cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Escrituração de NF-e na versão 1,10 após a implementação da versão 2,00

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Após a aplicação das notas SAP e configurações, a companhia passou a emitir NF-es com a versão 2,00 do arquivo xml. Gostaria de saber como é determinado o preenchimento do campo versão xml (na aba Dados da NF-e) na escrituração da NF-e via MIRO ou J1B1N, pois ainda estamos recebendo NFés na versão 1,10 e este campo está sendo preenchido automaticamente com o valor 2,00.

Problema:

Para as categorias de NF-e que efetuam somente a escrituração de NF-e, temos os campos número do protocolo, número aleatório e digito verificar como obrigatórios para que os usuários não consigam savar a MIRO sem o preenchimento dos dados da chave de acesso. Como o campo versão XML está vindo preenchido automaticamente com o valor 2,00, o campo tipo de emissão está preenchido com valor igual a 1.

O usuário está tendo que preencher duas vezes os dados da chave de acesso, para que as informações possam ser preenchidas de maneira correta, pois o primeiro dígito do número aleatório (correspondente ao campo tipo de emissão para NF-es emitidas na versão 2,00) de NF-es emitidas na versão 1,10, tem valores diferentes de 1 a 5 e o campo tipo de de emissão só aceita valores de 1 a 5. Enquanto todos os dados obrigatórios não forem preenchido, o campo versão XML não pode ser alterado, e consequentemente a composição da chave de acesso está determinada de maneira incorreta.

Gostaria de saber qual a lógica para o preenchimento automático do campo versão do XML e se existe algum tipo de parametrização que possa ser realizada para que este campo possa vir preenchido com o valor 1,10.

Obrigada,

Marília

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Adriano,

Como os campos número aleatório e dígito verificardor estão obrigatórios no controle de tela, só é possível alterar a versão após preencher todos os campos obrigatórios. Como o campo versão xml está vindo preenchido com o valor 2,00, o campo tipo de emissão só aceita valores de 1 a 5. O número aleatório da versão 1,10 possui valores diferentes de 1 a 5, deta maneira, para escriturar a NF-e com a chave de acesso correta, estamos tendo um trabalho dobrado.

De acordo com a recomendação, para corrigir este problema, estamos alterando os controles de tela, tirando a obrigatoriedade dos campos número aleatório e dígito verificador.

Pessoal,

Muito obrigada pelas respostas.

Marília

0 Kudos

Boa tarde,

estamos implementando a versão 2.00.

Durante o recebimento fiscal (MIRO) o usuário estará com um DANFE impresso. Este DANFE pode ter sido emitido pelo fornecedor na versão 1.10 ou 2.00.

Qual o impacto de escrituração fiscal da versão errada?

Existe alguma orientação com relação a situação?

Desde já agradeço.

Former Member
0 Kudos

Oi Adriano.

O que você quer dizer com escriturar a nota com a versão errada? A informação de versão não é registrada nos livros fiscais.

Pode haver impacto se a chave que você armazenar no documento de entrada não for igual ao do DANFE. Isso porque por exemplo, quando você precisar enviar as informações desta como uma nota referenciada a SEFAZ não irá autorizar a sua nota. Além do que você irá reportar nos arquivos do sped a chave das notas recebidas.

  • O ideal é que você sempre crie uma thread nova... mesmo que o assunto seja do mesmo contexto.

Abraço

Eduardo Chagas

0 Kudos

Oi Marilia,

A decisão sobre qual versão abre automaticamente para dar entrada numa NFe vem da configuração da filial válida para a data, conforme função J_1BNFE_CUST3_READ.

No seu caso, se vc estiver trabalhando com a versão 6.0 do ECC poderia pensar num enhancement point ao final desta função para trazer como padrao a versão 1.10, mas entendo que a partir de Janeiro, o número de entradas de NFe na versão 1.10 será mínimo.

Caso nao tenha a possibilidade de um Enhancement, fica mais complicado.... Como estao obrigatorios no controle de tela o numero aleatório e digito de controle, vc somente conseguirá alterar a versão após preencher todos os campos obrigatórios, então fica um trabalho dobrado mesmo.

Como "consolo" fica o fato de ser temporário esse problema de "multiplas" versões de NFe para entrada...

Att,

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Marilia,

vc quis dizer que o campo vem automaticamente com 2.00 e nao está aberto pra edição. É isso?

Se sim, verifique a nota 1470661.

Abs,

Henrique.