uma BAdI, mas não sei exatamente onde procurar. Pela documentação que o Eduardo mandou, isso deve ser controlado no faturamento, e não na criação da ordem de devolução, certo?

Att.,

Leonardo

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Leo,

Quando você diz "criação manual ", você quer dizer criação de nota fiscal modelo 1/A? Ou seria para não gerar nota fiscal pelo processo e depois ser criada manualmente?

Abraço,

Carlos Eduardo Gomes

leonardo_schmidt
Explorer
0 Kudos

Olá Carlos,

Do jeito que está hoje, o cliente sempre digita a nota, seja NFe ou modelo 1/A.

Att.,

Leonardo

Former Member
0 Kudos

Bom-dia Leonardo.

Não entendi... toda devolução recebida de um cliente vocês lançam via NF writer? Porque fazem isso? Existe alguma justificativa ou configuraram desta forma; ou melhor... não configuraram o sistema para o processo de devolução de clientes?

Abraço

Eduardo Chagas

leonardo_schmidt
Explorer
0 Kudos

Olá Eduardo,

Eu imagino que esteja configurado dessa forma. Esse processo acontece para tipos de documentos Z (cópias do REB e do REBE).

Sou ABAP, não entendo muito de SD, por isso perguntei sobre a exit. Se isso pode ser configurado, por favor me indiquem.

Grato,

Leonardo

Former Member
0 Kudos

Oi Leonardo.

Bom... também não conheço muito de SD. Imagino que você esteja lançando uma nota de devolução via writer referente a uma nota fiscal de saida gerada desta mesma forma. O ideal é rever o processo com a pessoa/consultor de SD. Em MM a determinação da geração de notas fiscais é feita pelo tipo de movimento; já em SD até onde eu sei é feito por tipo de documento de venda.

Cross-Application Components -> General Application Functions -> Nota fiscal -> Sales and Distribution - Billing Documents -> Assign Nota Fiscal Type to Sales Document Types

De qualquer forma... dê uma olhada na documentação disponível no marketplace para "Devoluções e reclamações"...

Visão geral do cenário

Procedimento do processo empresarial

Guia de configuração

Abraço

Eduardo Chagas