cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Campo -DOCSTAT não atualiza na J1b3n mesmo NFe aprovada no SEFAZ

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Estou com problemas em algumas NFe:

Quando crio a NFe e após a aprovação da NFe pelo Sefaz ao visualizar a nota pela J1BNFE está autorizada e com log de aprovação, porém ao consultá-la na J1B3N o status (J_1BDYDOC-DOCSTAT) a NFe está em branco.

Em resumo:

O monitor de NFe apresenta o processo como concluído e a NFe como autorizada, porém na J1B3N o processo fica como aguardando resposta e com log de autorização.

Verifiquei que na J_1BNFDOC não está atualizada a informação do DOCSTAT enquanto a J_1BNFE_ACTIVE está sendo atualizada normalmente.

Em função disto a NF não está sendo escriturada nos livros fiscais, mesmo com a aprovação do SEFAZ.

Este problema acontece para alguns casos aleatórios, sem nenhuma similaridade.

Agradeço a ajuda...

Ernani Mainieri

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ernani,

Nestas NF-es onde o problema acontece. Elas foram rejeitadas pela Sefaz antes de se conseguir a autorização ? Houve mais de uma transmissão ?

Algumas Secretarias respondem protocolo de autorização para qualquer comunicação daí cabe a mensageria "filtrar" esta informação e não repassar ao ERP.

De qualquer forma ao realizar o RESET após a rejeição este campo de autorização deveria ser limpo (SAP Note 1404094). Daí quando a próxima autorização chegar no ERP ele irá "aceitar" e atualizar a J_1BNFDOC.

Como funciona a integração com a sua mensageria? Tem algo não standard na entrada/saída?

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Edited by: Fernando Ros on Jan 25, 2011 1:46 PM

former_member187533
Participant
0 Kudos

Olá Fernando,

Sou pi e trabalho junto com o Ernani. Acho que posso esclarecer melhor o problema.

> Nestas NF-es onde o problema acontece. Elas foram rejeitadas pela Sefaz antes de se conseguir a autorização ? Houve mais de uma transmissão ?

As notas são enviadas para o sefaz, porem ocorre o seguinte erro no monitor PI:

<xMotivo>Rejeicao: Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso </xMotivo>

O estranho é que o numero informado como sendo a "duplicade" é de outra nota de outro dia...

Como funciona a integração com a sua mensageria? Tem algo não standard na entrada/saída?

Todo o desenvolvimento é standard na parte GRC/PI. Nenhuma alteração ou desenvolvimento foi necessário. Importante lembrar que a integração está funcionando para a maioria das notas.

Abraço!

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ernani / Lucas,

Quando se tem um 204 "verdadeiro", ou seja, uma tentativa de mandar o mesmo número de CNPJ/modelo/nota/série DUAS vezes por DOIS docnums diferentes você tem um problema grave. Provavelmente a customização da numeração está feita de forma incorreta permitindo este erro. Verifique os objetos de numeração relacionado com os dois documentos, pois devem estar com range colidindo.

Quanto ao problema inicial, agora ele ficou desfocado pois não se pode ter no livro dois documentos com numeração igual. Sendo assim, como vocês estão fazendo para corrigir este incidente?

Outra pergunta: Qual o procedimento adotado quando este 204 acontece?

Cada docnum tem que ter um numnfe próprio.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Edited by: Fernando Ros on Jan 25, 2011 2:11 PM

former_member187533
Participant
0 Kudos

Fernando,

Realmente, acabei citando um outro problema no post acima.

As notas citadas pelo Ernani, vão para o SEFAZ e tanto no monitor GRC quanto na j1bnfe constam como atualizadas. O problema é se entrarmos na nota elas ainda aparecem com status "aguardando retorno".

Verificando no monitor web GRC, localizo a note, porem consta como enviada com sucesso. Porem se entrarmos na guia "Nro NFE" e em seguida na guia: "DadosNFE" consta com status "aguardando retorno".

Obrigado!

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ernani / Lucas,

Aparecem como aguardando retorno e sem protocolo?

A NF-e foi rejeitada anteriormente (é uma segunda transmissão que recebe a autorização)?

Que Sefaz?

O que vocês fazem nestes casos? Qual o procedimento?

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member187533
Participant
0 Kudos

Fernando,

Como tinha te explicado, elas aparecem como OK na j1bnfe, no grc, no portal web grc, no PI... Porem no ECC em si, não atualiza. Fica com a mensagem "Aguardando retorno".

A princípio não, o problema ocorre no envio para validação da nota. Não chegamos a realizar o cancelamento das mesmas.

O SEFAZ que utilizamos é o RS, a princípio não temos procedimento, pois não sabemos o que está acontecendo. Não sei se é um problema no GRC ou no ECC, se é necessária alguma configuração ou alteração.

Obrigado!

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Lucas,

O ponto do programa onde acontece esta atualização é na função J_1BNFE_XML_IN e as duas tabelas J_1BNFDOC e J_1BNFE_ACTIVE são atualizadas simultaneamente, sendo assim se está faltando a atualização da doc deve ter alguma coisa específica acontecendo no seu sistema.

Melhor coletar uns casos e criar uma OSS no componente XX-CSC-BR-NFE.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member187533
Participant
0 Kudos

Fernando,

O estranho é que para 90% das notas, o processo todo é feito perfeitamente. Atualização sem problemas. Mas temos algumas notas, a principio sem uma lógica, que apresentam esse erro de atualização. Acho muito estranho isso.

Não saberia me informar se existe algum processo ou configuração que ajuste isso?

Acredito que abrir um chamado demoraria muito, se puderes ajudar.

Obrigado!

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Lucas,

Por tudo que me respondeu, descartaria um funcionamento standard de um ERP atualizado, e as partes sensíveis vocês confirmaram que estão atualizados, certo?

Meu próximo passo seria entrar na sua máquina e verificar in locu o que está causando este comportamento.

Podem ter enhancements, notas mal aplicadas, revisões, códigos Z.

Mesmo que demore abra o chamado para solucionar a questão.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Obrigado pelas respostas...estarei abrindo um chamado junto a SAP.

O que me sugeres de solução paliativa para que não ocorram estes erros até que a SAP me responda o chamado !?

Fico no aguardo.

Ernani Mainieri

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Ernani,

Você chegou a abrir chamado na SAP sobre esta questão?

Tenho a mesma situação aqui: algumas notas são autorizadas na SEFAZ e monitor J1BNFE, porém na J1B3N o status fica como "Aguardando resposta".

Ou seja, na tabela J_1BNFDOC o docstat está vazio, enquanto que na tabela J_1BNFE_ACTIVE o docsta está como 1 "Autorizado".

Se tiver algum retorno da SAP, por favor me atualize.

Obrigada,

Juliana Birckan

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Juliana,

A ocorrência é de 2 anos atrás, sim aberto chamado à SAP foi e notas foram lançadas após isto.

Por favor crie uma nova discussão e informe além do que você já relatou também qual versão de SAP ERP você está usando, EhP e SP level. E que mensageria está usando, se SAP NFE que versão e que SP.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

----

Editando: Na verdade tem mais que dois anos.

Poste também imagem da sua J1B3N exibindo e da J1BNFE com o campo em questão.

Message was edited by: Fernando Ros