cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Estorno de NFe não autorizada pela VL09

Former Member
0 Kudos

Pessoal, boa tarde.

Hoje ocorreu a seguinte situação: temos o envio das notas através do Decouple (RFC Call = 3) configurado no tempo mínimo de 1 minuto.

O usuário gerou uma nota eletronica de Transferencia entre Centros (VL02N) e percebeu que deveria estornar. Então entrou na VL09 para fazer o estorno ANTES do job passar o numerar nota. Então tivemos um cancelamento da nota fiscal eletronica, antes mesmo dela ser numerada ou autorizada pela SEFAZ.

Como sabemos, as transações de estorno (VF11, VL09) ficam desabilitadas quando tratam-se de notas fiscais eletronicas, pois o estorno deve ser acionado pela J1BNFE. No entanto para este caso, antes da nota ser numerada pelo job, a VL09 fica aberta para ser utilizada, o que é um erro.

Procurei por nota de correção e não encontrei. Alguem já passou por este problema?

Obrigada,

Fernanda

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Fernanda.

Eu particularmente discordo da opinião de que isso seja um problema/erro. Isso evita que você tenha que solicitar a inutilização de um número caso identifique que algo esteja errado na nf. Muito mais prático e evita transtorno junto a receita. Cabe ressaltar que o número excessivo de solicitações de inutilização e cancelamento estão sendo questionados pela SEFAZ e muitas empresas estão sendo auditadas.

  • esse é o processo standard. Digo... habilitar o estorno do documento sem que o mesmo esteja numerado.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Fernanda / Eduardo,

Sinceramente, fiquei dividido quanto ao poder e não poder. Em um processo onde eu tenho este controle concordo com você Eduardo, mas em se tratando da NF-e com o CALLRFC=3 já estar "em processamento" por "conta" do job decouple isto me soa no mínimo estranho. Pode ser interessante abrir um chamado em XX-CSC-NFE-BR para investigação, estou me baseando na lógica de que só seria possível o cancelamento em NF-es comutadas para contingência pelo monitor J1BNFE.

Mas voltando ao processo, o que aconteceu então? Alguma coisa ficou agarrada? Está numa situação "sem ação"? Não conseguiu a autorização / cancelamento oficial da Sefaz?

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando, boa tarde!

O problema foi detectado pelo depto Fiscal, ao tentar gerar o arquivo do SPED Fiscal. Acontece que esta nota existe na J1BNFDOC porém sem numeração !!!! Eu particularmente continuo achando que é um erro, pois se fossemos pensar no antigo modelo de nota em papel, para se cancelar uma nota eu sempre preciso de um numero de nota a ser cancelada.

Portanto com a SEFAZ em si não tivemos nenhuma ação, até porque esta nota foi gerada em Dezembro, e o problema só detectado hoje, não temos como renumerar / autorizar / cancelar a nota de Dezembro.

O que fizemos foi não enviar esta nota no arquivo do SPED. No entanto, se este procedimento realmente está errado, precisamos evitar que aconteça novamente.

Obrigada,

Fernanda

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Entendi, e como o usuário resolveu o problema de estoque dele... agora está no colo do contador/fiscal... Mas se não tem numeração e se está cancelada, também não é problema para o contador/fiscal da empresa... É apenas mais um registro na tabela.

O programa de livro fiscal da SAP / SPED acho que nem leria este registro já que não está autorizado.

Outra dúvida: Foi gerada alguma nota em cima desta? Deu problema na referência ao autorizar?

Atenciosamente, Fernando Da Ró