cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Alerta de Lucro Bruto (por item) e custos adicionais

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Postei no final de dezembro no link abaixo um problema que estou tendo com um cliente.

Trata-se dos alertas de lucro bruto em documentos de venda, quando configurados (AdministraçãoProcedimentos de AutorizaçãoModelos de Autorização), quando selecionada a condição (% de lucro bruto), "menor que" e o valor desejado. A questão é que o B1 alerta para o desvio de lucro bruto pelo total do documento e não pelos itens (por linha), ou seja, se tenho 3 itens em um documento de venda, e um deles está sendo vendido com uma margem de lucro abaixo do configurado, o SAP não alerta a transação, pois ele calcula pelo total do documento.

Se já tiveram esse tipo de situação, como procederam?

Outra questão. Despesas adicionais influenciam no cálculo do lucro bruto. No entendimento de vocês, está correto?

Essas configurações foram testadas tanto na versão 2007B com a última PL como na 8.8, PL18.

O objetivo desse post é para que eu saiba se existe ou não, com outros colegas, aqui no Brasil, essa dificuldade, pois pelo entendimento do moderador do fórum onde postei, originalmente esse assunto, não afeta as empresas que usam o B1.

Agradeço a atenção de todos.

Att.

Rafael Fontoura

Consutor SAP Business One

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Rafael

Boa Tarde.

Referente a questão 01 nunca nos deparamos com esse incidente, gostaria de saber se vc teria como nos enviar o log do alerta para analisarmos e te dar um retorno.

Já a questão 02, as dispesas adicionais podem sim influenciar no calculo do valor bruto. Para isso, vc pode selecionar para adicionar um campo despesas adicionais em todos os documentos de vendas e de compras. Este campo permite a você calcular os custos adicionais ligados a um documento, tais como as taxas de entrega e de depósito, etc.

Jandoval Nascimento

www.jvfi.com.br

SAP Consultant

Recife - PE

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Bom dia Rafael,

Aqui na empresa temos os mesmos problemas. Temos um modelo de aprovação para desvio de lucro por documento. Os vendedores descobriram que se gravarem o documento com o valor acima do minimo necessário (nao exigir autorização), eles podem alterar o documento apos a gravacao e colocar o preco que quiserem.

O B1 não utiliza procedimento de autorizacao para alteracoes.

Rodrigo

Silmáquinas

Former Member
0 Kudos

Rodrigo,

Você já tinha postado esse texto em algum outro fórum informando a SAP sobre esse problema?

Isso para você ocorre na versão 8.8? Qual PL?

Abraço!

Rafael Fontoura

Former Member
0 Kudos

Bom dia Jandoval.

Agradeço a sua atenção sobre as minhas dúvidas. Sobre o primeiro assunto, iremos desenvolver uma transact notification para suprir o desejado pelo cliente. Quanto ao segundo assunto, das despesas adicionais, gostaria de retirá-las do cálculo do lucro bruto, pois até o momento está influenciando, sendo que no caso exposto, o cliente deseja que não influencie. Sabe como proceder nessa situação?

Att.

Rafael Fontoura

Consultor Business One

Former Member
0 Kudos

Rafael

Bom dia.

O sistema não permite que você remova as despesas adiconais que estejam sendo usadas em uma ou mais transações, para garantir a precisção da contabilidade. Você pode remover as despesas adicionais para os documentos que ainda não estejam sendo utilizados em transação alguma, o que refletiria no calculo do lubro bruto. Mas que também afetará os custos de venda e de compras, pois neles também não estão inclusos os custos adicionais ja pré-definidos na ficha geral da janela adimistração de documentos.

Att.

Jandoval Nascimento

www.jvfi.com.br

SAP Consultant

Recife - PE