cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Contas transitórias EM/EF: Diferenças de valores e não de quantidades (?)

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia a todos!

Temos diversas situações em nosso SAP nas quais houveram processos de compra de "recebimento para entrega futura", entre outras, mas o que vale mencionar é que não estamos conseguindo realizar a compensação das contas transitórias EM/EF através da transação F.13 e muito menos realizar a criação de ajuste através da transação MR11.

Pelo que andamos lendo em notas SAP, a transação MR11 só pode ser utilizada para corrigir valores nas contas EM/EF quando há diferenças de quantidades lançadas na Entrada de Mercadorias e Entrada de Faturas. Em nossos casos, temos diferenças de valores lançados nas contas EM/EF na Entrada de Mercadorias e Entrada de Faturas e não há diferenças de quantidades.

Nos casos acima mencionados, nos quais há diferenças de valores e não de quantidades, como vocês crêem que seja possível resolver a compensação destas contas? Já tentamos a transação F.19 mas ela não nos atende. O que poderíamos fazer, uma vez que também não estamos pensando em "permitir lançamentos manuais" nas contas EM/EF e realizar as correções de forma manual.

Daniel

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Daniel.

O standard trata essa questão da seguinte maneira:

- quando a quantidade no recebimento (MIGO) é maior que a quantidade da fatura (MIRO) o sistema espera uma nova fatura (ou devolução).

- quanto a quantidade na fatura (MIRO) maior que a quantidade no recebimento (MIGO) o sistema espera um novo recebimento (ou nota de crédito).

Nestes casos não existe outra alternativa a não ser fazer o ajuste manualmente.

Abraço

Eduardo

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Olá Eduardo,

Então o que você está me dizendo é que eu deveria realizar uma manutenção no Mestre de Contas das contas transitórias EM/EF (transação FS00) e na aba "Entrada/banco/juro" desmarcar a caixa "Só lançamento automático" e realizar lançamentos manuais para fins de ajuste nas contas transitórias?

Obrigado pela resposta anterior.

Saudações,

Daniel

Former Member
0 Kudos

Olá Daniel.

Vixe... desculpe agora com a sua nova pergunta eu vi que não li direito e ainda por cima respondi outra coisa e certamente lhe confundi. Acho que o cerebro "fritou" com a nf-e 2.0! rsrsrs

Bom... a conta de compensação EM/EF é uma ligação entre o recebimento da mercadoria e o lançamento da fatura. Se a quantidade recebida é igual a quantidade faturada e vice-versa a conta estará completamente "compensada". Do contrário você tem as alternativas que lhe descrevi anteriormente ou compensar a diferença atraves da MR11; neste caso de forma automática ou manual.

Apesar da MR11 dar a impressão de que é baseada em valores ela é na verdade é baseada em quantidade e valor.

Sendo assim eu não entendi muito bem o que você deseja compensar.

Abraço

Eduardo

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Eduardo, bom dia!

Se preferir, posso te mandar no e-mail a situação que temos, para que você analise e veja mesmo se nós teremos que criar um programa Z para ajustar a Conta Transitória?

Obrigado,

Daniel.

Former Member
0 Kudos

Oi Daniel,

Estamos com um problema muito parecido com este relatado por você.

Você conseguiu resolver? poderia me passar o que foi feito?

Obrigada,

Cristiane

robson_silvaalmeida
Discoverer
0 Kudos

Boa tarde,

Não sei se ja resolveram este post. Mas poderiam me dizer se teve sucesso e como foi feito?

Agradeço desde já.

Answers (0)