cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro: 242 Rejeição: Cabeçalho - Falha no Schema XML

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal, tudo bem?

Gostaria de saber se vocês tiveram algum problema hoje na autorização de Notas no ambiente de homologação da Sefaz versão 1.10.

Eu gerei algumas notas aqui para São Paulo e também para o SCAN e ambas estão retornando 242 Rejeição: Cabeçalho - Falha no Schema XML.

No Manual do Contribuinte, ví que esse erro se refere a "Elemento nfeCabecMsg inexistente no SOAP Header", mas eu comparei com algumas mensagens da semana passada e aparentemente o conteúdo da nfeCabecMsg não sofreu alteração alguma.

Desde já agradeço,

Daniela

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Daniela, boa tarde.

Você poderia ir no seu PI e pegar o XML lá gerado e acessar:

http://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-VAL.aspx

E colar lá o conteúdo do XML gerado. Lá você obterá exatamente o "tag" no qual o erro está ocorrendo.

Já obtive erros de Falha no Schema XML com relação a caracteres inválidos colocados no texto "Informações Adicionais" mas não me lembro de nada no Cabeçalho.

Espero ter colaborado.

Atenciosamente,

Daniel.

Former Member
0 Kudos

Oi Daniel, obrigada pela resposta.

Eu consultei a validação da SEFAZ RS que retornou:

PARSER XML: OK

TIPO DE MENSAGEM: NF-e

SCHEMA: OK

Ví que outras pessoas também postaram erro de SCHEMA XML hoje, mas não exatamente o erro 242.

As notas em produção estão sendo autorizadas normalmente, o problema ocorre apenas no QA.

Alguma idéia?

Att,

Daniela

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Ola Daniela, hoje eu gerei algumas notas em ambiente de homologação no SEFAZ de SP usando o formato 1.10 e não tive problemas, vc ainda esta com algum problema???

Former Member
0 Kudos

Oi Carlos, bom dia!

Acabei de fazer um teste e o problema persiste.

Ontem no final da tarde pude constatar que apesar da Sefaz retornar Rejeição 242, as notas estão sendo autorizadas. Quando utilizo a interface de consulta de status ou se vou diretamente no site da Sefaz, a NF-e está autorizada.

Falei com as Sefaz de MG e SP, mandei email e abri chamado com eles.

Assim que tiver um retorno eu atualizo essa thread.

Obrigada,

Daniela

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

mesmo assim daniela, estou gerando notas para o sefaz de SP em homologacao no formato antigo e o erro não me é retornado, no CC que vc esta usando para esse formato esta usando o envelopamento SOAP padrao ou seja, desflagado para remover o envelopamento?

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

Vi ontem num cliente um caso 242, com a descrição parecida, no caso se tratava de uma venda com destinatário pessoa física e o CPF não estava informado.

Isso não é exatamente uma falha de esquema, pois é permitido não ter CPF/CNPJ quando destinatário do exterior, daí o GRC deixar passar e a Sefaz não rejeitá-lo pelo 215/225.

Faça o seguinte: Vá na transação SXI_MONITOR, procure pelo BATSR (resposta da Sefaz) e verifique se no campo xMotivo tem alguma informação adicional.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Carlos / Fernando,

Obrigada pelas respostas.

Finalmente descobrimos a causa do problema.

No atual cliente que estou não temos o GRC, mas uma mensageria Z desenvolvida com ABAP e PI.

Eu achei que o problema de rejeição 242 estava relacioanado aos dados da NF-e no momento do envio do Batch, mas na verdade o problema estava na versão do cabeçalho da mensagem enviada no Batch Request dentro da tag , mas apenas para a mensagem de Batch Request, por isso que ao consultar a Nota no Site da Sefaz ou fazer a Solicitação de Status, era verificado que a nota estava Autorizada.

Então o que a Sefaz estava rejeitando era a minha mensagem de Requisição do Lote e não a NF-e em si.

Fizemos os ajustes necessários na parte ABAP e uma vez que a versão passou a ser enviada o erro deixou de ocorrer.

Obrigada,

Daniela

Answers (0)