cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFe Manual em contingencia - Rejeitada

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde

Estou com a seguinte situação:

Foi feito uma NF manual e lançaram em contingencia. A SEFAZ recusou, pois o usuário preencheu um campo de forma errada.

Agora o usuário, solicitou o estorno (inutilização), dessa NFe, mas quando efetuamos o retorno através da função: J_1B_NFE_XML_IN (code: 102 msgtyp: 5), até executa a função, mas quando vou conultar o status da NFe na J1BNFE não atualiza o mesmo, e ocorre a mensagem de Documento Expresso.

"J1B_NFE 021: Erro BD: falhou atualização do registro NF-e c/chave 0000841746".

Alguém conseguria me ajudar nesse caso?

Grata,

Karina

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Karina / Thiago,

Veja na SM13/SM14 a rotina que terminou em erro, provavelmente ao atualizar a tabela J_1BNFE_HISTORY ou J_1BNFE_ACTIVE, e analise o motivo a partir dos dados da tabela e do que ele estava querendo gravar.

Além disso busque no marketplace as notas para o seu sistema que modificam a função j_1b_nfe_cancel que é responsável pelo cancelamento pode estar faltando notas.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom dia, Fernando

Uma outra pergunta

É possivel inutilizar uma NF manual em contingencia que foi rejeitada?

Grata.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Karina / Thiago,

Tecnicamente uma NF-e emitida normalmente ou em contingëncia que seja rejeitada pela Sefaz/Validador pode sim ser inutilizada, porém deve-se observar o lado fiscal para não cair em irregularidade.

Uma nota emitida em contingência talvez já tenha saido da empresa e entregue ao cliente/fornecedor, então sua inutilização/cancelamento traria um problema fiscal. Conforme a legislação esta nota deveria ser corrigida e reenviada para a Sefaz sobre o mesmo número/série. Acho que o tratamento neste ponto vai de caso a caso.

Para reduzir estes tipos de problemas ao emitir em contingência, o mais importante é ter uma base de dados saneada.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

-

-


P.S.: Lendo novamente fiquei em dúvida se a resposta foi coerente com a pergunta. O que seria uma "NFe Manual em contingência"?

Edited by: Fernando Ros on Jun 28, 2010 1:50 PM

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Não se preocupe Fernando, para o SEFAZ não há diferença entre uma nfe ( writer ) manual ou uma nfe emitida normalmente pelo SAP.

A nota fiscal manual é aquela que não é prevista de entrada no sistema, por exemplo, não teve origem de um documento de compra/venda inserido no sistema.

Essa nota, emitida em contigência, deve ser reenviada ao SEFAZ seguindo o mesmo padrão de qualquer outra nf, qualquer divergência ou problema de dados essa nota pode ser rejeitada pelo sefaz e dever ser corrigida e reenviada com o mesmo número de série como disse.