cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

B2B Out: Reenvio de email com XML da NFe ao cliente

Former Member
0 Kudos

Olá,

Após a reclamação de um dos clientes, informando que não havia recebido alguns arquivos XML por email, o usuário foi no monitor do GRC, baixou esses arquivos na máquina local e os enviou por email.

O cliente infomou que esses XMLs enviados "manualmente" estavam com falha de shema XML.

Isso ocorre porque que no envio automático temos o Content Encoding no Canal de Comunicação e quando salvamos local não temos isso?

Gostaria também de saber se nesses casos, a única saída seria ter um programa Z para buscar o XML no KPRO dessas NFs e reenviá-los pela interface NTB2B / CTB2B (encontrei alguns códigos em outras threads para essa funcionalidade).

Desde já agradeço,

Daniela

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Daniela,

Para evitar o enconding do seu cliente de email, zipe o XML antes de enviá-lo.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Obrigada pelo retorno.

Estou fazendo alguns testes com o usuário e assim que tiver um status eu atualizo a thread.

Att,

Daniela

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Após entender um pouco mais do processo com o usuário, ele me explicou que o cliente tem um processo automático que recebe o arquivo no formato XML (apenas) e o valida na Sefaz, e ele não poderia enviar zipado por conta disso. Imagino até que deve ser algo semelhante à interface B2B Inbound do GRC (se de fato não for a própria.. rs).

Neste caso acredito que não vou ter muita escolha a não ser fazer o report Z no GRC para reenviar através da NTB2B / CTB2B, correto?

Pretendo usar um código semelhante ao do Bernando na thread [Exportar/Salvar XML das DANFEs em MASSA|; para recuperar o XML do KPRO e depois chamar as funções /XNFE/_OUTBOUND_B2B_CANCEL.

Obrigada,

Daniela

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Daniela,

Entendi, sim uma opção é o report mas em termos de tratamento de exceção já o cliente pode passar por uma situação onde ele tem acesso ao GRC mas o GRC/PI não estão funcionando (interface B2B).

O melhor mesmo é o download + enviar por email próprio. Infelizmente isto varia de cliente de email para cliente de email, eu no seu lugar ainda tentaria fazer alguns testes mandado emails configurando por exemplo "Plain Text", "Rich Text" (meu cliente de email aqui é o exchange). Também no Exchange cliente tem um botão "Options" onde posso modificar o Attachment format entre Default, MIME, UUEncode, BINHEX.....

Talvez a melhor forma seja seguir em paralelo com as duas ações.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando, tudo bem?

Depois de um looongo tempo, finalmente estou dando o feedback nessa thread.

É que demorou um pouco para descobrirmos o real motivo de alguns clientes receberem e outros não, mas depois de uma análise da equipe de infra verificou-se que a maioria dos casos se refere ao SPF (Sender Policy Framework). O domínio da conta de email "sender" do cliente (emitente) não estava associado ao servidor de envio de mensagens que é da Alemanha. Assim, para os clientes que checam a regra SPF, os e-mails estavam sendo rejeitados.

Como a interface B2B out está configurada para também enviar o XML com cópia para um email de controle da empresa, passaram a encaminhar esse email da caixa de controle para os clientes que alegavam não ter recebido, evitando a necessidade de fazer o report para reenviar esses casos (já que o volume não era alto).

Obrigada pela ajuda.

Daniela

Answers (0)