cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SPED Fiscal e Contabil - Mastersaf x SAP

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Como esta o nivel de maturidade da solucao de SPED Contabil e Fiscal da SAP ? A solucao ja consegue atender todos os requisitos legais exigido pelo governo ?

Estamos com um projeto de SPED pela Mastersaf que nao termina nunca.

Gostaria de ter uma ideia da solucao SAP para ver a viabilidade e propor o encerramento da Mastersaf e comecar novamente pelo proprio SAP.

Alguem ja fez isso, trocar a Mastersaf pelo SAP ou entao algum comentario sobre essa decisao ?

Obrigado.

Atenciosamente.

Kleyson Rios.

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Ola

Acho que vai muito de como o projeto está sendo conduzido, qualidade dos recursos/consultores, comprometimento, etc. Aqui utilizamos mastersaf e está indo muito bem. Muitas vezes as dificuldades são geradas pela nossa própria área de negócio que demora para definir, testar etc.

O ponto negativo que vejo é que a estrutura da solução mastersaf é toda própria e aproveita muito pouco do que a sap vem entregando/desenvolvendo.

Sugiro você avaliar melhor o que está causando essa entrega interminável do contrário você pode arrumar um problema ainda maior.

abraço e boa sorte

Eduardo

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia!

O comentário que posso lhe colocar é o seguinte: aqui em nossa empresa, nós adotamos a solução SPED Fiscal e Contábil da SAP.

Posso lhe dizer que, se o seu processo contábil (lançamentos) estiver bem próximo ao "standard", o SPED Contábil da SAP atende bem. Apenas o aspecto do registro I051 e o fato da necessidade de desdobrar as nossas contas de resultado (ex. Salários, pois há apenas uma conta que agrupa todos os salários de todos os setores, incluindo administrativo e produção) é que a SAP deixou a cargo de cada um. Ela disponibilizou BADIs para tal implementação.

Agora com relação ao processo fiscal, nós adotamos também o SPED Fiscal da SAP, mesmo utilizando o software de apuração fiscal pw.SATI, da Sonda Procwork. Isso pode ser bom e ruim. Bom, porque podemos ter a intenção de, no futuro, inserir as funcionalidades do pw.SATI dentro de nosso SAP e criar um módulo fiscal para atender a empresa. Ruim, porque se isso não ocorrer, devemos criar tabelas de apoio para inserir os dados de apuração dos impostos ICMS e IPI (bloco E) e utilizar BADIs para o preenchimento destas informações (foi o que fizemos aqui).

Espero ter colaborado.

Atenciosamente,

Daniel

Former Member
0 Kudos

Olá Daniel.

Como vem se comportando a solução fiscal combinando a apuração feita pelo Pw.SATI + SPED Fiscal do SAP?

Há algum comentários a respeito da solução Pw.SATI ?

Obrigado pela atenção.

Eduardo