cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Monitoramento de filas na SMQ2 - Nfe

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Estou voltando com este asunto, estou com uma idéia de criar um tipo de monitor de filas paradas, na SMQ2, para enviar um email aos responsáveis quando ocorrer tal situação e ao mesmo tempo alertar o Help desk para tomar as devidas ações.

Estive verificando no GRC/PI e existe uma tabela, ARFCSSTATE, onde os campos ARFCSTATE quando indica que possiu um erro, exemplo SYSFAIL e o campo ARFCRETURN está em branco, baseado nas data (ARFCDATUM) e hora (ARFCUZEIT), eu poderia enviar uma email previamente cadastrado em uma tabela por exemplo, avisado que ocorreu o erro.

É factivel a idéia acima, ou tem mais informação para ter certeza de que uma fila está parada?

Existe algum tipo de monitoramento standard similar ao que queremos fazer?

Obrigado,

Att,

Ariel

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ariel,

qual o procedimento que tipicamente o administrador vai fazer, uma vez tendo recebido o email?

É um processo padrao? Se sim, nao seria melhor automatizar esse processo?

Abs,

Henrique.

PS: lembrando que nunca se deve deletar entradas nas filas indiscriminadamente, seja manual ou automaticamente.

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique,

Então, este email será direcionado para a equipe de Basis para analisar o que pode ter causado o problema, e assim tomar a atitude correta, a intenção é antecipar o tratamento do problema, descobrindo a causa podemos atuar na solução preventiva como já ocorreu outras vezes.

Pelas últimas ocorrências, não houve deleção de registros das filas e sim um restart da mesma, visto que o job RSXMB_RESTART_MESSAGES não conseguiu tratar automaticamente e foi necessário a atuação manual.

Mais uma vez obrigado pela ajuda!!!

Abs,

Ariel

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ariel,

acho que se vc usar o CCMS Monitor para as qRFCs e setar alertas, vc vai ter o mesmo resultado, sem precisar desenvolver nada. Dê uma buscada no topico, e veja esses links:

https://service.sap.com/sap/support/notes/441269

https://service.sap.com/sap/support/notes/1278532

Abs,

Henrique.

PS: alem do CCMS, veja tb o business process monitoring.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ariel,

Num ambiente de alta "ferocidade" como o seu, pode existir algum comportamento inadequado do sistema no pico de uso.

Sugestão:

- Não passe para o "automático~ esta solução

- Procure obter de cada evento como estava o ambiente (filas, NF-es, batches, memória, CPU, java)

- Tire print screens dos erros que param a fila com o que puder de histórico e o "como foi resolvido"

- Com o resultado dessas investigações abre um chamado no SLL-NFE ou posta pedaços aqui no fórum. Talvez tenha como ajudarmos.

- Independente da solução atual remove todas as configurações de lote deixando apenas a linha default, isto irá aliviar seu sistema. Vc nem sabe como.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ariel,

Alguma novidade sobre este tema?

Dê feedback ao fórum.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Answers (1)

Answers (1)

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Ariel, eu entendo o que vc esta propondo, mas, os motivos de uma fila ficar parada nao devem ocorrer com frequencia em um ambiente ao meu ver e os problemas causadores desse " sintoma" devem ser sanados.

Uma fila parada signifaca m'a configuracao de um ambiente em algum aspecto ou ate mesmo dimensionamento de hardware.

Former Member
0 Kudos

Olá Carlos,

Entendo a sua colocação, mas algumas vezes este tipo de comportamento ocorre e imagino que não seja somente comigo e precisamos atuar proativamente e não esperar os 1000 usuários que temos começarem a ligar alegando que as notas não estão sendo aprovadas a mais de xxx minutos...

Por isso que temos que ter uma alternativa, mesmo que não seja necessária usá-la, igual o plano de saúde ninguém quer usar mas todos temos o bendito entende?

Abs,

Ariel