cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Problemas com interfaces do XI com a NF-E

Former Member
0 Kudos

Olá!

Alguém tem alguma informação sobre este tema? como configurar a conexão no SAP NW XI, como a XI contato com o Brasil para enviar o NFes?

tenho verificado vários sites na internet, eu tenho visto muitos fóruns sobre este site, mas eu não encontrei nada que possa me ajudar com este caso ...

Fui ver a página principal deste tema em SAP portal web, é o seguinte:

http://help.sap.com/saphelp_grcnfe10/helpdata/en/93/cc40a6f0434083a64e23823175a8ff/frameset.htm

mas é muito superficial, eu preciso de algo mais explícito, eu sou novo neste projeto de SAP NF-e.

alguém pode me ajudar?

Obrigado

-

-


Hola!

Alguien tiene alguna informacion de este tema? de como configurar la conexion en sap NW XI, como conectar XI con brasil para enviar las notas fiscales?

He checado en varios sitios en internet, he visto muchos foros en este sito pero no he encontrado nada que me ayude con este caso...

he visto la pagina principal de este tema en el SAP web portal, es esta:

http://help.sap.com/saphelp_grcnfe10/helpdata/en/93/cc40a6f0434083a64e23823175a8ff/frameset.htm

pero es muy superficial, necesito algo mas explicito, soy nuevo en este proyecto de la NF-e

Puede Alguien ayudarme?

Muchas Gracias!

-

-


Hello!

Somebody have any information of this theme? how to configure the conection on SAP NW XI, how to connect XI with Brazil for send the NFes?

i have checked various sites on the internet, i have seen many forums on this site but i have not found nothing that can help me with this case...

I have been view the principal page of this theme on SAP web portal, is this:

http://help.sap.com/saphelp_grcnfe10/helpdata/en/93/cc40a6f0434083a64e23823175a8ff/frameset.htm

but is very superficial, i need something more explicit, I'm New on this project of SAP NF-e.

can somebody help me?

Thank you very much!

-

-


Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

ola

o PI se conecta com o SEFAZ via chamada SOAP aos webservices disponibilizados por cada um dos Estados participantes, o SAP envia os dados da NFe para o GRC ( que pode estar instalado na mesma instalacao do módulo PI ou nao ) que após validados os dados por uma lógica intrinsica do próprio GRC é enviado para um programa Java ( assinador digital ) que realiza a devida assinatura do xml a ser enviado via WebService, o devolve para o PI em uma chamada Syncrona que em sueguida é enviado pelo PI ao SEFAZ como descrevi no comeco.

é meio complicado no comeco para se entender toda a logica e as configuracoes, por isso a presenca de um consultor especialista nesse assunto nos primeiros projetos torna-se necessária

Answers (1)

Answers (1)

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

O GRC NFe funciona da seguinte maneira, no momento que uma nota é gerada ela é processada internamente no ECC e antes de ser enviada para o GRC ( que pode ser instalado no mesmo servidor do PI ) ela passa pelo processamento da BADI CL_NFE_PRINT, que deve ser implementada dependendo da necessidade do cliente, após isso, o ECC chama uma RFC externa no servidor PI/GRC que irá carregar esses dados dentro das tabelas de NFe e fazer uma pré validacao desses dados, caso o grc esteja configurado para validar os dados antes de enviar ao SEFAZ, com os dados em mãos, o GRC através do PI chama um programa em Java da própria SAP que faz o processo de assinar o XML que já se encontra montado e no final devolve o XML que deve ser enviado para o SEFAZ parao servidor de PI que monta um lote com uma ou mais NFes e depois , esse lote é enviado ao SEFAZ através de uma interface WebService envia esses dados em formato XML ao SEFAZ do Estado que esteja sendo trabalhado pelo cliente ( pode ser um ou mais).

Após o envio do lote ao SEFAZ, através de jobs agendados no PI, é verificado de tempo em tempo, no SEFAZ, através de um outro WebService, o resultado dos lotes enviados, que podem ter notas eletronicas rejeitadas ou não, atualizando os dados nas tabelas do GRC. Ao final, um outro Job agendado, faz a atualizacao dos dados no ECC repassando ao sistema se as NFes foram aprovadas.

Obviamente que esse é apenas um resumo bem basico do processo ao todo, pois existe varias outras peculariedades, mas já dá para vc entender um pouco o processo bastando apenas que vc leias as documentacoes dispponiveis no proprio forum ou no wiki do Henrique Pinto.

Espero ter te ajudado

Former Member
0 Kudos

Olá! Obrigado pela resposta

Eu entendo o processo de NF-E, mas eu não entendo como configurar o cenário para que os trabalhos podem. SAP diz que usar a "integration scenario configurator wizard", mas não sei qual a informação tem que colocar lá. Estou tentando configurar o cenário "SIGNN_WebAS_Outbound_SignNFe" primeiro que outro.

No Wiz aparece 3 Roles: WebAS, SignNFE e signservice, o que significa isso? O que eu tenho que fazer? Fui à procura de informações, mas eu não encontrei nada de útil para este caso.

Obrigado!

-

-


Hola! Gracias por su respuesta

Entiendo el proceso para la NFe pero no entiendo como configurar los escenarios para que funciones. Sap dice que utilice el "integration scenario configurator wizard" pero no se que informacion tengo que poner ahi. Estoy tratando de configurar el escenario "SIGNN_WebAS_Outbound_SignNFe" antes que cualquier otro.

En el Wizard aparecen 3 Roles: WebAS, SignNFE y sign service. Que significa esto? Que tengo que hacer? he estado investigando pero no encuentro nada util para este caso.

Gracias!

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

A SAP recomenda fortemente a utilizacao de consultorias que jah tem experiencia com a implementacao de NFE.

Se vc ainda assim quiser tentar se virar, vc precisa no minimo ter um consultor PI senior que entenda o que deve ser feito na configuracao de um cenario. O wizard é a parte mais simples do processo.

Há ainda um treinamento online de codigo LAPGRC, em portugues, que ensina a fazer essa configuracao passo a passo.

Verifique com a SAP Education, caso deseje adquiri-lo.

Att,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

O henrique tem razao, você simplesmente tentar fazer essas configurações sem um profissional capacitado a apoia-lo não poderá garantir que o processo esteja ocorrendo corretamente

Former Member
0 Kudos

Muchas Gracias, vere la posibilidad de llevar esa curso online de SAP.