cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Tipo de emissão de NF-e de entrada (XML 2.00)

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Boa tarde pessoal,

Estou com uma dúvida e não encontrei informações a respeito:

Quando temos uma NF-e de terceiros, ao registrá-la no sistema, como (onde) teria que ser informado o Tipo de Emissão?

Eu estava fazendo testes de saída para habilitação dos campos (Tipo Emissão/Nr. Aleatório), e depois fui ver como entrariam estas notas, e aí que surgiu a dúvida.

Fiz os seguintes testes:

1 - NF de saída, ao ser criada na v.2.0 (definido na J_1BNFE_CUST3), faz com que o campo Nr. Aleatório seja dividido (8 dígitos, deixando 1 para o TpEmis), disponibilizando o campo Tipo de Emissão na tela;

2 - NF de saída, ao ser criada na v1.10, faz com que o campo Nr. Aleatório seja exibido com 9 dígitos, e o Tipo de Emissão não aparece.

Deixei a v.2.0 definida na J_1BNFE_CUST3 e criei uma NF-e de entrada. Ficou aberto o campo Tipo Emissão e o Nr. Aleatório está com 8 posições.

E aí, o usuário vai ter que entender que, quando eu emito NF-e na 2.0, as NF-es de entrada tem que ser lançadas como se fossem 2.0 tb?

E se eu estiver com o sistema na 1.10 e receber uma na 2.0, informo tudo no Nr. Aleatório (9 posições)?

Ou tem alguma outra lógica que vcs estão utilizando, tipo controle de tela, sei lá...

Não consegui encontrar no DANFE (nunca vi e nem tinha pensado nisso antes) a versão do XML, portanto, o usuário não terá como informar isso na tela...

Obrigado!

Eduardo Hartmann

ps.: O controle de tela para dividir o Nr. Aleatório foi implementado com a nota 1470661 - NF-e: Flexible XML-Version in Nota Fiscal-Writer

Edited by: Eduardo Hartmann on Nov 11, 2010 6:58 PM

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Eduardo,

legalmente falando, se sua empresa é emissora de NFe, ela nao pode escriturar "apenas com o DANFe em maos".

É mandatorio por lei que a empresa tenha recebido e armazene o XML e verifique o status da NFe na SEFAZ antes de postar a nota de entrada. Seja no XML ou na SEFAZ, a informacao de versao vai estar disponivel.

Abs,

Henrique.

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Henrique,

Certo! Não me liguei que na consulta à SEFAZ aparece a versão...

Daí o restante do processo funciona

Obrigado!

Eduardo

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Estimado,

no momento da entrada do Nota Fiscal, na writter, vc pode definir qual a versão esta entrando. Se mudar de 2,0, que é o proposto pelo sistema, para 1,10, a tela antiga vai ser apresentada e você poderá colocar o random number com 9 posições sem problemas!

Abraços

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Oi Gustavo,

Ok, se deixar o campo "versão" aberto no controle de tela seria possível isso, mas estou pensando na viabilidade.

Como identificar se é uma NF-e 1,10 ou 2,00 tendo apenas o DANFE na mão? Sem essa informação, não tem como o usuário fazer isso...

Estive revisando a situação e me pareceu que isso é, na verdade, irrelevante, pois o Tipo de Emissão vai ser gravado junto com o Nr. Aleatório de qualquer forma, certo? A única coisa que varia entre as versões é a apresentação em tela.

Pelo que entendi, a única diferença seria mesmo a versão que ficaria gravada diferente...

Abraço,

Eduardo