cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFe - Problema ao requisitar cancelamento de NF (estorno)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde prezados,

Gostaria da ajuda de vocês sobre algo que deve até ser simples, mas não consigo resolver.

Tenho dois movimentos criados (9s7 - consumo interno e o 9s8 - estorno ) e coloquei os dois como relevante para NFe na view J_1BIM02V:

tp. mov. relev. nfe cat. nf cat. reg. tp. parc. funç. parc.

9S7 X ZG Z8 V LF

9S8 X Z8 Z8 V LF

Ao criar um documento de material na migo, usando o imposto I1, ele exibe as informações de doc. contabil:

Itm CL Conta Texto breve LNeg Fisi Div Cen.lucr Material Montante Quantidade

1 99 12202001 EST MAT REPOSIC ENG 7 1028 1000 1000134472 -1,97 -1

12202001 -1,97

3 50 14304001 ICMS S/ENTR E SAID 7 1028 1000 1000134472 -2.048,19 -1

14304001 -2.048,19

2 81 41702101 REP&MAN-CONS/QUIO/ 7 1028 1000 17801023 1000134472 2.050,16 1

41702101 2.050,16

O problema ocorre quando eu vou em "Requisitar cancelamento". O sistema não consegue salvar o estorno, pois da a mensagem de erro:

Saldo não nulo: 2.048,19 Débito: 2.050,16 Crédito: 1,97

Vocês sabem o que pode ser?

Caso precisem de mais informações me avisem por favor.

PS: Estou desesperado para arrumar isso...

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Daniel,

Estou com uma situação semelhante...

Vc conseguiu resolver o seu problema?

Abs,

Mário

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Daniel,

O problema ocorre quando eu vou em "Requisitar cancelamento". O sistema não consegue salvar o estorno, pois da a mensagem de erro:

Saldo não nulo: 2.048,19 Débito: 2.050,16 Crédito: 1,97

Quando você diz que não consegue requisitar, é através do monitor J1BNFE?

Esta mensagem parece ser alguma validação Z.

Se for J1BNFE, verifique na sua implementação da BAdI CL_NRE_PRINT, método check_subsequent_documents, provavelmente lá tem algum código que faz a verificação e dá esta mensagem.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Ola fernando, obrigado pela resposta.

Isso, quando eu tento cancelar pela J1bnfe acontece isso.

Agora olha só, quando eu não coloco o flag no mov. 9s8 como relevante para nf, o sistema não da a mensagem de erro na j1bnfe, mesmo dando essa diferença de valor...

Vou verificar isso que você postou e assim que possivel eu respondo.

Atte,

Daniel

Former Member
0 Kudos

Ola Fernando,

Então, fui na SE19 e SE18 e fala que a BADI CL_NRE_PRINT não existe...

Será que estou fazendo algo errado?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

CL_NFE_PRINT

Former Member
0 Kudos

Nossa Henrique, eu nem percebi que tava colocando a letra errada...

Mas então, entrei la, fui em interface, dei um duplo clique em "CHECK_SUBSEQUENT_DOCUMENTS" e no código não tem nada...

Agora complicou, hein?

Abraços

Daniel

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Na verdade o Fernando que digitou errado.

Eu nao conheco o processo funcional, mas sei que existem exits em cada transacao de estorno.

Por exemplo, pra notas de SD, existe uma exit na VF11 onde vc implementa alguns checks antes de a nota ser extornada, e sei que a VF11 é chamada em modo de simulacao pela J1BNFE antes de fazer o pedido de cancelamento à SEFAZ, para saber se o documento poderia ser mesmo estornado.

No caso do seu processo, deve haver exit similar na transacao de estorno.

Onde vc faria o estorno manual em caso de NF modelo 1? MBST?

Verifique se tem uma exit equivalente realizando esses checks.

Abs,

Henrique.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ah Daniel,

outra coisa.

Se vc for em interface, vc vai na definicao da interface, e nao da classe q implementa a badi.

Dai vai ser vazia mesmo.

Acho que vc tem que ir em Implementation (deve ter em algum dos menus).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ola Henrique, o estorno não dá pra fazer pela mbst porque da o erro da mensageria (eu entendo que dá o erro para forçar o usuário a ir no monitor j1bnfe).

Na própria MIGO dá pra fazer, contanto que não esteja com o flag de relevancia. Mas olha que estranho, mesmo pela MIGO também dá a diferença de impostos, mas o sistema não bloqueia o estorno. Pela j1bnfe tambem tem diferença de valores de entrada/saida, mas o sistema não barra ou seja, eu finalizo o estorno.

Com o flag de relevancia clicado, o sistema da o mesmo erro na mbst e na migo/estorno.

Então por que com o flag de relevancia clicado o sistema náo deixa salvar o estorno (pela j1bnfe)??

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Daniel,

Na J1BNFE, ao pedido de cancelamento, não faz MBST, imagino que faça uma simulação e daí seria o caso de ver se foi implementada alguma simulação via exit. SE18 -> CL_NFE_PRINT (agora certo) -> Enhancement Implementation -> Overview --> Escolha a implementação ativa .... em interface vá na check_subsequent_documents e verifique se tem algum código chamando alguma simulação. De qualquer forma, isto responderia ao pedido e ao problema em si.

Quanto ao problema, esta mensagem que a primeira vista achei estranha, encontrei como erro standard M7 050 (veja na SE91 a descrição) e confirme se é isso mesmo. Verifique SAP Notes:

1054397 Cancellation of Material document issues error M7 050

1087065 MBST/MIGO: Cancel of documents with MVT 815 error M7 050

1021036 MIGO/MBRL return delivery - problem with notes 989066,967965

Uma dica de obter mais detalhes sobre o que está causando é debugar a função J_1B_IM_TX_CALCULATE_TAX_NEW, espero que te ajude.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Ola Fernando, desculpe a demora em responder.

Pedi pra pessoal verifcar estas notas SAP, parece que elas não foram implementadas aqui...

Paralelamente a SAP pediu para verificar esta nota: 123124. Ela diz que para os movimentos brasileiros 8xx não ocorre o problema.

Será que pode ter algo a ver o fato das notas SAP do post acima não terem sido implementadas que faz dar o erro no movimento Z (9S8)?

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Boa Pergunta Daniel,

Na verdade as notas não são para os seus movimentos, são para os 8xx então acredito que se você simulasse com os movimentos 8xx também poderia ter o mesmo erro mas isso estou chutando Ok?

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Ola Fernando, primeiramente me desculpe a demora em resdponder.

Eu fiz um teste com outro movimento e iva e foi normal.

O que está acontecendo me parece que está acima da NFe (ou seja a culpa nem deve ser da nfe). É relacionado simplesmente com o recebimento físico e estorno de um documento.

Quando eu crio um documento de consumo interno (mov. 9s7) ele me joga o valor em 2 contas e o icms em outra conta.

quando eu faço o estorno (9s8), o sistema não devolve o valor do icms, por isso a diferença.

Você sabe como poderia corrigir isso? Eu entendo que o estorno tem que "devolver" todos os valores debitados, certo?

Edited by: Daniel Chiochetti on Sep 3, 2010 7:38 PM

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Daniel,

Não tenho estes conhecimentos, por mim eu faria debug e dedução que é o que sei fazer bem.

Mas aqui no fórum deve ter um expert que possa te ajudar nesta questão específica.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Oi Daniel

Este movimento que você criou foi feito com copia de que movimento? Qual processo de negócio você está fazendo?

Tente cancelar o documento via MBST antes de atribuir a número da NF-e.

Abraço

Eduardo