cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SWF_INB_CONF

Former Member
0 Kudos

Bom dia.

Estou configurando os BPMs SIGNN_SignNFeProcess, BATCH_BatchProcess e BATSR_BatchStatusRequestProcess na transação no ambiente de produção eu tenho que parar o faturamento? Depois tenho que rodar um cache refresh full? Tem algum procedimento que devo seguir?

Obrigado,

Al.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Al Basilio,

Q1: Quando faço a configuração não chego a selecionar, só clico no "Check Ok verdinho".

Q2: Só dá pra fazer se a fila BPM estiver vazia, uma dica é parar as filas XBTR e XBTS (entrada e saída), pois daí não vão adicionar ao BPM. Após realizar a adequação, dê refresh na tela até os status passarem de amarelo para verde novamente, e libera as filas XBTR e XBTS. Não precisa refresh cache ou restart.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Obrigado,

Henrique e Fernando.

Atenciosamente,

Al.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Al,

nao tem necessidade de ser EOIO (digo, as notas nao tem que ser processadas na exata ordem que chegam na fila), certo?

Entao, pode marcar "Process receives EO Messages only". Tenho certeza que o processamento de EOIO seria tb menos performático.

O mesmo vale pros lotes (nao precisam ser enviados/verificados na mesma exata ordem que chegam na fila).

Outra coisa: faça um cheque de quantas NFes / lote vc tem em media.

Pra isso, verifique qtas NFes vc tem em uma determinada semana, por exemplo, e o numero de lotes na mesma semana.

Daí calcule a quantidade média de NFes por lote: n = # NFes/# lotes.

Note que isso significa que, na média, pra cada lote, vc vai processar n notas.

Ou seja, pra cada lote que vc tiver disponível, se vc tiver menos que n NFes pendentes, vc vai estar sendo "menos eficiente" que a média. Por outro lado, se vc tiver mais que n NFes por lote disponível, pode ser que algumas NFes fiquem pro proximo lote e nao sejam processadas tb. Na prática, então, o ideal é vc ter de fato em torno de n NFes pendentes por lote disponível, o que significa ter n NFes assinadas pra cada lote que está sendo processada, ou seja, n filas de NFe para cada fila de lote.

Ainda, o ideal é que vc tinha disponibilidade de verificar o status de 1 lote pra cada lote enviado que está disponível para ser verificado. Assim, dá pra definir as relacoes n:1 entre SIGNN e BATCH e 1:1 entre BATCH e BATSR.

Dessa maneira, a distribuicao de filas pros BPMs SIGNN, BATCH e BATSR poderia ficar assim:

- SIGNN: n*x

- BATCH: x

- BATSR: x

E o total de filas t = nx + x + x = (n+2)x tem que ser igual ao numero de dialog work processes que vc vai deixar disponível espeficicamente para o processamento de BPMs (note que nao pode ser seu numero total de work processes da instancia PI, senao vc nao tem mais nenhum I/O de mensagens). Suponha que vc tenha 32 Dialog WPs na instancia, e vai deixar 16 pra essas filas (i.e. t = 16). Ainda, vc observou que na média vc tem ~2 NFes por lote (i.e. n = 2). Assim:

t = (n+2)*x

16 = (2+2)*x

x = 16/4 = 4

Ou seja, a distribuicao ideal seria 8 filas pro SIGNN, 4 pro BATCH e 4 pro BATSR.

Note ainda que o fator 'n' não deve ser influenciado por configurações, mas apenas pela distribuicao de geração de processamento de notas fiscais na sua empresa ao longo do tempo. Assim, o ideal é que as configuracoes de numero maximo de NFes/lote estejam "errando pra cima". Uma dica seria por p.ex. 50 NFes/lote pra todos os CNPJs como regra maxima de quantidade e limite o fechamento do lote no tempo maximo que a área de negócio possa esperar. Depois, para ser mais eficiente, vc pode ir reduzindo esse numero maximo na configuracao de lote de pouco em pouco (de 10 em 10%, p.ex.) e ir recalculando o n, pra ver se ele foi muito afetado (sempre é bom vc considerar um período relativamente grande, p.ex. uma semana, para descontar sazonalidades diárias; o ideal mesmo era fazer até mês a mês, pq semana de fechamento sempre tem média maior). Repita isso até que o numero maximo de NFe/lote configurado se aproxime de n. Note que se vc reduzi-lo para um valor menor que n, daí ele vai mascarar o verdadeiro n, e daí se vc recalcular a média, vai ter um valor n' < n real (ou seja, o n é o valor ótimo, na média, para a configuracao de nfes/lote).

Abs,

Henrique.