cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Instalação GRC independente do NetWeaver atual

Former Member
0 Kudos

Olá Experts,

Necessito instalar o GRC para implantação da NF-e v2.00. Atualmente temos um ambiente ECC 6.0 que será atualizado via Notas até o SP necessário (aprox. 351 notas). Temos também um ambiente NetWeaver PI que se comunica com este ECC e possui diversas Interfaces via ABAP Proxy, IDOC e RCF.

Queria saber se é possível a instalação de um novo ambiente NetWeaver PI para o GRC, independente do PI atual. E se é possível que o ECC se comunique normalmente com os dois Integration Servers.

Desde já agradeço.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Pedro,

por que você quer criar outro PI?

Por questao de prioridade mesmo (você acha que problemas nas outras interfaces existentes podem impactar no faturamento)?

Ou há outros motivos?

De qq maneira, o ERP nao comunica direto com o PI no cenário de NFe, mas sim com o GRC, através de RFCs.

Então você nao terá nenhum problema, tecnicamente.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Entendi Henrique, obrigado pela resposta.

Na verdade esta opção está sendo analisada para evitar qualquer impacto na instalação existente do NW, ou impactos da instalação existente do NW no GRC.

Você vê benefícios de instalar um novo? Ou benefícios incluir o client do GRC no NW atual?

Abraços.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Entao, sao 2 coisas diferentes:

1 - usar o PI atual como PI apenas e criar um novo ABAP Stack 7.0 para o client do GRC

2 - usar o PI atual tanto como PI quanto como ABAP stack para o client do GRC.

A 1 eu nao vejo problemas, até facilita a manutencao de seu landscape.

Para a 2, eu nao recomendaria por diversos motivos, principalmente:

a) complicacao da manutencao de um PI que já é central em sua empresa.

b) a proxima versao do NFE, a ser liberada no fim do ano, vai demandar que o ABAP Stack do client do GRC seja atualizado para o NW 7.02 (7.0 EhP 2), o que poderá gerar impactos em seu ambiente PI.

Eu vejo o modelo 2 como um modelo aceitável caso você ache que o ambiente PI atual nao vai conseguir te dar o SLA necessário para processar as NFes, pois vocês já enfrentam muitos problemas com as outras interfaces. Contudo, se você tem problemas de administração em um PI, a tendência é que vc terá os mesmos problemas no outro PI também, ou seja, a empresa precisa aprender a ter uma cultura de gestão pró-ativa e não reativa do PI de qualquer maneira, o que meio que acaba por eliminar a necessidade de ter o 2o... Mas se mesmo assim a empresa acha que seria mais fácil, no curto prazo, instalar um novo do que "limpar" o atual, é possível sim. Mas sempre com o objetivo de migrar isso pra um PI único no médio/longo prazo.

Abs,

Henrique.

PS: seja para o modelo 1 ou 2, o sizing necessário para atender ao cenário NFe é relevante. Seja em um servidor separado ou adicionando capacidade ao servidor existente, você precisa de mais hardware (memoria, processador, disco) para o processo de NFes. E isso é tão mais crítico quanto maior for seu volume de NFes.

Former Member
0 Kudos

Excelente.

Então eu preciso de um ABAP Stack para o GRC, com NW que futuramente deverá ser atualizado para o EHP 02. Este GRC irá se comunicar com o ECC via RFC, e com o PI existente via ABAP Proxy.

Sendo assim posso:

- Manter as Interfaces centralizadas no PI existente;

- Ter um ABAP Stack independente para o GRC, com um NW onde o PI não será utilizado.

Então o cenário seria:

SAP ECC <-> SAP PI <-> Legados (interfaces atuais)

SAP ECC <-> SAP GRC <-> SAP PI <-> SEFAZ (NF-e)

Correto?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Exato!

E daí vc pode manter sua estrategia de manutencao do PI independente do GRC.

Por exemplo, se você quiser migrar pro PI 7.1x, pode fazê-lo sem gerar nenhum impacto ao GRC (o XI Content SAP SLL-NFE 1.0 é compatível tanto com PI 7.0x qto PI 7.1x).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Muito obrigado.

Abraços.

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Henrique, bom dia.

Me surgiu uma dúvida em relação à esta Arquitetura:

O componente SLL-NFE precisa estar instalado no ABAP Stack do GRC (é claro), e também em meu PI atual?

Em caso afirmativo, as atualizações de SP e aplicação de notas deste componente precisarão ser efetuadas nos dois ambientes?

Desde já agradeço.

Abraços.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nao nao.

O Add-On SLL-NFE 1.0 só é instalado (SAINT) no stack ABAP onde vc vai rodar o GRC.

No PI, vc importa apenas o XI Content (.tpz) SAP SLL-NFE 1.0 no Repository.

No stack Java (que pode ser o do PI ou nao), vc faz deploy do SWCV SLL-NFE-JWS 1.0.

Abs,

Henrique

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Henrique,

Mas como no SLD preciso criar um Business System para o GRC, e nele deve constar o Produto "SAP Nota Fiscal Electronica SAP Nfe 1.0 700", como aparecerá este produto no SLD do PI sem q o SLL-NFE exista neste ambiente?

Desde já agradeço.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Pedro,

o SLD do PI ter o produto "NFE" em seu descritivo, e o produto estar instalado no PI nao tem nenhuma relacao.

Note que no SLD existe até ERP sem o PI ter ERP instalado.

VC tem que adicionar o SLL-NFE ao GRC e no SLD do PI, no TS/BS do GRC, adicionar o produto NFE e o SWCV SLL-NFE a eles.

O SLL-NFE nao tem que estar no BS do PI nesse caso.

Abs,

Henrique.

Answers (0)