cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Instalação do GRC-NFe utilizando NW 7.1

former_member200572
Participant
0 Kudos

Bom dia, pessoALL!

Se eu já tiver um PI 7.1 e um ambiente SAP com NW 7.0, como instalaria o GRC-NFe? Seria instalar o SLL-NFE-JWS no PI 7.1 e o SLL-NFE no NW 7.0, ou seja, toda a parte java (SLL-NFE-JWS) é compativel com o NW 7.1e a parte abap basta ter um NW 7.0 em qualquer ambiente SAP, como por exemplo, o próprio ERP (ECC). Seria isso mesmo?!?

Obrigado!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Rafael,

apesar de nao liberado formalmente pro AS Java 7.1, o componente SLL-NFE-JWS funciona sim sem problemas nessa versao de plataforma.

Qto à sua instancia ABAP 7.0 existente, verifique a questao de recursos (e.g. qtos Work Processes a mais vc vai consumir na média pra rodar o NFE). Ainda, crie um client especifico pro NFE (o ideal é um client pra cada aplicacao).

Abs,

Henrique.

former_member200572
Participant
0 Kudos

Ou seja, Henrique, é possível fazer a instalação do jeito que eu expliquei, certo?!?

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Rafael,

A instalação funcinaria sim ( teoricamente ) da forma que vc está falando, mas, normalmente, nos projetos que eu trabalho, aconselho a instalação do Assinador digital, junto com os componentes do GRC ( 7.0), as interfaces de PI de comunicacao nao haverá problemas de serem instaladas no 7.1.

Creio que dessa forma que eu descrevi vc evitará problemas

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Rafael,

sim, funciona.

Abs,

Henrique.

former_member200572
Participant
0 Kudos

Carlos,

o que eu entendi, com base na sua resposta, é que eu posso instalar o SLL-NFE num NW 7.0, o SLL-NFE-JWS num NW 7.1 e configurar e instalar os ceriticados digitais no Visual Admin do NW 7.0, é isso?!?

Obrigado.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Vc precisa dos certificados tanto no ambiente que faz a comunicacao SSL (PI) quanto no que faz a assinatura (onde vc fez o deploy do SLL-NFE-JWS).

Se for a mesma instancia, vc soh instala os certificados 1x.

Abs,

Henrique.

former_member200572
Participant
0 Kudos

Sendo assim, Henrique, de acordo com o landscape que eu abri o thread, a assinatura digital ficaria somente no PI 7.1, onde eu imaginei fazer o deploy do SLL-NFE-JWS, certo?!?

Complementando, a SAP daria suporte no GRC-NFe (SLL-NFE-JWS ) instalado num ambiente PI 7.1?!?

Obrigado,

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Como te falei, formalmente nao é suportado.

Mas posso te dizer o que tem sido feito: na verdade, nao houve ainda nenhum problema de assinatura que tenha sido especifico do AS Java 7.1. Todos os chamados foram tratados igualmente, e quando houve problema, a correcao se aplica tb em ambas as versoes de plataforma.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

rafael

aconselho usar o landscape com o assinador digital no 7.0, pois como o proprio Henrique avisou, formalmente isso nao foi afirmado pela SAP ( usar no 7.1 ), "até o momento" a sap trata o chamado sem problemas, mas abre margem para que, caso vc realmente tenha um problema posterior, vc não esteja de acordo com o que é recomendado FORMALMENTE pela SAP.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Eu nao recomendaria fazer uma instancia especificamente para o AS Java pois a tendencia é que na proxima versao (NFE 10.0) o assinador Java seja substituido por assinatura digital no proprio ABAP (a funcionalidade de XML signature está disponível a partir do SAP_BASIS 7.02/7.20).

Assim, vc iria criar um dual stack que deixaria de ser utilizado num futuro relativamente próximo.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

contudo henrique, no caso dele, nao haveria problema algum, ja que ele já possui um stack 7.0, o que ocorreria era que ele deixaria somente de usar o assinador digital java, e ai sim, quando estivesse liberado na nova versão que FORMALMENTE é aconselhada pela SAP e GARANTIDA, ele estaria tranquilo em utilizar no 7.1

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Pelo que entendi o que ele tem agora é só o stack ABAP 7.00, entao teria que instalar um novo stack Java 7.00 só pro assinador.

Se ele já tiver tb um Stack Java 7.00, concordo com vc.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Henrique, ele ja teria que ter um stack 7.0 pq o GRC deveria ser instalado no 7.0 por causa do WAS-ABAP, ele nao teria outra solucao a nao ser ter os dois stacks ( 7.0 e 7.1 ), isso se ele usar o PI 7.1, como respondi anteriormente, o ambiente mais facil de se manter seria utilizando o ambiente todo no 7.0, pelo menos até a sap corrigir esse problema com o WAS-ABAP.

Contudo, o GRC NFe funciona sim com um ambiente mixto 7.0 e 7.1 nao importando onde o assinador digital esteja instalado

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Carlos,

qdo vc instala uma instancia, vc pode optar por rodar o template de usage type AS ABAP, AS Java ou dual stack.

Note que nao estou falando do PI 7.1 (usage type PI), mas sim da outra instancia.

Eu tinha entendido que essa outra instancia q já existe tem apenas o AS ABAP. Se assim for, caso ele nao queira fazer deploy do assinador no AS Java do PI 7.1, ele ainda precisaria instalar o stack Java nessa instancia 7.00.

Se ela é dual stack (ou seja, além do AS ABAP, a instancia 7.00 contém tb um AS Java), daí ele nao teria que instalar nada novo.

E não há nenhum problema com o compoente ABAP SLL-NFE.

Ele é suportado para o SAP_BASIS 7.0x e vai continuar assim, nao há nenhum plano de suportar instalacao dele no 7.1x.

Isso é válido para todas as aplicacoes funcionais da SAP; por exemplo, o proprio SAP ERP, mesmo nos ultimos EhPs, só é instalavel em um ambiente 7.0x.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

sim henrique, existe um problema, o de compatibilidade de versoes, mas vai da diretriz comercial/tecnica da SAP querer manter essa compatibilidade ou nao, ou que ela seja parcial ou total ( como é o caso ).

Usando o GRC NFe, vc simplesmente pode usar o PI 7.0, se resolver usar o PI 7.1 ou fazer um upgrade de versão de PI, vc simplesmente vai perder a portabilidade total do GRC NFe, falar que isso não é um problema é simplesmente ignorar o cenario do usuário, como eu disse acima, vai de comercialmente/tecnicamente a SAP ignorar esse problema tentando corrigir isso em uma nova versao do produto GRC NFe futura, ou de corrigir isso, que ao que me parece em sua declaracao, nao tem interesse nenhum até o momento de tornar portavel totalmente a solucao grc nfe para ambos os ambientes de pi.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

O erro está em considerar que o NFE tem que rodar sobre o PI.

Na verdade, isso é um workaround que algumas consultorias adotaram para simplificar landscape e reduzir o custo de hardware, mas tecnicamente falando o NFE e o PI sao totalmente desacoplados. Eles comunicam entre si através de msg HTTP então nao precisam de maneira alguma estar na msm instância.

Na verdade, rigorosamente falando, a SAP nao recomenda que nenhuma outra aplicacao seja instalada junto do PI.

A recomendacao é ter sempre o PI como aplicacao unica em uma instancia. Vide o Masterguide do Netweaver 7.0.

Nesse sentido, nao há razao alguma de achar que o NFE tem que ser atualizado para ser "instalado sobre o PI 7.1".

Ele é um produto, assim como o ERP, CRM ou Access Control, que tem sua propria plataforma.

Caso essa plataforma requerida case com alguma outra aplicacao de seu landscape (no caso, de já ter um PI 7.0), vc pode optar por instalar ambas as aplicacoes numa mesma instancia, mas o produto nao foi desenhado para rodar exclusivamente nesse desenho.

Do ponto de vista de comunicacao, o NFE pode comunicar através de PI 7.0 ou 7.1, sem problemas.

Att,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

nao quero divagar muito sobre o assunto, inclusive pq sempre temos pontos de vista diferentes sobre o GRC, mas comercialmente a SAP sabe que o GRC é instalado na mesma instancia PI 7.0, e todas as consultorias parceiras, com algumas ressalvas, fazem a instalacao dessa maneira, ignorar esse aspecto é um erro de estratégia que tbem nao vem ao caso, mas falar que nao existe o problema não vai resolver.

acho que devemos simplesmente encerrar a discussão porque o assunto já foi inclusive resolvido.

sei tbem que vc vai ter a ultima palavra sobre o assunto e depois encerrará o topico, portanto, já deixo bem claro que respeito sua opnião como o bom profissional que vc é, embora divirja em alguns pontos, eu mesmo já utilizei de sua ajuda e respeito acima de tudo seu conhecimento da ferramenta em questão.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Concordo, Carlos, melhor parar por aqui.

Mas gostaria apenas de levantar um ponto.

Minha mensagem acima nao é minha opiniao pessoal, mas sim as premissas reais sobre a qual o produto GRC NFE foi desenvolvido. Falei como SAP e nao Henrique. Nesse sentido, nao é que nao concordamos, mas que a sua visao (e concordo, a da maioria das consultorias) está divergente das premissas do produto.

Att,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Senhores,

Para evitar discussões OFF-TOPIC assim no futuro, procurem dar a própria opnião apenas uma vez, quando tivermos num bar ou por voz sentamos o dedo hehe. É complicado falarmos sobre certo ou sobre errado quando cada um tem necessidade diferente (que procuramos nunca discutir a fundo por aqui).

Cada um sabe as confusões que tem na própria empresa, seus times, suas estruturas globais, suas burocracias, seu orçamento....

Tenho vistos cenários os mais diversos possíveis e é maravilhoso ver que a solução SAP GRC junto com o PI atende muito bem TODOS os cenários desde a pequena corporação que só comprou o PI por que precisa para o GRC, e também aquelas que o adotam como ferramenta e tem clusters espalhados por vários datacenters worldwide, com redundância e tudo mais.

É até "engraçado" de ver às vezes uma NF-e ser gerada por um usuário em Amazonas, num ERP que está na Europa, assinada por HSM nos EUA, transmitida por um PI 7.x na Belgica para uma Sefaz no Rio Grande do Sul. E tudo muito rápido

Era só um comentário... assunto encerrado, a thread já fugiu do escopo tem tempo

Abraços e Bom Trabalho a todos.

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Sres, boa noite.

Ainda aproveitando a questão principal do post, vocês teriam algum material o link para algum tópico onde já tenha sido discutida a instalação do SLL JWS no PI 7.1?

Algo em que se possa entender o funcionamento básico para obter informações como keystore entry e keystore view.

Como obter estas informações e onde elas ficam armazenadas?

O mesmo para uma forma de obtenção do endereço do webservice de assinatura digital (http://

.

/DigitalSignature/ws).

Tenho, por exemplo, a situação em que devo configurar os canais de comunicação com as SEFAZ, informando keystore entry/view, e não sei de onde obter tal informação (a equipe de basis me pede mais informações sobre como obter estes dados). Tentei validar o webservice mas não tenho permissão para acessar o WS Navigator (de acordo com http://wiki.sdn.sap.com/wiki/display/BPX/TestingtheNFEDigitalSignature+component).

Alguma orientação sobre isso?

Obrigado.

Rafael V. Silva.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

embora o componente JWS funcione no 7.1, o recomendado oficialmente pela SAP é ainda o 7.0, como vc necessita de uma instancia para 7.0 para rodar o GRC o landscape que recomendaria a vc é que o JWS seja instalado nessa mesma instancia 7.0 que vc irá reservar para o o GRC.

quanto ao certificado digital, esse sim deve ser intalado no Java do PI para que ele faca a validacao do site. é comum o pessoal confundir o assinador digital com o certificado digital, vale lembrar que são etapas diferentes do processo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Rafael,

no AS Java 7.10, os certificados sao instalados pelo NWA (http:// Certificates & Keys, e vc tem uma versao similar à do Key Store service no Visual Admin do 7.00, com as views e entries.

Abs,

Henrique.

Answers (2)

Answers (2)

former_member200572
Participant
0 Kudos

Ok, entendido!

Muito obrigado!

Rafael

former_member200572
Participant
0 Kudos

Senhores,

então, não seria melhor eu instalar o GRC-NFe todo no meu NW 7.0 e só utilizar o PI 7.1 para configurar as interfaces?!?

Obrigado.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

sim seria a melhor solucao, para nao ter que manter dois ambientes.