cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Consulta - Portal Nacional NF-e

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Bom dia,

recebi uma solicitação, ainda sem muitos detalhes, de analisar a viabilidade de desenvolver uma interface que pegue a chave de acesso de uma NFe (que será obtida através de leitura do DANFE, por algum dispositivo móvel) e realize aquela pesquisa no Portal Nacional NF-e.

Por ser uma consulta neste serviço do Portal Nacional, não terei a informação de qual SEFAZ consultar, por isso foge dos cenários standards do GRC NF-e.

Gostaría de saber se alguém já viu e/ou já precisou deste tipo de solicitação, se é viável construí-la.

Se sim, teriam a definição ou endereço deste webservice do Portal Nacional?

Obrigado,

Rafael.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Lembrando que essa funcionalidade está incluída no NFE 10.0, que já está disponível em Ramp-up.

Tem que ver se seu cliente tem interesse nesta solucao, se sim talvez nem compense o esforço de desenvolver agora.

Abs,

Henrique.

Answers (2)

Answers (2)

0 Kudos

O que o cliente precisa é consultar o estado da nota na entrada do DANFE ? isso ?

Ele terá alguma rotina específica caso a nota não esteja autorizada ?

Qual manual do contribuinte NFe está implementado ? 3.0 ou o 4.0 ?

No manual 4.0 a chave de acesso é diferente indicando de onde coletar esta informação em tipos de emissão diferentes de Normal.

Não sei se esta é a necessidade, mas é necessário analisar muito bem este requisito e validar com o cliente algumas situações na validação do recebimento do DANFE:

- notas que foram canceladas durante o transporte.

- notas rejeitadas.

- notas denegadas.

- notas inexistentes.

- notas emitidas em contingência.

- notas emitidas em ambiente de homologação ou simulação.

Não seria ideal ele receber o XML assinado com o proc ? O DANFE é apenas um documento de acompanhamento...

Edited by: Allan Silva on Dec 22, 2010 8:52 PM

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Henrique,

obrigado pela observação.

Participei da sessão de apresentação do NFe 10.

Discuti algumas idéias com o cliente e estou no aguardo, mas parece estar com pouco avanço nisso. Enquanto isso, vou configurando o atual.

@Jose/Allan,

de fato, preciso de mais detalhes sobre o retorno esperado pelo cliente. A princípio seria uma consulta de status com campos básicos, acho que o NFESC deve suprir a necessidade, mas preciso de mais definições. Vou revisar isso.

Com relação a sugestão de uma RFC para retornar isso tudo, foi o que imaginei como 2a opção (tendo como primeira a consulta num WS do portal nacional) e concordo ser bem viável.

Vou melhorar as informações e volto a postar aqui.

Por enquanto, muito obrigado!

Rafael.

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rafael,

os 2 primeiros caracteres do Access Key são referentes a UF emissora da NF-e, logo, vc tem a informação de QUAL SEFAZ consultar.

Se você pegar um Access Key que comece com o número 35, você sabe que é uma NF-e de SP, aí você consegue consultar o status dela de acordo com os cenários standard.

Não tenho conhecimento de nenhum WebService "central" de consulta de NF-e, por exemplo, do Portal Nacional de NF-e.

Vou dar uma olhada pra confirmar...

[]'s

JN

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

É verdade que já tenho as informações de estado na composição da chave de acesso. Mas é que no cliente em que estou, tenho apenas configurada SEFAZ de SP. Para que eu pudesse utilizar as interfaces standards eu teria que incluir todos os estados na configuração das interfaces atuais e que em runtime o PI pudesse agir corretamente no routing do receiver.

Daí ficou esta dúvida também quanto ao cenário de uma forma geral, não consegui identificar a necessidade de leitura de DANFE e que possa ser de diversos estados diferentes.

Neste caso, pode ser feito (manualmente) através do portal:

https://www.nfe.fazenda.gov.br/PORTAL/FormularioDePesquisa.aspx?tipoconsulta=completa

Por isso imaginei que tivesse o webservice, pra automatizar a pesquisa.

E neste caso, segundo a sua sugestão, eu teria 2 possibilidades:

1 - Obter esta informação no GRC e a partir de lá, uma rotina para disparar o Abap Proxy da interface de consulta de status.

2 - Criando rfc destinations entre ECC e PI e fazendo a chamada do abap proxy da interface standard.

Seria algo deste tipo?

Muito obrigado, abraço.

Rafael Vieira.

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Rafael,

primeiro precisaria ver que tipo de informação o cliente quer com a "consulta". Essa consulta no site traz muito mais informação do que o WebService nfeConsulta(interface NFESC) traz.

> É verdade que já tenho as informações de estado na composição da chave de acesso. Mas é que no cliente em que estou, tenho apenas configurada SEFAZ de SP. Para que eu pudesse utilizar as interfaces standards eu teria que incluir todos os estados na configuração das interfaces atuais e que em runtime o PI pudesse agir corretamente no routing do receiver.

Sim, nesse caso você teria que ter todas as SEFAZ no PI com pelo menos o canal NFESC_SOAP_RCV pra fazer a consulta por estado. Também teria que ter no customizing do GRC esses estados (/XNFE/TSRV).

Como a empresa só emite pra SP, você poderia colocar o job /XNFE/CHECK_SRV_STATUS com variante só pra SP.

Você criaria no GRC uma Função RFC que recebe o Access Key como entrada e devolve os dados do WS NFESC. Do ECC você chama essa RFC (utilizando a mesma lógica de destination do GRC standard).

[]'s

JN