cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Base de Cálculo Imposto de Renda

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Como fazer para que o INSS seja deduzido da base de cálculo do Imposto de Renda, sendo que o INSS é cálculado no momento do lançamento da fatura e o imposto de renda no momento do pagamento da fatura?

Obrigada,

Lucia

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

0 Kudos

Lucia,

Você já testou a configuração de interdependência mesmo os impostos tendo momentos de retenção diferentes ? Normalmente, o entendimento do IR é que a retenção ocorre também no momento do registro da nota/fatura/recibo. Bom, de qualquer maneira, o valor do INSS já será calculado, o problema é se, como o IR será retido na fatura, se o SAP conseguirá recuperar o valor e deduzir da base. Eu ainda não passei por essa situação.

Sds,

Mariano

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Mariano,

Eu testei a configuração de dependência entre categoria, mas o SAP exibiu mensagem de erro com diagnóstico: "A característica 'ponto de evento do lançamento' é diferente em ambas as categorias. Como tal a atribuição não é possível." e procedimento: "Selecionar o número de uma categoria com o mesmo ponto de evento do lançamento.".

Sds.

Lucia

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos

Lucia boa tarde

Sou o Hudson Marques FI IBM no projeto Vale RJ

Estou com a mesma duvida ? Você já encontrou a solução?

Como fazer para que o INSS seja deduzido da base de cálculo do Imposto de Renda, sendo que o INSS é calculado no momento do lançamento da fatura e o imposto de renda no momento do pagamento da fatura? Eu abri um chamado na SAP está em analise . Se desejar falar a respeito segue meus contatos hmarque uol com br , ou skype hudsonsouzamarques . Desde já muito grato pela Atenção

Posso compartilhar  todas as ações que já busquei para achar a solução mas até agora sem exito

0 Kudos

Valerie,

     Esta configuração serve apenas se os 2 impostos estiverem na mesma etapa do processo (entrada da fatura ou pagamento), no caso informado eles estão em etapas distintas... logo não há a possibilidade de ocorrer a dependência entre as categorias de impostos.

Former Member
0 Kudos

Lucia,

1) Criar a categoria do imposto INSS (deve criar antes do IR para que possamos efetuar posteriormente a redução da base através da dependência).

2) Criar a categoria do IRRF marcar montante líquido modificado e Redução de base.

3) No montante base de IRF, em apresentar dependência entre categorias de IRF, inserir na categoria de imposto criada para IRRF o número da categoria de INSS.

Fazendo esta configuração o sistema reduz da base o INSS para cálculo de IRRF PF.

Espero ter ajudado!

Abs e boa sorte!

Valerie

0 Kudos

Era o que eu já imaginava Lucia !!!! O tributário não pode entender que o fato gerador da retenção do IRF pode ser a entrada da nota ? Acho que não existe configuração onde se possa tratar isso. Nem sei se cabe desenvolvimento nessa solução de retidos da SAP.

Vamos ver se alguem já passou por isso antes.

Abs,

Mariano