cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Banco de dados com um auto crescimento X tabelas NF-e

Former Member
0 Kudos

Pessoal boa tarde , preciso da ajuda dos conhecedores de NF-e.

Tenho diariamente 4000 notas autenticas no sefaz , meu banco esta crescendo de um maneira muito rapida no meu ponto de vista 4 gb por semana, tenho setado os jobs de housekeeping como segue abaixo , porem tenho algumas duvidas?

1)Existem mais jobs que possam ser rodados, para apagar o que nao precisamos ?

2) quais tabelas que nao pode ser limpas ? Quais os nomes das tabelas que guardam informaçoes do XML das notas ? poderiam me fornecer para eu ter uma ideia de numero de registros?

3) Existe algum lugar aonde eu possa calcular o sizing do meu storage deste crescimento de banco ?

Jobs configurados

EU_PUT

EU_REORG

NF-E:_SERVICE_STATUS_CHECK

SAP_BC_XMB_DELETE_400

SAP_BC_XMB_HIST_DELETE_400

SAP_CCMS_MONI_BATCH_DP

SAP_CCMS_MONI_BATCH_DP

SAP_COLLECTOR_FOR_JOBSTATISTIC

SAP_COLLECTOR_FOR_NONE_R3_STAT

SAP_COLLECTOR_FOR_PERFMONITOR

SAP_REORG_ABAPDUMPS

SAP_REORG_BATCHINPUT

SAP_REORG_JOBS

SAP_REORG_SPOOL

SAP_RSICFDLT

SAP_SOAP_RUNTIME_MANAGEMENT

SAP_SRT_METERING_REORG

SWEQSRV

Fico no aguardo , muito obrigado

Paulo

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Setei RUNTIME LOGGING para 0 agora uma coisa que fiquei curioso existe um paramentro setado RUNTIME Tracel level para 1 esta certo isto ? ele esta gerando trace ?

Obrigado a todos por enquanto ..

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

sim, etsa certo, abaixo disso ele nao gera trace de processos do PI dificultando a deteccao de erros, mantenha em 1 que 'e o minimo.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Paulo,

em ambiente produtivo, eu diria pra deixar os valores default; na entrada do parametro, ele fala qual o default e qual o atual.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

o default eh sempre 1, 0 ( zero ) eh sem trace, o default eh o melhor para producao

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Pessoal alterei a qtd de notas para 50 alterei o valor do recomendado pelo Henrique criei os jobs de limpeza do PI

Vamos acompanhar o banco agora

Muito obrrigado a todos pelas respostas e ajuda

Obrigado

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

De nada Paulo, estamos sempre aqui dispostos a auxiliar, se precisar de mais alguma coisa me avise

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Paulo,

Só pra complementar mais informação a este tópico:

Existem tabelas de trabalho do XI e workflow que devem ser limpas constantemente, você já tratou as do XI, recomendou um reorg do banco para recuperar o espaço perdido já que o espaço está alocado no banco de dados. Veja com o DBA.

Na SAP Note SAP Note 872388 Troubleshooting Archiving and Deletion in XI 3.0 / PI 7.0, que contém informações adicionais para a limpeza de tabelas de XI, WF e Adapters.

Veja

Quanto a NF-e (tabelas /XNFE/*) você pode usar os objetos /XNFE/SRV conforme já exposto para manter algo como 60 dias ou menos, também as tabelas de lotes podem ser eliminadas pois são "de trabalho" objeto /XNFE/BAT período talvez 90 dias.

Quanto ao objeto /XNFE/NFE não deve executado apenas delete pois impedirá o acesso às NF-es em si, e sim arquivadas e mesmo assim apenas se necessário. De qualquer forma com uma retenção bem maior talvez 2 anos. Porém apenas se ARQUIVADAS antes em local seguro.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Henrique , aonde vejo esta configuraçao dentro do SXMB_ADMIN ?

Fico no aguardo e muito obrigado

Paulo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

SXMB_ADM -> Integration Engine Configuration -> Specific Configuration

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Pessoal obrigado pela força e respostas segue algumas resalvas

Na verdade este final de semana levantei no Oracle quais mas tabelas com maiores desperdicio de espaço e chegamos em duas tabelas

SXMSCLUP

SXMSCLUR

Verifiquei que estavamos rodando o job de limpeza porem nao no client de integration no nosso caso o 002, esta tabela dimuiu de 2000 milhoes de registro para 1000 registros .

Minha configuracao de lote esta definido assim

Tamanho maximo de B

500.000

Numero maximo de NF-es

10

Vou verificar os paramentros em Producao que vocês comentaram tambem .

Abraç

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

creio que vc pode, pelo seu volume de NFe, aumentar consideravelmente o numero de NFes por lote, para no minimo umas 20, sem problemas, a nao ser que cada nota sua possua uma infinidade de intens obviamente, o tamanho do lote nao tem problema nenhum, esta coerente. Vale lembrar, que caso o numero de nfes por lote nao sejam completados no decorrer do tempo configurado tbem, o lote 'e fechado, mesmo com poucas nfes e enviado, mas assim, a quantidade de dados gerados nas tabelas de controle de lote serao consideravelmente menores.

outro ponto 'e do archive, faca eles como mencionado pelo Henrique, mesmo assim, de uma analisada no tamanho das tabelas de status de servidor e de historico, talves vc ganhe muito mais ainda excluindo dados antigos.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Olha, ao meu ver nenhuma das tabelas deveriam ser limpas, mas umas que poderiam ser analisadas por vc é a NFE_HIST be a BAT_HIST ( sei que o pessoal da SAP vai me xingar ), pois, nao é necessáriio manter todos os dados de historico das NFes que já foram aprovadas, vc pode criar um relatorio que limpe pelo menos os dados das nfes que já possuem aprovacao no caso mantendo só mente o ultimo status, ou seja, o mais novo.

Essas tabelas sao umas se nao as que mais armazenam dados pois uma unica NFe pode ter N registros em cada uma das tabelas.

Vale lembrar que a BAT_HIST é relativa aos lotes, ou seja, um lote pode ter N notas. Ai nesse caso vale a pena analisar tbem, vc configurou quantas notas fiscais por lote, será que não seria o caso de vc montar lotes com mais NFes? Quantas NFes por lote vc configurou?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

As HIST eu acho perigoso deletar.

A menos perigosa de deletar (e possivelmente uma das que mais cresce, dependendo do intervalo configurado e do numero de SEFAZs que vc tem) é a /XNFE/SRVSTA. Mantenha o resultado dos ultimos meses (3, 6? sua escolha) e limpe tudo de antes.

A tabela que mantem o XML das notas é a /XNFE/CORCONT, ela se relaciona com a /XNFE/XML.

A /XNFE/NFEHD é a que possui as entradas principais (1 por chave de acesso).

Nunca delete essas tabelas. O máximo que eu aconselharia a fazer é archiving, detalhes aqui: https://service.sap.com/sap/support/notes/1363402

Mas eu nem faria archiving das tabelas /XNFE/ nao, pois aí as notas deixam de aparecer no Monitor.

O que provavelmente pode estar faltando pra vc é setar os jobs de archiving e, principalmente, delecao do PI.

http://help.sap.com/saphelp_nw70ehp2/helpdata/en/0e/80553b4d53273de10000000a114084/frameset.htm

Se vc nao fez ainda, faça.

Ter as msgs no XI (principalmente as de sucesso) nao é tao importante. Vc pode deletar msgs de + de 1 semana, ou 1 mes, vc escolhe. Isso vai com ctz diminuir o crescimento de banco. Ainda, verifique se os parametros LOGGING e LOGGING_SYNC na SXMB_ADM de ambos PI e GRC estao configurados no PRD. Se estiverem, delete o LOGGING_SYNC e sete o LOGGING para '0'.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Concordo com vc Henrique quanto as tabelas do status de serviço, porem, nao vejo o porque de manter status anteriiores de notas já aprobadas, bastaria manter o ultimo status das tabelas de HIST, mas como eu dise, teria que ter cuidado com a BATHIST pq um lote pode ser referente a mais de uma NFe, a NFE_HIST pode sim ser removidos os status mais antigos nas NFes que já tem aprovacao do SEFAZ sem impacto ao funcionamento do processo ao todo ou visualizacao das Notas no monitor.

Concordo com vc tbem com os archive das tabelas, os dois wikis que vc esta disponibilizando sao bem instrutivos e devem ser seguidos