cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Nota tpemis=2 contingencia passa para tpemis=1 depois atualizar pela J1B2N?

jrg_gerdiken
Explorer
0 Kudos

Pessoal, boa noite,

a gente lançou um nota em contingençia, tpemis=2.

Depois de voltar para situação normal a nota foi enviada a SEFAZ para autorizar posteriormente.

Já o validador do GRC rejeitou-la com erro no cadastro do cliente. A gente arrumou o cadastro, reinicializou a nota e atualizou o cadastro do parceiro na nota pela J1B2N (abrir e gravar a nota sem outra alteração nemhuma). Nesse passo o codigo tpemis voltou para 1, o que é errado. A nota não aparece mais em situação de contingençia. Não achei nem thread nem nota OSS falando sobre isso.

Alguem ja passou para esta situação e tem uma idéa como lidar com isso?

Agradeço já as suas dicas.

Abraço

Jorg

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Jorg

O campo Posted Cont. na aba nf-e está marcado?

Você aplicou todas as notas com referência a TPEMIS? Fiz o teste aqui e o sistema não alterou o tipo de emissão.

Abraço

Eduardo Chagas

Edited by: Eduardo Chagas on Dec 13, 2010 8:31 PM

jrg_gerdiken
Explorer
0 Kudos

Oi Eduardo,

obrigado pela resposta rapida.

O campo Posted Cont. estava marcada, mesmo depois de reinicializar a nota para etapa de processo 3. No hora de entrar na nota com J1B2N já tira o campo Posted Cont. e mude o tpemis para 1.

Aplicamos apenas as notas referente os erros que apareceram.

Estou com duvida porque apenas chamar a nota com a transação já muda-la. Vou precisar debugar para descoubrir, acho.

Fica uma outra duvida: Eu posso mudar uma nota de contingencia depois da DANFE impressa?

Abraço

Jorg

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Se a mercadoria já circulou com a DANFe impressa em formulario de contingencia, entao vc nao pode mudar mais.

Abs,

Henrique.

jrg_gerdiken
Explorer
0 Kudos

Olá Henrique,

obrigado pela resposta.

O que eu fasso se o validador GRC na deixa mandar por cause de um erro no cadastro, e.g. falta numero da rua?

SAP desativou o validador GRC com nota 1428367, depois reativou com a nota 1458564.

Um abraço

Jorg

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Quotando a propria SEFAZ:

2.3.3 Rejeição de NF-e emitidas em Contingência

Caso ocorra a rejeição de alguma NF-e emitida em contingência, o contribuinte deverá:

I - gerar novamente o arquivo com a mesma numeração e série, sanando a irregularidade desde que

não se altere:

a) as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota,

diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;

b) a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;

c) a data de emissão ou de saída;

II - solicitar Autorização de Uso da NF-e;

III - imprimir o DANFE correspondente à NF-e autorizada, no mesmo tipo de papel utilizado para

imprimir o DANFE original;

Se for numero da rua, como isso nao altera a mudança do destinatario ou remetente (CNPJ seria o mesmo), entao vc poderia corrigir e reenviar (mas claro, com o mesmo tpEmis = 2), como no caso de rejeicao de uma NFe normal (tpEmis = 1).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Jorg.

Você não precisa entrar na J1B2N se por exemplo o erro está no cadastro do seu parceiro (seja ele cliente, fornecedor ou outro qualquer). Basta fazer a alteração no cadastro, fazer o "reset" do documento no monitor e enviar a nf-e para o GRC.

Quando por algum motivo você não conseguir modificar o cadastro ou qualquer outra informação na nota você pode então solicitar a inutilização da nf-e. Neste caso, basta você solicitar o cancelamento do documento no monitor; neste caso o documento deve estar com erro de validação no monitor.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

De qualquer forma é importante você verificar porque o sistema está alterando o tipo de emissão e o campo conting quando você entra na J1B2N.

Não creio que este seja o comportamento normal. Até porque como o Henrique mencionou... a mercadoria poderia já ter circulado.

Abraço

Eduardo Chagas

jrg_gerdiken
Explorer
0 Kudos

Henrique, Eduardo,

obrigado pelas respostas.

Entendo plenamente as regras da SEFAZ, o problema fica com dois aspectos agora:

1. J1B2N muda nota sem querer: vou analisar.

2. O concerto do cadastro do cliente (falta do no. da rua) não muda a validação pelo GRC porque o nota não considera a mudança feito no cadastro, as tabelas da nota (J_1BNF*) não são atualizadas. A nota fica com status 8 e V. Isso e o motivo de entrar no J1B2N porque desse jeito a nota que ainda não foi enviada para SEFAZ traze a mudança do cadastro e vai passar a validação no GRC.

Abraço

Jorg

Former Member
0 Kudos

Bom-dia Jorg.

O processo seria assim...apartir do envio para o GRC com erro de validação...

Enviar nf-e para o GRC

Sistema retorna erro de validação (cadastro com problema)

Limpar status (reset da nf-e no monitor)

Alterar o cadastro

Entrar no monitor e fazer o envio da nf-e para o GRC

Assim deve funcionar. Não é necessário entrar no modo de alteração da nf (J1B2N) para que o cadastro do cliente/fornecedor seja atualizado na nota.

Abraço

Eduardo Chagas

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Acho que é falta de uma nota.

Antes dessa nota, ele lia dados de cadastro da J_1BNFNAD. Depois, passou a ler da tabela de cliente msm.

Vou dar uma procurada, se achar aviso.

Abs,

Henrique.

EDIT: depois de uma busca rapida, nao achei. Mas eu recomendaria fortemente a aplicacao de todas as notas faltantes da application area XX-CSC-BR-NFE.