cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Validação do XML 2.0 no visualizador de NF-e da Sefaz Nacional retorna erro

Former Member
0 Kudos

Olá,

Gostaria de saber se alguém já verificou a estrutura do XML 2.0 gerados pelo SAP / GRC no visualizador de NFe do Portal Nacional, pois aqui na empresa estamos validando a estrutura destes XMLs e o visualizador retorna erro na estrutura e/ou conteúdo da NFe como não válidos.

O XML que estamos verificando, foi autorizado, pelas sefazes de São Paulo e Virtual de RS em ambiente de homologação.

Qualquer comentário é muito bem vindo.

Obrigada,

Luciana Kanno

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando,

Aplicamos as notas e refizemos os testes, ainda continua com inconsistencia.

Abrimos chamado no SLL.

Atenciosamente,

Luciana Kanno

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Luciana,

Conforme resposta completa pelo chamado, segue apenas para atualização da thread e informação aos amigos para ficarem "ligados" e nos ajudarem com esta investigação.

Os XML's que enviou são 100% corretos quanto a integridade de assinatura e schema, porém o programa rejeita sem explicar a causa.

A mensagem refere-se a erro de "estrutura e/ou conteúdo".

No caso estou apostando que neste software tem validações que nem mesmo as Secretarias implementaram como os erros que estão aparecendo aqui de 531.

Tente gerar a mesma nota (item + impostos) para outra Sefaz, quem sabe a rejeição escondida "aparece" em outro software de outra Sefaz.

Fora isso, contactar a produtora deste validador para entender que regra pode estar causando isto.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando,

Obrigada pelo retorno.

Fizemos vários outros testes e alguns produtos que utilizamos nos testes geram o erro, enquanto que outros passaram pelo validador, realmente. Vamos abrir chamado junto a SEFAZ também para tentar identificar o erro.

Quanto a testes em outras SEFAZ, temos somente a virtual do RS e SP, e ambas estão com o mesmo comportamento.

Mais uma vez obrigada.

Luciana Kanno

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Oi Henrique,

Não sei se estamos falando do mesmo sistema, pois estamos fazendo a verificação pelo visualizador de NFe do Portal Nacional.

Fazemos o download do XML via GRC e importamos este xml no visualizador, ele abre normalmente, mas quando clicamos no botão Verificar Estrutura/Conteúdo, neste ponto ele retorna o erro de inválido.

Fizemos testes com um XML versão 1.10 e este está OK.

Sobre o visualizador acabamos de fazer download dele hoje.

Atenciosamente,

Luciana Kanno

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ops, de fato, eu estava falando do validador da SEFAZ RS.

http://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-VAL.aspx

Eu nao tenho certeza, mas se fosse pra chutar, diria que esse programa da Receita ainda nao foi atualiado para o layout 2.00.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Luciana / Henrique,

Baixei o validador da Sefaz agora e fiz um teste com um XML 2.0 gerado pelo GRC NFe. Tudo certinho.

Você já atualizou as notas pós SP15, especificamente a SAP Note 1501545 ?

Verifique na thread abaixo que estou usando para atualizar as vitáis, diria mandatórias.

Especificamente para a situação com SAP BASIS 701 e SAP BASIS 702 pode acontecer uma falha no tratamento do retorno de protocolo da Sefaz. Aplique-as crie um novo XML e caso ainda tenha problemas abra um chamado com todas as evidências em SLL-NFE.

Dê feedback à thread com os resultados.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Testei aqui e validou.

Como vc está jogando o conteudo do XML lá?

Faça download do XML autorizado pela tela de detalhes da NF-e no Monitor do GRC, dai abra o documento no notepad, e daí copie o conteudo e cole no validador.

Ainda, veja se vc está com o ambiente o mais atualizado possivel. Houve uma mudanca na estrutura de alguns campos nos ultimos PLs (xJust, por exemplo), que pode causar ambientes desatualizados de gerarem NF-es invalidas.

Abs,

Henrique.