cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Tempo gasto NF-e GRC/PI e tempo gasto SEFAZ

Former Member
0 Kudos

Bom dia.

Recebi uma solicitação para medir o tempo médio TOTAL de processamento de uma NF-e e o tempo médio de processamento da SEFAZ.

Pensei na seguinte solução:

Tempo médio TOTAL de processamento da NF-e:

Média da soma de:

/XNFE/NFE_HIST-ERTIME onde WASSTAT=05 menos /XNFE/NFE_HIST-ERTIME onde WASSTAT=01

WHERE periodo desejado

GROUP BY /XNFE/NFE_HIST-ID

Tempo médio de processamento da SEFAZ:

Média da soma de:

/XNFE/BAT_HIST-ERTIME onde WASSTAT = 03 menos /XNFE/BAT_HIST-ERTIME onde WASSTAT = 02

+

/XNFE/BAT_HIST-ERTIME onde WASSTAT = 05 menos /XNFE/BAT_HIST-ERTIME onde WASSTAT = 04

WHERE periodo desejado

GROUP BY /XNFE/BAT_HIST-BATCHID

Meu raciocínio esta correto? ou existe uma forma melhor de extrair estes dados?

Fineza comentar.

Agradeço desde já.

At.,

Bernardo Braga

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Bernardo,

Sim, o NFE_HIST-05 menos 01 irá dar o tempo TOTAL de processamento dentro do GRC. Para uma aferição mais sensível ao usuário, o ideal é considerar o tempo TOTAL pelo ERP (momento da autorização/impressão menos a criação da NF-e).

Quanto ao teste 03-02 e 05-04 é o tempo externo ao GRC, digo este tempo significa PI + Sefaz. E pode sim ser considerado tempo gasto indo pra Sefaz mas não exatamente "tempo Sefaz", pois existem as filas de processamento do GRC até a interface sincrona que irá realmente tocar a Sefaz.

Um tempo mais limpo sobre contato com a Sefaz, você consegue obter no client do PI através do report SWI2_DURA e marque (Sub-)Workflow. Procure pelas interfaces relativas à Sefaz.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fernando,

Esta demanda passada pelo Bernardo, foi uma demanda que também foi atribuída a mim. A princípio foi solicitado o cálculo do tempo médio de processamento da SEFAZ, pois as equipes funcionais haviam identificado este tempo como o gargalo no processo de geração de uma nota. Em uma reunião, as equipes funcionais repassaram então a necessidade de medir o tempo total, englobando as seguintes etapas:

- A mensagem sair do ECC (após o término do faturamento u2013 geração do documento de fatura) e chegar na Receita, passando pelo PI, e/ou robô no caso da NFe 2, etc

- Retornar para o ECC após processamento da Sefaz passando pelas camadas de interface

- Mensagem sair do ECC e ir para a fila de impresssão, até o instante em que a DANFE é impressa.

Gostaria de saber como este tempo total pode ser medido, de maneira a ter uma percepção real do tempo gasto no processo.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Otavio,

Os tempos totais podem ser vistos no ERP nas tabelas J_1BNFE_HISTORY (anteriores) e J_1BNFE_ACTIVE atuais.

Só não sei onde você conseguiria o tempo da impressão de fato, pois fica na NAST mas o registro pode ser deletado após a impressão.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Tenho algumas dúvidas ainda, já que não tenho muita experiência com o SAP.

Nas tabelas que você passou, qual ou quais campos registram o tempo de processamento de uma nfe.

O que estamos precisando passar é o tempo médio total de processamento de uma nfe. E ter este tempo total dividido pelas etapas da geração de uma nfe. E para ter um média deste tempo em um determinado periodo será necessário montar uma query no banco para retornar este tempo relativo a todos documentods neste periodo?

Fiquei na dúvida também se para ter o tempo devo pegar os dados de todas as tabelas ou somente de uma delas. E se este tempo pego pelo ERP já incluiu o tempo gasto na Sefaz ou vou precisa realizar aquela operação apontada acima pelo Bernardo?

Agradeço desde já

Otávio Mendonç

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Otavio,

Sugiro que antes de partir para fazer, sente junto com o funcional que está solicitando e acompanhe um processo de ponta a ponta atentando para os históricos no ERP J1BNFE (tabelas active e history) e no GRC tabelas nfe_hist e bat_hist.

Neste acompanhamento você vai entender melhor e chegar a própria conclusão do que precisa fazer. Veja a implicação dos status, das datas....

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Vou fazer o que você recomendou então.

Muito Obrigado

Otávio Mendonç

Answers (0)