cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Contingência DPEC

Former Member
0 Kudos

Boa tarde!

Por gentileza, poderiam informar como é feito/tratado a contingência DPEC no SAP?

De acordo com outros fóruns que pesquisei a SAP não possui essa modalidade no Standard, está correto?

Como as empresas estão implementando esse tipo de contingência?

Desde já agradeço a ajuda de todos,

Moní

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Moní,

A solução SAP não gerar arquivos DPEC, nem os transmite à Sefaz, porém você pode através de uma solução customizada fazer esta parte e no SAP apenas manter o tpEmis = 4 (DPEC) modificando via BAdI conforme leitura na sua solução customizada.

Para o GRC não tem diferença transmitir XML de NF-e tpEmis=4, porém não transmite o XML/arquivo padrão DPEC.

A posição, como o Eduardo lembrou, é que a atual solução abrange boa parte da necessidade de emissão normal e contingente. Como vocês estão analisando esta questão do DPEC? Pretendem desenvolver ? Qual a necessidade do DPEC para o seu negócio?

Atenciosamente, Fernando Da Ró

christian_zeuch
Participant
0 Kudos

Fernando

Eu trabalhei com a implantação de sistemas de mensageria de NFe e a maioria dos clientes optou por DPEC. Estes clientes não possuíam o ERP SAP.

A escolha da contingência depende muito do tipo de negócio do cliente.

SCAN: só é habilitado quando a SEFAZ reconhece que está com problemas e decide ativar o ambiente nacional (SCAN). Outro empecilho comum é a necessidade da troca de séria (e consequentemente da numeração da NF).

FS e FS-DA: o custo financeiro é alto, além da questão logística ser complicada. Imagine uma empresa de varejo com 100 lojas em um determinado estado. A empresa ficou sem internet (caiu o link, por exemplo). Imagine trocar inserir os formulários de segurança nas impressoras e quando o problema for resolvido, retirar os formulários.

Com o DPEC, uma alternativa seria colocar um 3G para transmitir o XML reduzido do DPEC. Quando voltar a internet, transmite os XML's da NFe para a SEFAZ. Além disto, se uma SEFAZ está com problemas e ela resolver não ativar o SCAN pois o problema será corrigido em 4 horas, porém a empresa não pode esperar 4 horas, só resta o FS/FS-DA ou o DPEC. No caso de uma indústria ou de um CD, a logística do FS/FS-DA é reduzida, mas ainda resta o custo do formulário.

Ou seja, são muitas as variáveis que podem definir qual contingência utilizar, mas na minha humilde opinião, o DPEC é uma boa alternativa.

SDS

Christian Zeuch

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Christian,

Concordo plenamente quanto ao DPEC.

Clientes SAP que precisam estão desenvolvendo.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Christian,

conforme informado pelo Paulo Roberto, da Gerdau, na ultima (e primeira) reuniao do subgrupo de NF-e da ASUG, a SEFAZ está trabalhando num 5o formato de contingência, que seria algo que substituiria o SCAN completamente e ficaria ativo 100% do tempo.

Creio que a SAP deva estar esperando essa nova modalidade para revisar sua estrategia de contingencia. Nao adianta tomar nenhuma decisao agora.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique, veja se pode me ajudar!

O problema é o seguinte: Não temos GRC.

Faço o envio da NF-e para SEFAZ, minha menssageria autoriza a nota em DPEC automaticamente quando a SEFAZ está fora do ar, o problema é que nesse caso chave da NFe é alterada, pois o tipo de emissão e também o digito verificador é alterado na menssageria.

Minha dúvida é como posso tratar isso dentro do SAP?

Devo alterar a chave da NFe no SAP através de alguma BADI? se sim qual BADI???

Former Member
0 Kudos

Rafael, boa noite.

Essa mesma NF-e emitida em contingência DPEC (tpEmis=4), deve ser enviada à SEFAZ de origem quando a mesma voltar a operar, sem necessidade de alteração da chave.

Quando está se emitindo em SCAN (tpEmis=3) esse reenvio à secretária não é necessário, pois já é dado a autorização de uso para a NF-e.

Att.,

André Canalles

Former Member
0 Kudos

Dessa forma posso ter duas chaves de NF-e para uma nota fiscal???

Aguardar o retorno da SEFAZ das duas chaves, (1 em DPEC e outra Normal).??

Former Member
0 Kudos

Oi Rafael

Por favor abra uma nova thread. Não utilize threads já respondidas.

Desde já agradeço

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Oi Moní

Você chegou a olhar as threads a respeito do assunto aqui no fórum? O Henrique e/ou o Fernando podem dar uma informação atualizada sobre o assunto, mas até então o último status é de que a SAP não iria tratar o assunto visto que com i SCAN + FS / FS-DA o uso do DPEC se faz desnecessário.

[]

Abraço

Eduardo Chagas